Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pablo RD

5 dicas de design que se aprende com a Apple

Recommended Posts

Eu gosto do Windows, especialmente o XP (embora agora eu seja 100% Mac). Durante anos usei ele e não tenho nada contra produtos Microsoft. Mas convenhamos que, em termos de design, a Apple está muito mais a frente da gigante MS. Eis 5 coisas que podemos aprender com a Apple em relação a design de interfaces.

 

Mantenha-o simples

 

Veja o site da Apple. Não pense no que você vê, mas no que não vê. Vou dar uma dica: você não vê tudo que você vê neste site do Microsoft Office. A resposta é poluição visual. A página inicial deve nos dizer tudo sobre nossa empresa, falar de todos os nossos produtos nos mínimos detalhes, listar todas as vantagens do produto e deixar o logo no maior tamanho possível. Certo? De acordo com a Apple, não.

 

Imagem PostadaA diferença entre o site da Apple e do MS Office 2010 - diferença gritante

 

A Apple sacrifica um pouco da usabilidade, fazendo com que o usuário tenha que clicar mais de uma vez para poder visualizar determinada informação apenas para não saturar a tela dele – que no final das contas, seria tão trabalhoso para o usuário filtrar todas as informações em uma página só do que separar de forma que fique fácil de achar.

 

Use fotos fantásticas

 

Um dos motivos que levou a Apple a diminuir o uso de gráficos supérfluos, foi para mostrar o que realmente é importante: seus produtos. Olhe as fotos que eles usam; é quase impossível não fixar seus olhos naqueles aparelhos durante vários segundos.

 

Imagem Postada

 

Em uma mistura de fotografia profissional, renderização 3D e, claro, Photoshop, as imagens realmente chamam a atenção. Outro detalhe são os tamanhos das imagens; ocupam boa parte da tela. De nada adianta passar horas editando uma foto para que fique super legal apenas para diminuí-la a um tamanho de thumbnail e colocar no site.

 

É possível aprender que não basta tirar uma foto e jogar no site (ou folder, revista, etc) de qualquer maneira. Gaste um pouco mais de tempo (ou dinheiro, contratando alguém que saiba fazer algo incrível) e faça algo fantástico.

 

O contraste é a chave

 

Outra coisa que faz com que as fotos de produtos da Apple sejam tão incríveis é o ambiente no qual estão contidas. O cérebro humano ama contraste. É o motivo da gente ficar impressionado com o pico de uma montanha no horizonte, acima de um oceano. É o que faz a gente ficar com água na boca ao ver aquele iPhone preto brilhante em um fundo branco. É aconselhado que você sempre procure utilizar o contraste seletivo em tudo que você criar. Que seja contraste de cor, tamanho, peso de fonte, etc.

 

Imagem Postada

 

Dê atenção aos detalhes

 

A Apple parece focar bastante nos detalhes. Todos os pixels de seu site e afins são planejados. Nunca caia na armadilha de dizer "ninguém vai notar" ou "tá bom o suficiente". Muitas vezes é o tempo gasto com os mínimos detalhes que separam os bons designers dos ótimos designers.

 

Não acredita em detalhes? Veja a região dos logos de redes sociais do site do Microsoft Office e me diga que não te deu um frio na espinha.

 

Imagem PostadaAi ai...

 

Crie propagandas instrutivas

 

Para reforçar a mensagem que o mouse possui uma superfície multi-toque, a Apple criou a imagem abaixo. Mesmo sem o título, quase todo mundo consegue compreender o que está acontecendo na figura e conseqüentemente entendem como usar essa nova tecnologia com a qual não estão acostumados.

 

Imagem Postada

 

No entanto, a Apple vai muito além de ilustrações. Praticamente qualquer pedaço de hardware e software no site deles possui um vídeo explicativo. Isto ajuda horrores na hora de reduzir o suporte técnico a questões freqüentes. Toda vez que algum convertido ao mundo da maçã me faz uma pergunta (como sou usuário de Mac, muitos me vêem como um suporte gratuito ao sistema), aconselho visualizar os vídeos pois eles fornecem uma melhor explicação e entendimento do que um e-mail ou conversa via telefone poderia. Dê uma olhada na biblioteca de vídeos institucionais da Apple para ver como funciona.

 

Em resumo

 

A Apple Inc. é basicamente sinônimo de "design classudo". Existe muito que podemos observar destas obras de arte que vão além de imitar o efeito de reflexo que eles colocam em tudo. Essas dicas foram dadas para serem aplicadas no seu próprio trabalho de maneira única. Use elas como inspiração.

 

Fonte: http://design.blog.br/geral/5-dicas-de-design-que-se-aprende-com-a-apple

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Design é Apple mesmo, muitos tentam copia-la por isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, excelente texto, concordo plena-mente com tudo colocado nessa avaliação, realmente a Apple sabe muito bem como chamar a atenção, e nesse caso sabe colocar as informações de formas corretas sem precisar exagerar no design.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.