Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

carmolim

Opiniões: Corel ou Illustrator?

Recommended Posts

e aí pessoal...sempre mexi no corel, até conhecer o illustrator... daí passei a utilizá-lo por ser mais compatível com os outros softwares que eu utilizo....depois de passar por todo aquele processo de transição de como as ferramentas funcionavam, passei a só utilizar o illustrator.... mas agora queria saber quais são as vantagens, de um e de outro, e qual é mais utilizado pela indústria gráfica e por que...se alguém souber alguma coisa vai postando aí... até dar para chegar a alguma conclusão.....bom é isso ae....obrigado pela ajuda!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

carmolin

 

sou a favor de usar os 2, cada um tem suas vantagens e desvantagens:

 

corel: ágil, prático, e compatível com praticamente 100% dos bureaus e gráficas do Brasil, mas.....pouco confiável para fechamento de arquivos, PDFs, gerenciamento de cores e com bugs frequentes.

 

illustrator: estável, confiável, integrado com photoshop e indesign, sincronismo de gerenciamento de cores com os outros softwares da Creative Suite, mas.....pouco usado na maioria das gráficas e gera arquivos mais pesados do que o Corel.

 

quanto às ferramentas destaco no Corel o Preenchimento de Malha Interativo, o Contorno Interativo, o Power Clip, a Distorção Interativa, a Mistura Interativa, o Preenchimento Interativo, o Assistente de Código de Barras, a Visualização de Impressão, as Caixas de Texto, o Editor de Paletas, o Corel Capture e o Calendário Automático (isso que eu lembrei agora, e ainda tem gente que fala mal do Corel http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif/> )

 

no Illustrator destaco o Live Trace, o 3D, o Symbol Sprayer Tool, o Column Graph Tool, o Warp Tool, as Actions, os Brushes, o Gradiente Mesh, as Layers etc.

 

enfim, são 2 ferramentas poderosas, fica com as duas. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif/>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso ai! o efata disse tudo, eu uso os dois porque o mercado de trabalho pede.No trampo eu uso Corel Draw, em casa eu só uso o illustrator, gosto dos dois.Illustrator e mais confiável mais não é nem um pouco amigável de inicio como o corel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com que foi escrito....Antigamente o Corel dava muitos paus na hora de ripar, principalmente qdo se utilizava as transparencias, efeitos e etc. Dizem que melhorou, quem trabalha em bureau pode responder.. Mas realmente é um Software mais amigavel no entanto eu costumo receber arq em Corel e exportar para AI ou EPS para trabalhar no Illustrator dai meu amigo as vezes da uns paus como perder outline, etcNo caso de illustrator a grande vantagem é para quem trabalha com Adobe, o software nao é tao facil de trabalhar como o Corel mas para quem trabalha com Mac principalmente as coisas ficam bem mais facil, ate pq Corel para Mac nao é tao comum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses dia eu usei Corel no MAC, "o que era ruim fico pior". Os atalhos não funcionam o caisa é lenta de mais. O cara que usa Corel no Mac, deve gostar muito... mais muito mesmo de corel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um assunto que vira e mexe tá ae!!

Faça uma busca e divirta-se!!

 

Amplexos e Bons Fluidos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto ao tamnho dos arquivos do illustrator...eles não são maiores também por que geram o arquivopdf junto??e a maior vantagam para mim pelo menos é a compatibilidade coma creative suite....tudo o que é feito em um pode ser feito em outro?pelo menos de formas diferentes?não sou um grande conhecedor dos dois programas por isso não sei...mas maioria das coisas que eu vi e fiz.. sim...alguém sabe de alguma coisa? tirando o calendário?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto ao tamnho dos arquivos do illustrator...eles não são maiores também por que geram o arquivopdf junto??

pode ser que isso chegue a influir; sei que um dos fatores é que o illu salva as configs de impressão qdo você salva o arquivo.são mais dados para gerenciar e armazenar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu era CorelDraw até conhecer o Illustrator profundamente. Já estava migrando muito de meus trabahos para o Photoshop por causa do fator tempo/dinheiro, pelo fato do Photoshop ser muito mais versátil e rápido que o Corel, mas ai me veio um problema: Onde editar objetos vetoriais num programa no mesmo estilo do Photoshop, com sua rapidez e versatilidade, foi ai que conheci o Illustrator. O Illustrator com toda certeza supera e muito o Corel Draw, que apesar de lançar uma versão nova todo ano, não conseguiu eliminar um velho problema do peso e da demora no processamento dos cálculos matemáticos de seus vetores. Quando se faz uma arte complexa neste, tem de se ter muita paciência, porque a coisa é bem lenta. Algo que não entendo é pq o simples CTRL+C e CTRL+V de vetores de um documento para outro demora uma eternidade. Pra mandar imprimir então, dá pra sair pra almoçar e deixar a máquina processando, e quando voltar ainda está naquele staus de processamento ainda no meio. É horrivel isso.

O ruim de toda essa história é que apesar do Illustrator ser tão superior ao CorelDraw, existe uma enorme resistência por parte de alguns birôs e setores de recebimento de arquivos em gráficas para arquivos do Illustrator. Creio que essa resistência exista pelo simples fato do Illustrator ser diferente e mais complexo que o CorelDraw, e a moioria dessa galera não ter interesse em aprendê-lo (Eu diria que é preguiça mesmo).

A minha dica é: Conheçam o Illustrator, vale muito a pena, e o melhor, você pode exportar seus trabalhos em eps e pdf vetorial, que o Corel abre numa boa (Só demora muito, mas abre, rs).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu era CorelDraw até conhecer o Illustrator profundamente. Já estava migrando muito de meus trabahos para o Photoshop por causa do fator tempo/dinheiro, pelo fato do Photoshop ser muito mais versátil e rápido que o Corel, mas ai me veio um problema: Onde editar objetos vetoriais num programa no mesmo estilo do Photoshop, com sua rapidez e versatilidade, foi ai que conheci o Illustrator. O Illustrator com toda certeza supera e muito o Corel Draw, que apesar de lançar uma versão nova todo ano, não conseguiu eliminar um velho problema do peso e da demora no processamento dos cálculos matemáticos de seus vetores. Quando se faz uma arte complexa neste, tem de se ter muita paciência, porque a coisa é bem lenta. Algo que não entendo é pq o simples CTRL+C e CTRL+V de vetores de um documento para outro demora uma eternidade. Pra mandar imprimir então, dá pra sair pra almoçar e deixar a máquina processando, e quando voltar ainda está naquele staus de processamento ainda no meio. É horrivel isso.

O ruim de toda essa história é que apesar do Illustrator ser tão superior ao CorelDraw, existe uma enorme resistência por parte de alguns birôs e setores de recebimento de arquivos em gráficas para arquivos do Illustrator. Creio que essa resistência exista pelo simples fato do Illustrator ser diferente e mais complexo que o CorelDraw, e a moioria dessa galera não ter interesse em aprendê-lo (Eu diria que é preguiça mesmo).

A minha dica é: Conheçam o Illustrator, vale muito a pena, e o melhor, você pode exportar seus trabalhos em eps e pdf vetorial, que o Corel abre numa boa (Só demora muito, mas abre, rs).

Na minha opinião, não é bem assim, cada programa é um programa, o Illustrator pode ser melhor que o Corel em alguns aspectos, e o Corel pode ser melhor em outros... Não adianta ter o melhor programa do mercado se não souber usar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa é uma questão pessoal, vai de cada um, cada pessoa se adapta melhor a um programa, mas eu pessoalmente prefiro o Illustrator, ele possui muito mais recursos do que o CorelDRAW, além de ser o mais utilizado em grandes empresas.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente é uma opção pessoal mesmo... E como eu disse, tem que saber usar o programa, se não, não adianta...

 

Por exemplo, eu sou bem melhor com o corel do que com o Illustrator...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mano....eu conheço inumeros programas vetoriais....e na minha opniao...eu prefiro o inkscape...alem dele ser opensource e de desenvolvimento direto....ele eh gratuito....e tem o formato de ultilizaçao padrao na web....baseado pelo padrao W3C....ou seja eh o padrao adotado em toda a web para uso de vetoriais....e ele alem de ser leve...eh intuitivo e praticamente na mera concepçao...ele eh o melhor!

nao eh xeio de plugins como o corel ou o illustrator...mas eh bem pratico comparado com os dois...e o trabalho final eh ...digamos...quando comparamos...

eh mesmo q comparar tigre siberiano com um pudlle!

 

mas cada um tem a sua concepçao...entao...eu soh posso lhe indicar...

o resultado...e a ultilizaçao eh de preferencia de cada um!abraço...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, isso é briga antiga e que sempre gera 500 páginas de discussão. Bem, por isso prefiro apenas dar a minha opinião: Illustrator é melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comecei a trabalhar com o Corel, programa prático, porém com muitos bugs, o Corel as vezes apaga (some do mapa), programa eu digo para iniciantes..

Usando o Ai você vai ver no começo o como é f*** de mexer com ele, mais depois vai pegando o jeitinho cara..Vai trabalhando com o corel e Illustrator juntos no começo até pegar a prática..

usando brushes e tal, você vai gostar..

e outra, você pode trabalhar com o PS e Ai em sincronia, que fica um trabalho bem show de bola

vlw ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando fiz faculdade, fui apresentado ao Corel, basicamente, achava o programa um must, até ir pro exterior e me deparar com Illustrator por todos os cantos, basicamente fiquei embabascado, como poderiam usar aquele programa, deixei de lado o provincianismo, e cai de cara no Illustrator, hoje posso dizer com todas as letras e com argumento:

Corel é pra amadores e micreiragem em geral.

 

Pudera, algumas ferramentas no Corel são ridículas se comparadas a suas equivalentes no Illustrator, um exemplo, a pintura por mesh. Cores no Illustrator não tem frescura, em plotagem ou gráfica, silk, qualquer coisa, ou é RGB ou CMKY, nada de Gerenciadores cretinos que não resolvem nada. Trabalhei na HP, era aquela tensão tentar entender porque o amarelo do Corel ficava verde, e do Illustrator não.

 

Outra, o Illustrator conhece seus limites para não travar, Corel é lindo até se ver aquela tela com a boia falando "Oi, sou o assistente de recuperação", o Illustrator tem uma engine f*** que limita exageros cretinos que acontecem no Corel fazendo o dar stack-overflow.

É uma vergonha um programa que é voltado à PRODUÇÃO travar daquela maneira.

 

Outra, Illustrator conversta com TUDO! Indesign, Fireworks, Photoshop, Flash, AfterFX, etc...é drag and drop.

 

Duvido nada que daqui a 10 anos, com a facilidade, acesso e $$$ a suite Adobe, o Illustrator se torne padrão de mercado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.