Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fabyo

Editores de PHP

Recommended Posts

Me tirem uma dúvida pessoal. Qual seria a diferença do puglin phpEclipse para o PDT (php development tools)? Seriam concorrentes ou os dois trabalham em conjunto? No caso, o PDT trabalha com framework e o outro não, é isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera eu faço tudo na raça e confesso que as vezes eu gostaria de um bom editor tipo frontpage pra php mas confesso que tentei usar o dw e achei muito pesado, lento na edição dos textos porisso acabei abandonando e uso somente uma verão melhorada do bloco de notas o textpad.Parece que o zend e o eclipse são os mais cotados pela galera então to baixando aqui o eclipse e ver no que dá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu instalei o phpEdit e o Zend 5.1 e confesso que me senti um peixe fora da lagoa.Depois de tanto tempo fazendo tudo na unha, fiquei completamente perdido tanto nas telas do edit como do zend.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom depois de instalado, eclipse, zend, phpEdit, realmente me senti completamente perdido.É muito tempo escrevendo tudo na raça e gosto também de codigos limpos e bem documentados porisso acredito que fique mais um tempo fazendo na raça mesmo.Agora eu usava o textpad pra isso, ele é bem simples mas eficiente como editor.Me deram uma dica de outro editor simples 3.20MB so e free e pode ser baixado no baixaqui e tem alguns recursos interessantes como autocompletar comandos, trazer sugestões para comandos e por ai vai.Eu falo do psPad que acabei de instalar e ainda to tentando acostumar com ele, pois é muito automático, na hora de abrir um arquivo, la vo eu direto no textpad.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dinhografo como voce mesmo disse que "ainda esta aprendendo PHP", entao nao tem como voce saber realmente qual editor é bom e qual vai te ajudar melhornao confunda o que voce achou melhor com "o melhor", porque cada um tem sua propria opniao mas falar que um editor é melhor que outro precisa saber o que esta falando e ter certeza que todos os outros nao tem todos os recursos etc.com o tempo voce vai aprendendo e vai saber definir qual é o melhor pra vocee só pelo MB ja da para ter uma noção do que o editor tem de recurso, ninguem faz milagres, comparar um editor de 3 MB com um de 100 MB com certeza o de 100 tem muito mais recuros, nao é a toa que ele tem esse tamanho

edit: tinha dado quote na mensagem errada.Ae fabão, tudo bem que o cara é iniciante e não tem como definir qual editor / ide é o melhor.Mas uma coisa eu digo, esse negócio de dizer que um editor é melhor que outro por causa do tamanho, não tem nada haver.É a mesma coisa de dizer que o melhor é o mais caro.Só para se ter uma ideia, o eclipse é conhecido principalmente como uma IDE para java, e tem como concorrentes net beans (free) e IDEA (pago).80% dos programadores java que já experimentaram o IDEA acha a melhor IDE java e realmente ela é fantastica.Se você for fazer o download vai perceber que ela só tem 66mb (http://www.jetbrains.com/idea/download/index.html), agora vá fazer o download do eclipse cru, a versão mais atual estável até o momento é a 3.2.2 e são exatamente 121mb http://www.eclipse.org/downloads/ , já o netbeans são 54mb (www.netbeans.org).Agora que está o melhor, se você baixar o eclipse do jeito que vem, para java, ela não lhe ajuda praticamente em nada, você tem que baixar um monte de plugin, e um dos mais populares é o WTP (web tools) que baixando ele e suas dependencias o eclipse vai para 200mb, ou seja mais de 3 vezes que o idea e quase 4 vezes o netbeans, ou seja, resumindo, dizer que uma ide / editor é melhor que o outro pelo tamanho é totalmente errado. O que tem que se avaliar sim são as funcionalidades oferecidades pelas mesmas, se a mesma é leve ou pesada, produtividade ...Bom, espero que entenda o meu posicionamento.Grato,Thiago

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me tirem uma dúvida pessoal. Qual seria a diferença do puglin phpEclipse para o PDT (php development tools)? Seriam concorrentes ou os dois trabalham em conjunto? No caso, o PDT trabalha com framework e o outro não, é isso?

Bom Tamamini, se você for verificar no site do phpEclipse, vai perceber que a ultima versão deles foi em abril de 2006 http://www.phpeclipse.de/ que é a 1.1.8.Ou seja, o projeto está meio que abandonado, mas o porque disso é que parte os desenvolvedores do phpEclipse estão envolvidos no PDT, juntamente com alguns do Zend acho também. Isso que eu estou falando não é a toa, vi em uma noticia antes mesmo de começarem o desenvolvimento do PDT, quando só tinha o site do projeto no eclipse.org, porém fazendo uma pesquisa rapido aqui não achei a fonte.Acho que eles só mantem o phpEclipse ainda no ar, para suporte e também porque o PDT ainda não saiu o release final, como pode ser visto aqui http://www.eclipse.org/pdt/index.php o PDT só vai ter sua versão final em setembro de 2007.No mais os 2 se parecem muito, mas o PDT vai trazer melhorias em relação ao PHPEclipse, e como o PDT utiliza o WebTools, já vem com um bom editor de CSS, HTML e JS integrado. Porém ainda prefiro esse plugin para javascript, http://www.interaktonline.com/Products/Ecl...lipse/Overview/ , simplesmente perfeito.Espero ter ajudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

thiagoaosAcho que ele não quis dizer que o melhor editor é aquele de maior tamanho, mas sim ressaltar a diferença absurda no tamanho do editores. (Ex.: ~3mb para ~80mb)É muita diferença cara, é intuitivo que um editor de tamanho muito maior irá conter um maior numero de ferramentas e opções.No exemplo que você citou (eclipse vs IDEA ), sua opnião realmente faz sentido, pois a diferença de tamanho não é tanta, entao nesse caso não dá pra julgar qual editor é melhor!!flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

thiagoaosAcho que ele não quis dizer que o melhor editor é aquele de maior tamanho, mas sim ressaltar a diferença absurda no tamanho do editores. (Ex.: ~3mb para ~80mb)É muita diferença cara, é intuitivo que um editor de tamanho muito maior irá conter um maior numero de ferramentas e opções.No exemplo que você citou (eclipse vs IDEA ), sua opnião realmente faz sentido, pois a diferença de tamanho não é tanta, entao nesse caso não dá pra julgar qual editor é melhor!!flw

cara não é nada intuitivo, pode ser até comum.E no exemplo que eu citei são 200 megas do eclipse com 60 megas de idea, você acha que 4x mais não é muito?E você acha que o eclipse com o WTP tem mais funcionalidades que o IDEA ou o NETBEANS do jeito que é baixado? Ou seja, ter um tamanho maior não significa ter mais funcionalidades, não significa ser melhor. Na maioria dos casos é o que acontece, mas tem muitas exceções.Só para constar abaixo, palavras do Fabio em um post mais acima.

nao tem como qualquer editor desses menor que 10 MB ser melhor

Posso não está sendo claro, mas espero que tenha compreendido o que eu estou querendo falar.Grato,Thiago

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo sua posição thiagoaos, mas tem haver sim tamanho e qualidade compare tamanho Win3.1, Windows xp, Windows Vista porque o tamanho vai crescendo?, porque as ferramentas vao aumentando, melhorando, consequentemente o tamanho tbm, por isso que falei um editor de 3mb pode ate ser bom como o caso do notepad++, mas nao tem como ele ter todos os recursos, muita gente confunde bom com bonito, recursos e funcionalidades sao outra coisa.

 

por isso os editores Zend, PHPedit, Eclipse sao grandes pois precisam para ter tudo que é necessario, coisa que um editor de 3mb nao vai ter.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo sua posição thiagoaos, mas tem haver sim tamanho e qualidade compare tamanho Win3.1, Windows xp, Windows Vista porque o tamanho vai crescendo?, porque as ferramentas vao aumentando, melhorando, consequentemente o tamanho tbm, por isso que falei um editor de 3mb pode ate ser bom como o caso do notepad++, mas nao tem como ele ter todos os recursos, muita gente confunde bom com bonito, recursos e funcionalidades sao outra coisa.por isso os editores Zend, PHPedit, Eclipse sao grandes pois precisam para ter tudo que é necessario, coisa que um editor de 3mb nao vai ter.

Fabio, se você for comparar o xp com o vista, ambos cabem em um cd. O vista você vê em dvd porém, porém ali tem as 4 ou 3 versões do vista, ultimate, business, home, não lembro se tem outra, mas cada versão dessa se for separar cabe exatamente em um cd, tirando alguns suporte a drives, ou seja, tanto o xp como o vista cabem em 1 cd.Se você se lembrar antigamente o xp era fornecido em 2 cds.Então, ambos cabem mesmo cd, praticamente mesmo tamanho.E outra, antes você estava falando do tamanho relacionando com funcionalidades, agora você está comparando com qualidade, são coisas diferentes.Nem sempre quando o tamanho aumenta a ferramenta tem mais funcionalidades, as vezes a pessoa só corrige bugs, muda o layout, e o tamanho aumenta, acrescentou funcionalidade nova? não.Agora me diga e os softwares que se mantem praticamente o mesmo tamanho? olhe o ubuntu.porque o ie7 são 12mb e o firefox são 5mb?Na minha opnião, tamanho não diz muita coisa.Bom, mas não vamos fugir do tópico.Eu ainda não encontrei uma ide ou editor perfeito para mim.Gosto muito de editores do estilo textmate, porém ele só tem para mac, editor com snippets (tipo templates) para html, php ..., criação de projetos, go to file eficaz e eficiente, colorize muito bom, não sei se tem autocomplete para php, acho que não, só snippets mesmo.Como ide, gosto do eclipse para java, já para php não gosto. o phpEd, eu gostei bastante porém quando eu testei tava com um bug na rolagem do arquivos do projeto que eu me extressei.tem o zend, que eu gostei também, testei a 5.0 acho que na epoca, porém ele estava duplicando os metodos no auto complete, não sei porque.Não curtir muito o visual dele, mas em termos de funcionalidades é muito boa, porém muita coisa que eu não uso, acesso a banco de dados prefiro usar um gerenciador por fora, svn uso o tortoise.hoje em dia estou testando o komodo, até o momento está numa boa, fora o problema dele expandir toda a arvore de todos os projetos.como editor rapido uso o notepad++, gosto muito dele.Um editor promissor é o Intype, para quem gosta de editores leves estilo o textmate, mas ele ainda está muito verde.http://intype.info/tem esses 2 editores também.http://www.blumentals.net/rapidphp rapid php 2007 e o phpEd da nuspherehttp://www.nusphere.com/products/phped.htmGrato,Thiago

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa pra la essa disculssao nao vai levar em nada gosto é gosto

 

e você ainda nao entendeu o que eu quiz dizer, se você quiser só pegar um editor desses de 3 mb e listar todos os recursos dele e pegar qualquer um desses tipo da zend e listar os recursos você vai ver qual tem mais e quais vantagens tbm e tudo isso que tem de diferença nao cabe em 3mb, ou você acredita que o editor de 3 mb tem mais recursos que o da Zend?

 

e sobre o firefox realmente ele é muito bom, mas você sabe que se quer mais funcionalidade você precisar baixar os plugins, e navegador nao foi um bom exemplo porque qualquer um pode fazer um navegador porque o lance é navegar

 

e falando de editores entra outras funcionalidades uteis

 

mas como falei nao to aqui pra convencer a você gostar ou nao de um editor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabio, eu entendi o que você quis dizer sim, você só não usou as palavras corretas.

Claro que de 3 para 100 megas é uma grande diferença, agora o que eu quiz dizer que tamanho não é um ponto a ser levado em conta para saber se tal coisa tem mais ou menos recursos, mais ou menos qualidade ...

o firefox pacote padrão e os outros navegadores tem as mesmas funcionalidades, navegar, leitor feed, abas ...

se estamos falando de tamanho, funcionalidade, qualquer exemplo de software pode ser citado.

não estou querendo que você me convença, eu uso editor pesado assim como uso leve, o fator ao qual eu entrei na discussão foi referente ao que você falou a respeito do tamanho. Citei exemplos de ide, navegadores e se quiser cito mais, que isso não é uma verdade, existe exceções e muitas.

 

Agora uma coisa eu digo, quando eu vou avaliar um editor, pouco me interessa o seu tamanho, para mim o que importa em primeiro lugar é a minha produtividade usando o editor, pode ele ser cheio de recursos ou não.

 

Não falei em nenhum lugar que um editor de 3 megas tem mais recursos que o Zend, falei que o tamanho não quer dizer nada.

Temos editor como o jedit que instalando alguns plugins se iguala em recursos ao eclipse com ruby rdt radrails e aptana. E é um editor de 4 megas mais os plugins não passa de 15megas contra o conjundo do eclipse uns 140 megas. O que você me diz? No jedit para rails eu tenho auto complete, tenho snippets, tenho docs, tenho console, tenho gerenciamento de projetos, tenho go to file, tenho controle de svn ... no eclipse com radrails a mesma coisa.

 

Tamanho não diz nada. Se você acha que sim beleza, cada um com sua opnião.

 

Há e já que você fala tanto do editorzinho de 3 megas, da uma olhada na página dele agora, e ver a sua nova versão, olha as funcionalidades, e pega o trial e testa, o auto complete está mais inteligente que o do zend, suporte a phpDocumentor, html, css, js, debug

 

da uma olhada http://www.mpsoftware.dk/phpdesigner_screenshots.php

 

 

E o que você me diz do phpEdit do WaterProof, o instalador dele da versão 2.10 são 32 megas exatamente.

 

bom, deixa queto.

 

Grato,

Thiago

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom vamos continuar com a disculssao sadia, voce mostra seu ponto de vista eu mostro o meu, nao tem nada de mais nisso :P/>

 

eu entendi seu ponto de vista se você entendeu o meu estamos quites.

 

mas para completar o que eu disse eu nao avalio um programa pelo seu tamanho, mas é pelo tamanho que começo avaliar, mas como voce mesmo disse o editor tem que ajudar o programador, eu mesmo ja disse para coisas rapidas uso o notepad++, e para projetos pesados uso o PHPedit ou zend, tem pessoas que baixa um editor simples de 3mb e fala ah gostei dele e achei ele melhor que todos, foi ai que eu postei falando que nao, porque muitos programadores nem sabe o que é debug, e outras funcionalidades, entao eles nao sabem avaliar direito e acabam indo só pela cara do editor, e deixo minha opniao ja testei varios editores inclusive o phpdesigner e o que mais gostei foi o PHPedit e Zend.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sei que esse topico ta discutindo sobre IDEs para PHP... mas gostaria de saber se alguem teria alguma que foc tipo o DW ... me refiro a ter suporte a autocompletar sintex coloring, e que de suporte a mais linguagens web... pq normalmente trabalho com PHP, HTML (tamplates), JavaScript e CSS... ai seria bastante util um programa que dec um suporte a essas linguagem, podendo trabalhar com elas ao mesmo tempo... tive testando o aptana porem qnd abri um arquivo um poco maior com varias linguagens juntas... ele ja se perdeu nas cores... ja não tava funcionando MT bem as funções... o Maguna eu ainda não consegui testar ele MT bem... assim como tb não consegui testar o notepad++ só consegui dar uma olhada por cima... mas ja vi q no notepad++ ele não mostra os parametros de funções... uma função MT util que eu encontrei no zend studio é o reconhecimento de funções criadas pelo programador... mesmo estas estando dentro de algum arquivo com include... isso eu gostei... mas infelizmente o zend dexa minha maquina BEEEEEM lentinha.. heheheh..fica a pergunta... alguem ai conhece um software que consiga cobrir essas necessidades?!valeu galera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tente o aptana, muito bom.www.aptana.comno site do eclipse pdt (ide de php), tem falando que na versão 1.0 da ide o aptana virá integrado, o que seria otimo ao unir uma poderosa ide para php com uma otima ide para webstandarts (html, css, xml javascript).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

otimos editoresmas ainda prefiro ver o erro no apache(a linha q contem o erro), usar a visualização do codigo-fontepelo firefox para buscar a linha com Ctrl+Le editar pelo bloco de notas ^^e as vezes uso um programa chamado PHPdesigner(geralmente quando faço alguma coisa que fiocu complicada de achar o erro)t+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal eu li este post e fiquei muito curioso em usar ide eclipse...baixei esse arquivo descompactei ele e executei o eclipse.exe eeeee.......nada... rrsnum abriu nadaqueria saber o que fiz de errado.. ou se precisa de mais coisas para funcinar isso ai beleza aguardo ah eu abaxei foi esse aquivo aqui oh pdt-all-in-one-S20070611_M1-win32

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal eu li este post e fiquei muito curioso em usar ide eclipse...baixei esse arquivo descompactei ele e executei o eclipse.exe eeeee.......nada... rrsnum abriu nadaqueria saber o que fiz de errado.. ou se precisa de mais coisas para funcinar isso ai beleza aguardo ah eu abaxei foi esse aquivo aqui oh pdt-all-in-one-S20070611_M1-win32

e ai galera procurando no google achie isso aqui vou tentar agora esta ai o linkhttp://www.php5.com.br/?php=_artigos/mostra&id_cat=63

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.