Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rodrigo Resende

Como instalar o Joomla 1.5.x

Recommended Posts

Joomla 1.5.x - Instalação

Instalação do CMS Joomla 1.5.x em seu computador ou em seu servidor Web. O que muda é apenas o nome do usuário do banco de dados local se você criou com nome diferente do fornecido pelo seu servidor Web, o nome do Servidor Local que normalmente é localhost e a senha do banco de dados local se você criou um com senha diferente do banco de dados de seu servidor Web. Para evitar isso, crie sempre o database em localhost igual ao do seu servidor Web e também use a mesma senha. Isso será útil para eventuais backups ou troca de dados entre as duas instalações. Mas não é imprescindível. Você poderá exportar seus dados de um servidor para outro mesmo que esses nomes e senhas sejam diferentes!

 

Você deverá ler isso antes de começar sua instalação local para se familiarizar com os detalhes da instalação. E não deixe de instalar os exemplos de conteúdo ou não poderá utilizar seu Joomla 1.5.x com facilidade. Será muito importante que você inicie vendo o site e criando logo um usuário. Depois entre como Administrador em Site/User Manager e ative o usuário criado dando permissão ao mesmo para enviar Notícias clicando em Publisher ou pode dar permissões de Adminstriador ou Super Administrador. Desta forma você poderá criar seus artigos sobre o Joomla ou copiar textos e conteúdos da Internet com HTML e colar diretamente em seu editor WYSIWYG.

 

Alguns componentes estão desativados. Atived um de cada vez e veja o resultado. Assim, será mais fácil desativar algum item que não funcionar corretamente.

 

Abaixo, segue um resumo transcrito da instalação local do Joomla 1.5.x

 

Passos

 

 

1 : idioma

2 : verificação de pré-instalação

3 : licença

4 : banco de dados

5 : configuração do ftp

6 : configuração

7 : fim

 

Configurar o Joomla! para executar em seu servidor envolve 4 passos simples...

 

Configurações Básicas

 

Selecione o tipo de banco de dados na caixa de seleção. Este servidor normalmente é mysql.

 

Informe o nome do servidor de banco de dados onde Joomla! será instalado. Atenção: Este pode não ser necessariamente o mesmo servidor do servidor Web, então verifique com sua hospedagem para não deixar dúvidas.

 

Informe o nome de usuário, senha e nome do banco de dados do MySQL, os quais deseja que o Joomla! utilize. Já devem existir para o banco de dados que você irá utilizar.

Configurações Avançadas

 

Selecione como deseja lidar com tabelas existentes de instalações anteriores.

 

Informe o prefixo a ser usado pelas tabelas desta instalação do Joomla!.

Configurações Básicas

 

Tipo de Banco de Dados

Normalmente é mysql

 

Nome do Servidor

Normalmente é localhost ou o nome de servidor fornecido por sua hospedagem

 

Nome de Usuário

Pode ser o nome de usuário padrão do MySQL: root ou um nome de usuário fornecido pela sua hospedagem.

 

Nota do joomlaptbr.blogspot.com: Em seu servidor local, informe o nome de usuário que você adicionou ao bando de dados com a sua senha. Isso evitará que você mesmo ou outra pessoa que usar o seu computador provoque algum acidente. Seria bom colocar uma senha também em sua conta se você usa o computador com outras pessoas na empresa ou mesmo em casa.

 

Senha

Para segurança do site, é obrigatório utilizar uma senha para a conta MySQL. Esta é a mesma senha usada para acessar seu banco de dados. A senha pode ser alterada pela sua hospedagem.

 

Nome do Banco de Dados

Alguns servidores permitem somente um BD por site. Se esse for o seu caso, use o prefixo de tabela para diferenciar cada site Joomla! instalado no mesmo BD.

 

Nota do joomlaptbr.blogspot.com: Você pode criar pastas dentro da instalação do seu site padrão em seu Servidor Web para instalar nestas pastas outros pacotes de cms e testá-los também mesmo tendo apenas um database. Basta verificar onde está instalado o pacote do CMS do seu site no Servidor Web e dentro dele, na raiz, criar as outras pastas para os outros pacotes de CMS, com nomes sugestivos, para evitar de confundi-las com as pastas do CMS do site principal, lembrando de informar outro prefixo para as tabelas de cada novo CMS testado! Você pode inclusive, fazer backup das tabelas de cada MS separadamente. Atualmente não uso mais este método porque o meu servidor oferece 10 databases mas já usei muito isso.

 

Configurações Avançadas

 

Remover Tabelas Existentes

Backup de Tabelas Antigas Qualquer cópia de segurança das tabelas de uma instalação anterior do Joomla serão sobrescritas

Prefixo da Tabela

Não use 'bak_' pois este prefixo é usado para a cópia de segurança de tabelas

 

Nota do joomlaptbr.blogspot.com: As informações acima servem para uma reinstalação do mesmo pacote e na mesma versão. Não creio que funcione para atualizar a versão joomla_1.0.x! Este recurso é útil para que você não tenha que DELETAR e REENVIAR todo o conteúdo do CMS por FTP para refazer ou corrigir sua instalação! Pois, para refazer a instalação há alguns arquivos e pastas que não poderão reutilizados sem algumas modificações!

 

Configuração do ftp

Devido à restrições de permissões do sistema de arquivo, no Linux e outros sistemas Unix, e restrições do Safe Mode no PHP, e para que todos os usuários possam utilizar o instalador do Joomla!, uma camada FTP existente é responsável por efetuar a manipulação no sistema de arquivo.

Informe um nome de usuário e senha do FTP com acesso ao diretório raiz do Joomla!, esta será a conta FTP que irá manipular todas as operações do sistema de arquivo, quando o Joomla! precisar acesso FTP para completar uma tarefa.

Por medida de segurança, é melhor que uma conta FTP separada seja criada com acesso somente à instalação Joomla! e não todo servidor Web, se esta opção estiver disponível a você.

 

Importante: Se a instalação for em um sistema operacional Windows a camada FTP não é necessária.

 

Nome do site: informe o nome do seu site Joomla!

Confirme o e-mail e a senha do administrador.

 

Informe seu endereço de e-mail, este será o endereço de e-mail do Super Administrador do site.

Informe e confirme a senha nos campos a seguir. Esta será a senha que você precisará ao final do processo de instalação para acessar o Painel de Controle da Administração, através do nome de usuário admin. Se você estiver migrando o site pode ignorar esta seção porque suas configurações atuais serão automaticamente migradas.

Seu e-mail

Senha do admin

Confirme a senha do admin

Carregar exemplo de conteúdo, restaurar ou migrar backup de conteúdo

 

IMPORTANTE: É recomendado aos iniciantes que instalem os exemplos de conteúdo. Para isso, você precisa selecionar a opção adequada e clicar no botão antes de passar para a próxima etapa.

 

Antes de sair da instalação, você pode preencher o banco de dados. Há três modos para fazer isso:

 

1. Exemplo de conteúdo pode ser inserido. Para tal, selecione a primeira opção e logo em seguida clique no botão que instala os exemplos de conteúdo.

 

2.a Script SQL compatível com Joomla! 1.5 pode ser enviado do computador local e executado no site. Esta opção pode ser útil para instalar exemplo de conteúdos em seu idioma ou restaurar uma cópia de segurança do Joomla! 1.5. O script deverá ter os prefixos das tabelas corretos, deverá estar salvo com codificação utf-8 e deverá obedecer ao esquema de banco de dados do Joomla! 1.5.

 

2.b Migração de conteúdo de versões anteriores do Joomla!. Selecionando a opção "Carregar Script de Migração" ativa o suporte à migração de versões anteriores do banco de dados para o novo Joomla! 1.5. As conversões necessárias são feitas automaticamente. O arquivo de script poderá ser criado automaticamente a partir do site antigo através do componente com_migrator. Para maiores informações sobre o componente e o procedimento necessário por favor, acesse o Guia de Migração Joomla! 1.5.

 

O envio de arquivo suporta arquivos SQL não comprimidos, comprimidos em formato zip ou gz. Arquivos compactados devem conter apenas um único de script SQL. Você pode selecionar a opção "Eu já enviei o script de migração para o servidor" se você achar que arquivo é muito grande ser carregado (limite de memória e tempo de execução) envie o arquivo migrate.sql para o diretório /installation/sql/migration/ (não é permitida compressão). Finalmente...

 

3. Instalação Limpa Se você não deseja nenhum exemplo de conteúdo, migração de dados de um site anterior, ou restaurar dados de uma cópia de segurança, mas deseja simplesmente criar uma instalação limpa, uma vez que você tenha informado o nome do site, e-mail do administrador e senha, você pode prosseguir para o Fim clicando em Próximo.

 

Parabéns! O Joomla! está instalado.

 

Clique no botão "Site" para acessar seu site Joomla! ou em "Admin" para ser levado à entrada do Painel de Administração.

Na página de ajuda do Joomla! para seu idioma, você irá encontrar uma ajuda passo-a-passo fácil, para você instalar seu próprio pacote de idiomas no Joomla!

Lá você encontrará uma lista de pacotes de idioma disponíveis.

Clique no botão à direita para abrir o site de ajuda em uma nova janela.

 

LEMBRE-SE DE REMOVER DIRETÓRIO INSTALLATION COMPLETAMENTE.

 

Você não poderá passar deste ponto, até que o diretório installation seja removido. Esta é uma medida de segurança do Joomla!.

Detalhes da Sessão do Administrador

Nome de Usuário: admin

 

 

Joomla! em seu idioma?

Visite o site de ajuda do Joomla! para maiores informações e downloads.

 

Fonte : Joomla Fácil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.