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hinom

Tudo pelo cliente...

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I Parte

 

Nesta série “Tudo pelo cliente”, quero relatar ações e estratégias capazes de encantar, satisfazer e potencializar vendas. Acompanhe...

 

Consultores de Venda em ação: quando vamos ao supermercado, frequentemente paramos em frente a uma gôndola e ficamos sem saber que produto comprar. Isso já aconteceu com você? Felizmente algumas empresas já se deram conta do dilema que o cliente passa quando se vê confuso e sem ter ninguém para ajudar. Uma rede de supermercados do Rio possui profissionais especializados pelos corredores. Eles indicam, por exemplo, o azeite certo para determinado tipo de salada ou o vinho ideal para acompanhar um prato específico. Afinal de contas uma compra se torna mais prazerosa quando o cliente recebe imediatamente as informações que deseja sem precisar esperar a chegada do responsável pelo setor.

 

Laboratório do boca a boca: uma queda de 40% no lucro em 2005 foi o bastante para que a Kraft Foods chegasse à conclusão de que seus lançamentos simplesmente não atendiam às expectativas dos consumidores. Diante disso, a empresa criou um site onde os clientes se cadastram para serem o que eles chamam de "provadores oficiais". O programa é chamado de “primeira prova” e os produtos são recebidos em casa, com o compromisso de publicar no site as impressões, além de poderem comentar dos produtos uns com os outros. Com esta estratégia, a empresa consegue que os produtos quando lançados já cheguem ao público com um boca a boca bem positivo.

 

A tecnologia como aliada: Quanto mais você conhece seu cliente, mais fácil fica envolvê-lo em "propostas amigáveis" que dificultam a procura pelo concorrente. A tecnologia é uma forte aliada e possibilita que essas propostas individuais sejam institucionalizadas em toda a empresa. Solicite um travesseiro antialérgico em um hotel Ritz-Carlton, e sua preferência se tornará conhecida rapidamente em toda essa cadeia de hotéis.

 

 

Série: Crescimento Profissional

fonte: Newsletter Semanal, Palestrante Prof. Menegatti

http://menegatti.srv.br/

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III Parte

 

Novo perfil: Um espaço dedicado exclusivamente a animais de estimação. Este é apenas um dos detalhes do novo edifício residencial a ser lançado pela construtora paulista Tecnisa para o próximo ano em São Paulo. Devido a uma estimativa, existe hoje mais de 60 milhões de cães e gatos domésticos, o que fez com que a construtora percebesse ai um novo perfil de consumidor, incluindo esta área na planta do prédio. Cerca de 65% dos moradores de prédios possuem algum animal de estimação.

 

Momento de Compra: Algumas empresas já vêm utilizando televisores em seções onde o consumidor demora mais para escolher produtos ou precisa esperar pela realização de serviços, como padarias e açougues. Com o objetivo de minimizar a insatisfação gerada pelo desconforto da espera, elas vêm utilizando uma estratégia simpática e ao mesmo tempo atrativa. Adotaram o formato no movie, ou seja, com texto e imagem, mas sem som. Um exemplo vem da rede Coop do Rio que utiliza um conteúdo variado que oferece dicas de saúde, meteorologia e matérias institucionais. Ao prestar atenção nas telas o consumidor relaxa, mesmo sem se dar conta disso, o que transforma a compra em uma experiência mais agradável.

 

Vá onde o cliente está: li numa revista que a rede de lanchonetes Burger King se prepara para começar a vender seu novo produto, um chips de maçã chamado de Apple Fries para cerca de 10.000 supermercados americanos. A decisão de vendê-las também em outros estabelecimentos faz o Burger King embarcar numa tendência seguida por outras redes de alimentos. Ao perceber uma queda nas vendas de suas lojas nos últimos meses, essas cadeias decidiram ir atrás dos consumidores e a saída natural foi invadir os supermercados.

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IV Parte

 

 

Diversão e economia: uma experiência muito comum, a qual você já deve ter tido, é chegar a banheiros de lojas ou shoppings onde os vasos sanitários estejam sujos. Você abre todas as portas para ver se tem algum em condição de uso. Um aeroporto nos Estados Unidos estava sempre com problemas de higiene em banheiros masculinos. Uma saída para esse problema foi pintar um alvo alguns centímetros acima do ralo de cada um dos vasos sanitários. Os homens acharam a idéia criativa e passaram a fazer mira para ganhar a pontuação máxima. Com essa estratégia o aeroporto poupou milhares de dólares com limpeza.

 

Venda estado de espírito: Três fatores influenciam os consumidores em suas decisões de compras: o desempenho do produto, o custo/benefício e o estado de espírito. Desempenho e custo/benefício tudo bem, mas estado de espírito parece ser coisa nova. Em razão disso, algumas empresas já identificaram essa tendência e estão lançando produtos com esse novo conceito. A Woman Care possui a linha Alto Astral e equilíbrio, o Boticário tem a linha Nativa Spa Energizante, Anti-Stress entre outras.

 

Atendimento Express: Tempo é fundamental. A maioria das pessoas está com seu tempo tão limitado que ir a grandes lojas tornou-se impraticável. Pensando nisso, grandes redes do Brasil já vêm desenvolvendo sua verão Express. É o caso do Carrefour e Lojas Americanas. O grupo Pão de Açúcar que lançou a bandeira Extra Fácil oferece lojas com área de no máximo 200 metros quadrados, um novo formato, num misto de padaria e loja de conveniência, instalado em áreas de grande fluxo e nos bairros de renda mais alta.

 

Faça produtos que todos querem: O grupo indiano Tata, criou o carro mais barato do mundo, o Nano, que custa algo em torno de US$ 2.500. Agora está aplicando o mesmo princípio de negócio ao mercado imobiliário. O grupo está erguendo na Índia apartamentos de 20 metros quadrados a preço de US$ 4.500. Em vez de tijolos, as residências são feitas de concreto, espuma e materiais reciclados. As primeiras unidades estão previstas para serem entregues em 2010, e já têm fila de espera.

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