Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mjs

Evite traumas migração reversa com o Linux no Desk

Recommended Posts

Autor: Marcos José Setim

Publicação Original: http://www.linuxhard.org/publicacoes.php?a...ao&id_texto=697

 

Texto:

 

Com as novas versões voltadas para Desktop muitos usuários novos estão migrando para o Linux pois acreditam que ele esteja totalmente gráfico e tão fácil quanto o windows e com certeza isto está acontecendo. O Linux tem distribuições que são muito fáceis de usar e não exigem muito dos usuários desktop, isto é um avanço que veio sendo cobrado por grande parte dos usuários para com os desenvolvedores.

 

Diante desta rápida mudança do sistema estão esquecendo do tão conhecido Terminal do Linux, que mesmo ficando “oculto” nestas distribuições para desktop ele cedo ou tarde terá de ser usado, principalmente por que ainda nem tudo são rosas, quer dizer que os usuários devem estar preparados para enfrentar o Terminal, mesmo que as distribuições já estejam praticamente 100% gráficas.

 

Os principais exemplos do possível encontro com o terminal são: vídeo desconfigurado, som não detectado na instalação, modens banda larga USB, winmodens, instalação de pacotes não portados para formatos pré-compilados, acesso a fotos em câmeras digitais, hardwares adicionados, módulos do kernel que devem ser carregados entre outras tarefas que são simples, todavia, dependendo da distribuição pode necessitar de algum contato com o shell. Por estes e outros motivos o usuário desktop deve estar preparado para em alguns casos entrar em contato com o terminal, e sempre ter alguns endereços de fóruns para solicitar ajuda quando estiver perdido.

 

Na outra ponta também temos os usuários que desejam testar o sistema e aprender mais sobre Linux, estes são os que mais tem que estar preparados para mexer com o terminal, pois com toda certeza nos seus estudos irão mexer ou irão desfazer alguma configuração que irá exigir o contato com o poderoso shell do Linux, é muito comum usuários que pegam o Linux para estudar ficarem frustrados com o mesmo pois esquecem que para estuda-lo o contato com o shell é inevitável.

 

Para que haja uma migração com sucesso pode-se enumerar algumas dicas que com toda certeza ajudarão para que isto seja realizado com total sucesso.

 

1 – Não seja radical. Faça um dual boot com o windows, assim você poderá fazer a migração e testes dos programas tranqüilamente.

 

2 – Não espere acontecer. Procure conhecer os comandos mais comuns no terminal e o que cada um faz, quando precisar mexer no terminal estará preparado.

 

3 – Seja Humilde. Tenha no seus bookmark (favoritos) links para sites e fóruns de Linux, você pode precisar, muitos reclamam de ter que procurar informação, mas a maioria já fez um curso básico de windows que está instalado em todos os micros. Também vale se inscrever em alguma lista de discussão.

 

4 – Conheça seu equipamento. Saiba o que tem no seu micro nesse caso o manual ajudará e muito, geralmente quando necessitamos configurar algo no Linux ele perguntará o que temos na máquina, e as vezes algumas informações extras, e exatamente por isto ele tem um ajuste fino em relação ao seu equipamento.

 

5– Seja paciente. Procure solucionar o problema e evite reinstalar o sistema a cada problema, exceção para alguns casos, a maioria deles são fáceis de solucionar e muitas vezes não são solucionados por falta de paciência e de atenção.

 

6 – Não use root. Se você deseja usar o sistema normalmente sem estuda-lo, então você só deve lembrar da conta de root quando for instalar algum programa ou quando for solicita-lo privilégios de root.

 

7 – LPM (Leia Porcaria do Manual) – Essa frase é conhecida, ela tem várias variantes, mas o sentido é sempre o mesmo, consulte o manual, todo aplicativo no Linux traz um MAN (página de ajuda, manual) e também um README ou INSTALL e estes contém informações muito importantes sobre o funcionamento do aplicativo, e realmente ajudam! Crie o hábito de consulta-los.

 

O que pode acontecer quando um usuário pega trauma ou raiva o sistema é a Migração Reversa, que é a migração do Linux para Windows, o que aconteceu com algumas empresas como foi notícia a pouco tempo, onde elas tiveram uma experiência frustrada com o sistema código aberto. Um sistema mau implementando e sem suporte não dá certo, tanto em grandes empresas quanto no desktop, em ambos os lados exigem medidas para uma transição tranqüila.

 

Uma pesquisa, realizada pelo Gartner, relatou que 80% dos usuários que receberem seus micros com Linux passarão a usar o Windows pirata, isso deve-se em grande parte a facilidade do acesso as cópias piratas, e com certeza deve-se também ao modo em que o Linux está sendo empregado, sendo empurrado para o usuário e realmente está não é a melhor forma de fazê-lo. A grande vantagem para as empresas neste caso é o barateio do micro, que com uma cópia do Linux saíra mais barato por não haver necessidade de pagar pela cópia do Windows, é uma pena que essa atitude poderá afastar muitos usuários do sistema código aberto.

 

O importante é fazer uma migração seguindo certos cuidados para com o usuário que entrara em contato com o Linux, caso deseje que seu amigo, vizinho ou colega use Linux ajude-o na migração, apagar o sistema da máquina e colocar o Linux e deixar o usuário sozinho cara a cara com o Linux fará com que ele desista da migração em pouco tempo.

 

Locais para Consulta:

 

http://www.linuxhard.org

http://www.linuxconf.com.br

http://www.linuxdicas.com.br

http://www.linuxrapido.org

http://www.guiadohardware.net

http://www.linux.trix.net

http://www.linuxit.com.br

http://focalinux.cipsga.org.br

http://www.softwarelivre.org

http://www.noticiaslinux.com.br

http://www.vivaolinux.com.br

 

Listas de Discussão

 

Várias Listas de Discussão

http://linuxpr.sl.org.br

http://www.mandrakelinux.com/pt-BR/flists.php3

http://distro.conectiva.com.br/lista

http://www.debian-pr.org/pmwiki.php

http://www.slack-pr.com.br/

 

Glossário:

 

GNU/Linux: Sistema criado por Linus Torvalds licenciado pela GPL.

GPL: General Public License. Permite copiar, modificar e distribuir o sistema, mantendo-se os direitos autorais.

Kernel: Núcleo do sistema, controla diretamente o hardware.

Bookmark: Lista de endereços de sites, conhecido como Favoritos para usuários do Internet Explorer.

Root: Mestre, é o usuário com maiores poderes no sistema, ele tem acesso irrestrito a tudo.

Pacote pré-compilado: Um pacote já compilado para determinada arquitetura, é na compilação que irá se construir o arquivo que permitirá instalar o programa (make install), no caso dos pacotes pré compilados pula-se a parte de compilação por este já estar compilado para arquitetura, bastando apenas instala-lo.

Distribuição: Todo e qualquer distribuição Linux é construída em cima do mesmo Kernel, qual é mantido pelo Linus Torvalds, todavia temos diversas distribuições cada uma com uma peculiaridade, algumas das mais conhecidas são: Kurumin, Kalango, Debian, Slackware, Fedora, Red Hat, Mandrake.

Terminal, Shell: Interface não gráfica do Linux.

Dual Boot: Instalação de mais de um sistema operacional na mesma máquina, onde um Gerenciador de Boot irá controlar o sistema que será iniciado na máquina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara muito boa essa documentação!!!PARABÉNS!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem... se eu não tivesse lido esse tópico hj.. concerteza estaria migrando Linux > Windows ..... eu.. infelizmente tenho poucos dias de acesso..., mais aos poucos a gnt se adapta, valew pelas dicas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimas dicas, o texto esta mto bom! ^^Meu primeiro contato foi com o Conectiva 6, naquela época fiz exatamente o que você tenta evitar com o texto. Instalei não consegui fazer nada e acabei me afastando do linux e sempre que pegava alguma distribuição nova, dava uma olhada superficial e dizia "ainda não esta bom", sendo que na verdade que não estava "bom" era eu mesmo, por não tentar aprender ou me dedicar um pouco mais ao Linux.Se tivesse acesso a um texto desse anos atras...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.