Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fleury

Discusão sobre browsers

Recommended Posts

Hoje em dia tem gente que baixa tudo quanto é navegador para testar seus scripts ou folhas de estilo.Então funcionou em todos menos no Miopaskasdtrss 1.0. E ainda tem aqueles que vão além disso e se perguntam porque o código não funcionou...Nesses tempo atuais vemos aí uma infinidade de browsers disponíveis para utilização. Acontece o cara que usa Ephiphany não consegue entrar no site X e então dana a falar mal do site porque é incompativél.Ouch... Os desenvolvedores de browser parecem ser meio burros e levar a concorrência a um nível patético. Eles querem que o mundo se adapte ao browser deles e não o contrário.É por essas e por outras que ninguém usa.Enquanto tem muitos aí que chama o Internet Explorer de IEca, deviam estar agradecendo aos vários anos de entretenimento que este browser nos deu. Se forem parar para pensar, o IE 6.0 está no mercado tem cerca de 5 anos!!!Tem aqueles que falam que o IE é horrivél porque tem diversas falhas. Mas temos que pensar a longo prazo. Foram 5 anos de estabilidade que apesar das tais falhas, não abalaram o seu monopolio do mercado dos browsers. Cheio de recursos muito bem planejado. Na lista dos "Tem aqueles", podemos incluir também os que se perguntam porque o Netscape acabou...A Netscape acabou sendo comprada pela AOL. Acho que nem ela gostava do seu produto recém comprado. Afinal, os produtos e serviços da AOL eram feitos pensados e testados para o IE. Chega um belo dia e liberam o código fonte do Netscape 6.0... Aí pronto, vira moda e cada um resolve fazer seu próprio browser e deixam os desenvolvedores CSS e principalmente os JS de cabelo em pé.Na briga pela liderança, cada um faz seu modo de trabalhar JS e CSS. Deu no que deu.Hoje, qualquer aplicação que se faz tem que ser testada em N browsers. Tudo por causa de uma briga idiota. A W3C na minha opinião é outra babaca. Foi criar um padrão pra as linguagens. Até aí tudo bem. Mas ao invés de utilizar o padrão do browser mais utilizado do mundo (IE) resolver criar mais um padrão para a coleção.Mas agora tá todo mundo feliz, no IE 7 eles devem colocar no padrões W3C e mata essa avacalhação (com o relação ao IE e FF). Agora, Safari, Opera, Ephiphany e outros aí, eu nem esquento. Já tem IE pra linux, pra Mac OS e se bobiar até pra Unix. Não vou gastar 2 dias de serviço pra adaptar meu site para um browser desconhecido que um usuário baixou, testou e veio reclamar. Cabe a ele deixar de ser cabeça dura e usar aquilo que predomina. Trabalhar em função das excessões não dá certo.Hoje em dia, faço as coisas no máximo para IE e FF. Se meu site não funciona com o seu browser Miopaskasdtrss 1.0, manda um email pro desenvolvedor dele e reclama com ele. Nessa bagunça dos grandes, nós, pequenos desenvolvedores é que acabamos saindo prejudicados. Se você somar o tempo gasto que levou para aprender o padrão W3C, debugar scripts que funcionavam em um e não no outro, consertar falhas de layout geradas no ato da aplição de folhas de estilo, vai ver que no final das contas gastou uns 20% - 30% de seu tempo total de programação só pra resolver essas falhas.É por essas e por outras que eu ainda sou IE de coração.Bom galera, essa foi a minha opinião. Gostaria que quem tiver uma opinião sobre o assunto, que deixe aí pra nos discutirmos. Quem quiser, também pode falar o que concordou ou não com o que eu disse.Abraços a todos, Fleury.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O W3C pode ser recente mas os padrões não, eles já vêm do primórdio da internet. A vantagem (e ao mesmo tempo grande desvantagem) do IE é exatamente aceitar erros grosseiros com válidos, aceitar você pedir um elemento pelo ID e se tiver um elemento com Name igual ele manda. O IE é um browser para desenvolvedor "preguiçoso" pois aceita qualquer coisa que mandem para ele. (não estou dizendo que ninguém aqui é prguiçoso)

 

A Microsoft tentou forçar que tudo o que ela quisesse fosse padrão na internet, houve evoluções por causa disso, no padrão html inicial não existia a Tag IMG (os criadores queriam evitar uma tal de ---ografia, conhecem?). Quer uma dica? programe para funcionar no FireFox que as adaptações por causa de outros browsers serão menores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha na minha opniao (gosto pessoal), eu prefiro navegar com o opera, e eu gosto do opera porque achei ele mais atraente abas nao tao quadradas como a do firefox, e fora que ele é o unico que salva um site inteiro com css e js nao importa se ta protegido ou nao, e quando estou desenvolvendo sistemas eu uso muito o Firefox com as ferramentas de debugger para javascript e css e gosto tbm do firefox para navegar e do plug header live que me mostra todos os headers de um site

e o IE só uso para testar os sites

 

agora minha opniao sobre o IE dominar o mercado nao é porque ele é bom é porque ele vem embutido no windows, se nao viesse duvido que seria tao popular, se o windows viesse com qualquer outro navegador esse seria o mais popular, porque o usuario final grande maioria só compra o micro liga na tomada e quer usar nao quer ficar instalando programas, e outros nem sabem que existe ou que da pra usar outro navegador, só por isso que o IE domina o mercado, mas quem desenvolve sites mesmo pega raiva do IE porque é muito ruim ele e ele tem muito bug, agora se o usuario só navega nao tem com saber que o IE é ruim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui para mim está o maior dos seus pecados: W3C é padrão, é regra... você consegue imaginar a não existência, por exemplo, da ABNT ??? Mas voltando um pouco, o problema foi originado pela MS ao inventar um padrão SIMPLIFICADO para o IE! IE é igual a papel, aceita qualquer coisa! Erros grotescos de HTML gerado dinamicamente, entre outros, são facilmente aceitos pelo IE... claro, é conveniente...

FF também tem uns muito bons. A dois dias eu estou tentando resolver um problema de layout em tabless utilizando CSS em que funciona perfeito no IE e no FF ficou todo zoneado. Utilizando o padrão W3C e tudo mais... Sabe a recomendação que eu tive? Que eu usasse um hack de ! para algumas propriedades em que o FF dava pau. Essa foi de matar para mim.

 

Sinceramente não será o IE 7 (leia-se IE 6 com abas) que irá resolver o problema. Bem, você disse que a MS ficou 5 anos só no IE 6... Agora você imagina, 6 anos acumulando bugs e problemas diariamente... isso sem contar nos erros e bugs que já adotou das versões anteriores do browser... e ainda te falo, a grande maioria nem foi solucionado até hoje!!!

Não acredito que seja só essas abas horriveis que vieram de novo. E acredito também que se ficou 5 anos no mercado sem reformularem tudo, é porque não tinha necessidade. E os bugs graves, foram resolvidos. E quando eu falei desses 5 anos de IE, quis dizer que, acharam X bugs péssimos no FF 1.0, aí rápidinho já fizeram o 1.5. Em pouco tempo acharam falhas gravissimas no FF mas consertaram também. Aí lançaram o 1.5.0.1... Isso é só um disfarce. Enquanto a MS ficou 5 anos ouvindo mal sobre o IE 6.0, a mozilla ouve isso toda vez que lança uma versão nova. E nessas versões novas, não teve nada demais. Apenas correção de erros também. E olha bem, falar que o IE 6.0 é uma m***** pq tem vários bugs é meio que falar bobagem pq o FF tem também em todas as versões. Só que a galera que quer queimar o IE, já está a 5 anos estudando o IE 6.0 pra achar uma falha que deixa o botão de enviar azul ¬¬ Enquanto o mágico FF, lança uma versão 1.5.0.2 e "UAU! A Mozilla é demais né!? Já lançou uma versão nova!"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vejo o menor problema em um software lançar uma versão 1.5.0.1 hoje e segunda que vem a 1.5.0.2... isso no meu modo de ver as coisas é ótimo! O pior é passar 5 anos com um software que qualquer guri pode bombardear sem muito esforço!

É justamente isso que eles querem. Que você goste. Afinal, em marketing isso ajuda muito como se as impuresas da água poluida tivesse simplesmente desaparecido. Acredito que sendo um software novo, o FF também terá de infrentar os guris mais cedo ou mais tarde.Pense também que o IE não predomina só porque vem com o windows. Quando a coisa não funciona, o povo corre atras do que funciona a gosto dele e se todo mundo não foi para o FF logo de cara, de duas uma, ou ele não está bom também, ou o IE atende as expectativas dos usuários. Quanto ao IE 7.0, acho que virá umas boas surpresas com relação aos bugs. Não acho que eles passaram os ultimos 5 anos somente corrigindo bugs do IE 6.0 e planejando como seria as abas do IE 7.0.Mudando de assunto,

Cara, desculpa mas me parece algo de estranho no que você fez! Posta lá no CSS que o pa_bruno ou _NeoN_ matam e deixam rodando 100% para você!

Postei ontem. Até agora não obtive a resposta de nenhum dos dois. E é melhor eu nem falar de onde eu obtive a recomendação do !http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=165210Ps.: to indo pra faculdade e só devo entrar amanhã pra ler essa discusão que tá ficando jóia xD adoro bater boca hueheueuEdit:

Bom, eu vejo pelo seguinte: tirando as pessoas q trabalham com web, a grande maioria nem sabe o q é FF, nem opera, nem nehum outro browser..por que? pq nao sentem a necessidade de trocar...

Foi o que eu disse tbm xD

os sites no geral funcionam e outra, pq tem muitas empresas em q o funcionário nao instala nada nas máquinas, e se instalam, uma vez por mes vem o "tiozinho" do cdp, ou algo do genero e mete o ghost na maquina deixando ela zerada...e por padrao quem esta lá??? ele o IE...

Concordo com você e com o Adriano nesse ponto de que já vir com o windows ajuda muito.

Quanto as falhas do IE, desculpa falar, mas hj em dia esta 100% melhor do que ja foi em outras versoes. Tipo, todo software terá suas falhas... p****, ate servidores fudidos tem? o apache com flaha de segurança?? varias vezes foi anunciado... pq um simples navegador nao pode ter falhas?

Tbm acho!

Muito se fala do w3c , mas outro dia perguntei num topico qual era a importancia de ter um site validado, e acho q ninguem soube me responder...

Esse cara não é demais? xD

Tipo, se a gente for discutir detalhes, faremos uma biblia aqui...pois eu nao gosto do botao assim do FF, mas você gosta, eu acha bom isso no Ie, você nao gosta...

Acho que ele faz psicologia =)

Mas no ponto de vista geral a gente q desenvolve, temos que pensar em 2 navegadores... IE e FF e só. Senao a genyte fica loco...rs..

Concordo tbm... foi o q eu disse no primeiro post.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom quanto a Broswer cada um tem o seu....conheço pessoas que defendem guerreiramente o IEapesar de ter conciencia que está vuneravel a bugs e "invasões".Eu já prefiro o Firefox ou Opera.... pela navegação em abas, gerenciador de downloads, uma pancada de extensões e plugins, recursos em geral, alem de ser menos vuneravel que o IE....Bom num ponto concordo com o Adriano em dizer que o IE 7.0(lê-se IE 6 com abas), aparentemente não mudou nada.... só foi implantado a navegação em abas que não foi nenhuma surpresa, acho que todos tinham suspeitas que a M$ ia fazer isso.... o IE 7.0 não tem gerenciador de download, nenhum recurso inovador.... me parece que o que mudou foi o nivel de codificação que de 128bits passou para 256bits....usei tambem um navegador chamado Avant... mas não gostei muito.... bom teve varias versões novas acho que a mais atual é o 10.0 se não me engano desse não posso falar nada que eu não instalaeibom por enquanto sót+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu achava que só usuarios finais gostavam do IE porque nao conheciam outra coisa = ), mas ja vi que gosto é gosto

 

o IE é muito ruim mesmo e nao adianta defender o IE dizendo que o FF tbm tem bugs, que nao é esse o motivo forte, só pra começar um hack pra IE é ridiculo é só usar um _ na frente de uma propriedade que o IE entende normal, totalmente fora dos padroes , e quando no padrao certinho como é o caso de outro hack pra IE o IE nao entende nada :D

 

a internet seria uma maravilha se nao tivesse IE, agora os programadores precisam ter mais trabalho justamente para manter um site igual em todos os navegadores, mas no IE da pau justamente porque o bendito do IE nao entende uma regra padrao

 

e que recurso de bom tem o IE ?

 

e volto a repetir o IE ta no mercado ate hj porque a microsoft empurra ele a guela a baixo nos usuarios, tudo que a microsoft monopoliza vira padrao vejam o caso do msn, vem embutido no windows, e vira monopolio porque o mundo todo usa windows se for ver o mundo todo poucos usam outros OS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu achava que só usuarios finais gostavam do IE porque nao conheciam outra coisa = ), mas ja vi que gosto é gosto

Sim, gosto é gosto mesmo.... cada um tem um preferencia.... é = religião, time de futebol.... cada um tem o seu e defende com garras.....

e que recurso de bom tem o IE ?

me fiz a mesma pergunta....

e volto a repetir o IE ta no mercado ate hj porque a microsoft empurra ele a guela a baixo nos usuarios, tudo que a microsoft monopoliza vira padrao vejam o caso do msn, vem embutido no windows, e vira monopolio porque o mundo todo usa windows se for ver o mundo todo poucos usam outros OS

a sim a M$ já esta com muito medo com o crecimento das concorrencias... então ela monopoliza tudo....em termo de monopolização.... o Prog disse uma coisa... nos softwares livres para trocar uma lampada você não precisa trocar a casa inteira é só trocar o basico que é a lamapada....link pra o post: http://forum.imasters.com.br/index.php?s=&...ndpost&p=511883bom esse assunto foge um pouco do assunto principal mas... é um exemplo de monopolização......mas então só um realse.... cada um tem a sua opinião e gosto... respeito a opinião de todos....OFF:Fabyo: muito bom esse Avatar para essa discusãoFleury: fico feliz que tenha gostado da minha assinatura agora que eu vi.... mas preciso fazer uma correçãozinha.... tá faltando o acento no e.... tem quer ser "é pq não sei".... faltando acendo no ultimo tbem... aiaiai to assassinando o Português..... vou arrumar tudo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A galera, o FF é novinho...

IE 6 tem 5 anos... Pega um browser de 5 anos atrás... Netscape 6.0 era a mesma budega também. Como falar de recursos atuais de um software antigo? É meio osso.

 

Mas como vcs falaram aí, gosto é gosto. Posso ficar aqui defendendo o IE por anos que infelizmente pra mim, vocês sempre vão ter uma resposta na ponta da lingua contra o IE. Acho que eu fui um dos poucos que não perdeu a simpatia com ele. A maioria gostava do IE 6 quando ele saiu, mas parece que foram tomando birra dele com o tempo.

 

Quanto ao IE 7.0, é só mais um motivo pro meu amor com o IE aumentar...

http://forum.imasters.com.br/index.php?s=&...ndpost&p=513771

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 ano atrazado? Então o FF também está. Tudo que tem no FF tem agora no IE. Claro, isso não é motivo para endeusar a MS. A questão é que a agora que tem concorrência, a coisa vai mudar de figura. Não adianta ficar falando que blá blá blá design atrasado blá blá blá não tem nada de novo e mais blás...Entenda que a MS não tinha porque melhorar o IE. O mercado era dela e unicamente dela. Só que como eu acabei de dizer, as coisas vão mudar de figura.Falar o que FF tem não sei quantas extensões e talz, isso nem é feito pelos devs da Mozilla... a maioria ali é feita pelos fãs do FF.Lembrando que a Mozilla é open-source e tem milhares de pessoas envolvidas. IE não. Mas se fosse... ia ser Combo Breaker na Mozilla ou em qualquer outra...Quanto a nivel de desenvolvedor, acho que esse pessoal desse blog são mais uns que só viram as screenshots do IE e danaram a falar mal. Se parassem para ler a parte do Internet Explorer Developer Tools, metade do que disseram poderia ser anulado.E não adianta bater pé. O Bill sabe o que faz... Pega o ICQ e coloca ele do lado do Messenger... MSN Messenger não vem com o Win e mesmo assim arrasou com o ICQ. Todo mundo foi pro MSN porque ele ficou muito na frente do ICQ. ICQ tinha centenas de recursos mas que estavam todos embolados e ninguem sabia usar.O Opera é velho pra caramba também. Se sentissem necessidade de mudar de browser, o Opera seria o maior do mundo hoje... Não foi o caso. Bugs e falhas, acho que os unicos usuários (não desenvolvedores) que ficaram sabendo dessas coisas, foram aqueles que chegaram a ler alguma revista de informática que ensinava o usuário a baixar mp3....O que o desenvolvedor que usa FF não quer por na cabeça, é que a MS não vai deixar ninguém passar na frente dela. Quem quer q o FF cresça, nunca vai falar bem do IE mesmo e sempre que puder, vai falar das 89021734209 falhas que ele supostamente tem.Já os velhos e bons lammers, crackers, hackers ou seja lá o que for, todos muito bem open-sources, não vão ter muito interesse em achar as 89021734209 do FF.Além do mais, enquanto tem 100 pessoas pra fazer a interface do FF, a MS tem os 10 melhores do mundo que fazem um interface que o mundo inteiro vai gostar e se adaptar fácil. Prova maior disso é o linux que em Desktop, não vai passar o Win jamais.Pode falar mal do IE o quanto quiser, hoje ele está igual ao FF em recursos, mas garanto que não vai demorar muito para ficar na frente novamente. Assim com fez com o Netscape.Quanto sobre o fim da discusão, se quiser fechar pode fechar. A discusão era sobre Browser e não de IE Vs FF. E não foi por mim que tomou esse rumo... basta ler o primeiro tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, você falou exatamente igual ao que diria um usuário final aí em cima, veja de novo:

Quis dizer que não é motivo de gloria mas também não é motivo para dev FF escrachar o IE.Relembrando

A questão é que a agora que tem concorrência, a coisa vai mudar de figura.

Não to falando que o IE 7.0 está super hiper mega bom. Ele está igual ao FF e só de estar assim, já é uma vitória pois ele realmente estava atrazado.

É... fora os 1242349723042731047039274329742301964032164230 de bugs e problemas relatados, não tinha mesmo!

Aprendi isso em engenharia de software. Manutenção é uma coisa e Adição é outra. Não misture as coisas. Se for olhar por esse lado, os servidores Linux são a pior coisa do mundo. Todo dia N falhas novas. Mas também X pacotes de correção

Outra grande maravilha: OPEN SOURCE! Long live OPEN SOURCE!!!

Compare então MySQL e Postgres com SQL Server e Oracle. Não é bem assim...

Aí sim... se fosse talvez não teria tantos problemas!

Cito novamente o exemplo do linux? Hehehe, bela bagunça de várias versões diferentes... Melhor deixar baixo pq seria outra discursão centenaria.

Aqui voltamos ao início de tudo: Windows já vem nas máquinas, R$ 10 em qualquer camelô... o IE já vem também. Por esse motivo, o Windows e o IE serão SEMPRE insuperáveis! De 1.000 pessoas que acessam a internet, 900 usam IE e não sabem o que é browser! 50 usam IE porque gostam mas admite problemas, bla bla bla, 50 defendem até a morte! Adimiro isso!

Se open-source fosse tão maravilhoso, usuários final gostariam do Linux e as máquinas viriam com ele. Mas acho que os 10 melhores do mundo em fazer interface que estão na MS e na Apple fazem a diferença. Isso em relação em interface. O que não muda muito para as questões de desenvolvimento, arquitetura e etc.

Só estou escutando aquele monte de gente falando assim: -vai, agora o que o seu FF tem q o meu IE7 não tem? Eu tb navego em abas, não tenho popups, instalo extensions... Aaaa pessoal! Isso é ridículo. Quem não aderiu aos browsers de verdade com certeza vai optar pelo IE7 e achar que tá ganhando!

Eu não falei que me sinto na frente de ninguém que usa FF. Estou justamente falando que estamos no mesmo patamar. Mas que num futuro próximo, IE vai passar na frente de novo. Estrutura pra isso é o que não falta.

De novo você entendeu errado! A discussão é sobre IE Vs QualquerOutroBrowser! Eu sinceramente me simpatizo com o Firefox, mas já tivemos opinião aqui sobre o Opera, Avant... E não é política do iMasters fechar tópicos... isso já foi decidido lá no Coliseu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas um comentário preliminar, ainda venho expressar melhor os meus sentimentos...

 

Pelo que me consta... A Microsoft ainda não lançou nenhum novo Browser. Ah ta, é pq as coisas da MS são tão boas que quanto sai um Beta e melhor do que um Final Release, ou é a mesma coisa? Todo mundo instala que os problemas vão passar desapercebidos, afinal, quem não esta acostumado com bugs?!

 

Curioso... onde posso fazer download do IE7 versão final para o meu sistema operacional?

Ixe, não tem versão final? Então ainda não "lançou". Não suporta o meu sistema operacional? Não atende os meus resquisitos básico. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

 

Ainda vou terminar de ler os demais posts, mas ainda vou me expressar sobre os padrões de internet, alias, como a internet funcionaria se não fosse padronizada? B)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Curioso... onde posso fazer download do IE7 versão final para o meu sistema operacional?

Ixe, não tem versão final? Então ainda não "lançou". Não suporta o meu sistema operacional? Não atende os meus resquisitos básico.

Não é que "não tem versão final". É que ela está sendo desenvolvida. Assim com todo software, ele também tem direito a fase de desenvolvimento.

Com certeza não vão fazer IE7 beta 2 pra outro sistema operaciona que não seja Windows. Quando sair o release, quem sabe? Assim como foi feito no IE6 que mais tarde ganhou sua versão pro linux.

 

como a internet funcionaria se não fosse padronizada?

Na minha opinião, está longe de ser padronizada. Se fosse, não geraria tanto reboliço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fleury nao adianta defender o IE com apenas gosto, gostar é uma coisa mas isso nao vale para definir que ele é melhor, e na epoca no msn vs o icq o icq dava pau no msn sim, e todo mundo sabe que o pessoal preferia o msn porque ele mandava mensagens offline ,e o msn vem embutido no windows sim, e qual a pagina default do windows?

 

o IE nao respeita os padroes WEB e sem ele a internet era perfeita

com o IE os programadores tem que ficar adaptando o IE que nao tem padrao para poder funcionar tudo igual

 

agora tbm nao precisa comparar o FF que é novo com o IE que é velho

mais um motivo para o FF o IE tem 5 anos de experiencia e ainda nao acertou os principais bugs

quem desenvolve sites só pra IE nao percebe que ele é ruim mas gosto é gosto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba, o que vcs ainda não entenderam é que não estou defendendo o IE e muito menos pelo meu gosto.Estou expondo o que acontece atualmente.Agora, tudo o que o pessoal do FF consegue falar é FF tem isso e o IE não e também dos bugs do IE pelos quais, todo software passa, principalmente um publico. São criticas e mais criticas de um software que serviu todos muito bem por vários anos. Só quebrar o pau contra não adianta. Se ele é a 95% do mundo da internet, os devs FF estão brigando com 95% do mundo. Isso pra mim é burrice. Falar que o IE é um browser errado é dar soco em ponta de faca. MS tá mudando IE7 para os padrões porque quer. Pq se não quisesse, ficava como está por anos indefinidos.O FF tá nas regras tal tal e tal. Bom, e o que isso quer dizer? Se isso fosse tão necessário assim, porque a MS não implementou isso quando lançou o IE6 ou em versões mais antigas se as normas são de 1994, ou até mesmo ter lançado o IE7 nos padrões a mais tempo, mesmo que não tivesse essa interface que tem agora? Poderia ser identico ao IE6 mas nos padrões estabelecidos.Agora, esses padrões, eles foram contra a corrente e vocês tem que concordar. Se quase toda internet era IE, então as regras deveriam se adaptar ao que é maioria.Mas pra concluir toda a minha idéia, só queria que o pessoal do FF parasse com esse preconceito tolo quanto ao IE. Afinal, agora ele também está nos padrões que na minha opinião, padrões errados. Mas isso é da minha forma de trabalhar pois tudo que aprendi para web foi para IE e quanto aos padrões, de tão importantes, só fui conhece-los ano passado depois de 6 anos já na área. Talvez eu seja muito incopetente né não!? Ou talvez eu não esteja errado ao criticar os padrões, sua divulgação e aplicação. Se eles realmente fossem importantes e populares, tudo mundo estaria utilizando ele a anos, o que não foi o caso. E nesse anos sem conhecimento dos padrões, o que era padrão, era o IE.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comunicação e informação

Todos aqui, direta ou indiretamente trabalham com comunicação e/ou informação, não importa... Qual o principio da comunicação? Bem, são necessários, no mínimo, 2 itens... o transmissor e o receptor. Se eu escrever uma frase, tipo: "nosso teto floresce a cada amanhecer de quadros televisores, no armário a floresta permanece com chuveiro e seu chapéu", não faz sentido?! Não né?! Então, podemos dizer que não houve comunicação, por que o receptor não compreendeu a mensagem.

 

Padrões

Os padrões existem justamente para facilitar a comunicação dos sistemas de informação, quer que eu cite alguns padrões?! Os mesmos que li aqui neste tópico que são um rebuliço... TCP/IP, HTTP, SMTP, FTP, SNMP, entre outros, se esses padrões não existissem, provavelmente a coisa seria muito pior, acredite em mim. E os padrões web? É uma tentativa de fazer com que a formatação de documentos web seja único! Mas no que isto vai facilitar a vida dos desenvolvedores?! Justamente no que não parece ser o propósito de algumas pessoas neste tópico. Quando um desenvolvedor web fizer um site, dentro dos padrões, não ainda hoje, acredita-se que este funcionará em qualquer lugar do mundo e em qualquer navegador. Isto é importante? Certamente, não adianta fazer um produto de comunicação que apenas possa ser visualizado no navegador X e não no navegador Y, ele deve funcionar igual em todos os navegadores. Então, qual é o papel da W3C?

 

W3C

É uma empresa, dentre várias, que se propõe a analisar e julgar padrões. Como isto funciona?! Cada empresa interessada naquele padrão indica um membro que fará parte do comitê daquele padrão. Então não existe nenhum membro da Microsoft neste comitê? Sim, existem vários membros. A W3C não é responsável apenas por recomendar os padrões HTML, lá também estão padrões como CSS, DOM, XHTML, XML, PNG, XForms, SVG, HTTP, dentre tantas outras. Os membros desses padrões julgam o que se faz necessário para próximas versões deste padrão e assim vão evoluindo. Mas somente a W3C é responsável por esses padrões? Não, além da W3C (World Wide Web Consortium - http://www.w3.org/) existe: ISO (International Organization for Standardization - http://www.iso.org/), OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards - http://www.oasis-open.org/) e outras mais específicas, como a WS-I (Web Services Interoperability - http://www.ws-i.org/) e a IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers - http://www.ieee.org/). Vantagens?! Cabe a cada um enxergar onde estão essas vantagens.

 

Navegadores

Alguém sabe me dizer a lista completa de navegadores disponíveis no mercado? E sistemas operacionais? Nem eu sei ao certo, sempre fica faltando um ou dois, mas posso afirmar que a lista é bem maior do que muitos imaginam. Existe um navegador que é disparado mais utilizado que os demais, não que isto faça dele o melhor, todos conhecem o motivo pelo qual ele é líder e grande maioria sabe como isto é visto em algumas economias mundiais, como é o caso da União Européia. Este navegador tão utilizado é o melhor? Esta muito longe disto. Existe um melhor? Não sei, o melhor pra mim pode não ser pra você, torna-se uma opinião subjetivo, e, cada um, tem seus parâmetros para definir o que é "ser melhor".

 

Microsoft

Não gosto de falar muito sobre esta empresa, todos reconhecem e sabem que ela é a maior empresa de software do mundo e ainda atua em outras áreas, ou seja, merece muito respeito por parte de todos nós, mas, uma coisa é certa, esta empresa nunca deu o devido respeito aos seus usuários. Como não?! O Windows 98 vai ser abandonado, alguém se importa com isto? Eu não me importo, eu não uso, mas muitos ainda fazem uso deste sistema, provavelmente, este não seja capaz de rodar Internet Explorer 7.

 

Firefox

Não é o melhor navegador! Eu nunca usei todos os navegadores a minha disposição, então, não posso falar a respeito de algo que eu não tenho certeza. Mas ele é um dos melhores, não por que tem recurso de abas ou “frescurites”, mas pelo simples fato da sua engine Gecko ser capar de interpretar adequadamente e se comunicar com os padrões. Ah sim, eu uso Firefox porque ele atende a todos os meus requisitos e ainda me abre um leque interessante de possibilidades.

 

Outros

- Não existe versão específica do Internet Explorer para Linux. Fora do Windows o Internet Explorer tem versão apenas para MacOS, nas versões 5.1 (MacOS 9) e 5.2 (MacOS X). É possível rodar Internet Explorer no Linux? Sim, através de emuladores específicos, como o WINE.

- Para JavaScript recomendo a leitura da especificação DOM no site da W3C.

 

Observação

Este texto não é direcionado a nenhuma pessoa especificamente, mas sim a todos os interessados.

 

Sites interessantes

http://www.klauspaiva.com/

http://www.webstandards.org/

http://www.tableless.com.br/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, matou a pau, mas continuo com minha opinião xDPs.: realmente parece que não houve IE pra linux... Mas cheguei a ler em alguns lugares que a MS ia lançar isso mas parece q foi só boato. Entretanto, ela lançou pra Unix, Solaris e HP-UX mas era uma versão bem antiga do IE.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tranquilo Fleury...

 

Tens todo direito de manter sua opinião, tens todo o direito de discordar dos padrões recomendados da W3C, assim como tenho direito de discordar das práticas comerciais utilizadas pela Microsoft e da real qualidade dos seus softwares.

 

Cada um tem seu ponto de vista, eu mesmo já fui taxado como o "cara do contra", em parte, eu concordo. Mas como todo mundo, todos vamos ter nossas opiniões sobre os diversos assuntos a nossa disposição.

 

Amanhã, ninguém sabe como vai estar a realidade atual, quais serão os requisitos profissionais?

Essa resposta, a gente não sabe e, uma coisa eu posso dizer, estou nesta área a 10 anos e, os requisitos de 2 anos atras são completamente diferentes dos requisitos de hoje, variando um pouco de acordo com a região.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só algumas considerações.

 

O IE não conquistou o mercado por ser o melhor browser e sim por passar a vir pré instalado nos windows95 (se não me engano a paritr dos 95 usb-enabled) e embutido à partir do 98. Até esse momento o lider disparado era o Netscape e na sua posição de lider não se incomodou com a MS, achando que isso não traria problemas para eles. Quando viram já era tarde e tentaram contra-atacar com uma nova versão, mas numa sucessão de erros vieram versões absurdamente pesadas, com gerenciador de e-mails embutidos e de dificil utilização. Outra falha, após a aquisição da Netscape pela AOL e as alterações que a instalação fazia no sistema e que eram de dificil desinstalação levaram o Netscape Navigator ao descrédito. Isso sim fez o IE se consolidar na liderança.

 

A grande desconfiança com os IE's é justamente por causa da MS "enfiar na goela" de todos seu browser, a quantidade de falhas internas dele (e em outros softs da MS que abriam portas a serem exploradas via IE, e não via browsers) e a politica de correções que simplesmente ignorava avisos e contribuições, alegando se tratar de pessoas mal intencionadas e aproveitadores. Isso tudo é possível se encontrar na Internet.

 

Lembro que a prática de embutir programas no SO não é bem vista em diversos países e que a MS vem tendo problemas ao redor do globo por causa disso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.