Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

QuaseNada

Diferença entre Diagrama de Blocos e Fluxograma

Recommended Posts

Pessoal, até esses dias eu achei que fosse a mesma coisa, mais meu professor disse que tem diferença um do outro, qual é a diferença???Ele quer que faça um trabalho sobre isso, mais nas apostilas que eu achei todas elas falam dos 2 como se fosse a mesma coisa...Se alguém puder me ajudar com isso ficarei grato.Obrigado!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A diferença técnica, bem, eu num sei... isto pode variar de autor para autor.

 

Um diagrama de blocos é basicamente a especificação de um algoritmo (um processo), enquanto que um fluxograma serve para descrever qualquer coisa, não necessariamente um fluxo de um algoritmo, seria uma definição mais genérica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem pelo q eu aprendi, não há diferença entre os dois, mas se seu preofessor disse q tem,ele também me colocou em dúvida. Mas até o presente momento estou convicto de que não há diferença entre os dois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou fazendo curso Técnico em Informática e acabei tendo essa mesma dúvida. Ao ler o livro Algoritmos da Editora Érica, pude compreender melhor:

Fluxograma é uma ferramenta usada e desenvolvida pelos profissionais da área de análise de sistemas (...) Tem como finalidade descrever o fluxo de ação de um determinado trabalho lógico, seja manual ou mecânico, especificando os suportes usados para os dados e para as informações.

 

Diagrama de Blocos, que também pode ser referenciado como diagrama de fluxo, é uma ferramenta usada e desenvolvida pelo profissional de desenvolvimento de programação, o programador, como é conhecido. O objetivo do uso dessa ferramenta é descrever o método e a sequência das ações a serem estabelecidas para um computador.


Sobre a diferenciação das nomenclaturas:

 

É muito comum ouvir os profissionais da área de Tecnologia da Informação denominarem os símbolos que representam as linhas de raciocínio lógico de fluxogramas, diagramas de blocos, e algoritmos. Cabe ressaltar que essas palavras possuem significados diferenciados, as quais representam a execução de tarefas opostas e diferentes.

 

Fonte: Algoritmos - Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores.

José Augusto N. G. Manzano e Jayr Figueiredo de Oliveira

ISBN: 978-85-365-0221-2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Fluxograma é para gestão de negócio, ou seja, ele não vai englobar aspectos técnicos da programação do sistema, apenas "Abrir tela tal", "Processar registros". Já o diagrama de blocos é o contrário, ele vai dar os detalhes da programação para cada tipo de processo.

 

Dependendo da parte que você está trabalhando eles realmente não tem nenhuma diferença, mas se você estiver em um modelo mais definido de programação, onde há um analista de negócio e o programador então eles fazem diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.