Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RafaelSonyLock

Utilitário gratuito identificar componentes instalados no PC

Recommended Posts

Elé é útil para quem precisa atualizar um driver da placa-mãe ou placa de vídeo e quer saber o modelo correto do componente.

Mesmo tendo uma boa base de dados de hardware, o Windows 7 pode não reconhecer algum componente do PC onde está instalado, e caso a versão do sistema operacional instalada seja anterior, a situação pode piorar.

 

Quando isso acontece, o Windows pode não reconhecer e tornar imposssível a instalação, por exemplo, do driver da placa de vídeo. Os driver são pequenos componentes de software responsáveis pela comunicação entre o determinado dispositivo de hardware, o restante do sistema e o próprio Windows.

 

Quando um problema desse tipo ocorre, o resultado pode ser uma tela desfocada, com resolução errada que não pode ser corrigida pelas propriedades de vídeo dentro do Windows. A solução se dá em identificar corretamente qual o chip gráfico instalado e buscar na web pelo driver correspondente, que deve ser baixado e instalado no sistema.

 

A dificuldade, neste caso, está em saber, exatamente qual o componente de hardware instalado e nem sempre isso é facil ou a informação disponível está incompleta. Uma situação como está pode ser contornada utilizando aplicativos que fazem inventário de hardware.

 

Recomendamos o freeware CPU-Z. Com apenas 700 KB, este utilitário nem requer instalação: basta baixar, descompactar e rodar o programa. Ah! E ele por ser um freeware, é gratuito.

Imagem Postada

As abas que compõem a caixa de diálogo informam o tipo de processador, detalhes da placa-mãe, dos pentes de memória e a identificação do chip gráfico.

 

As informações que o aplicativo coleta, como detalhes da memória por exemplo, podem ser usadas para quem deseja fazer um upgrade no computador e não sabe que tipo de componentes adquirir.

 

O CPU-Z revela a tecnologia, a velocidade e, na aba SPD, é possível ver quais slots estão ocupados, possibilitando saber se há espaço para uma atualização.

 

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/12/09/utilitario-gratuito-ajuda-identificar-componentes-instalados-no-pc/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma boa alternativa ao mais completo, porém agora pago, Everest

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.