Ir para o conteúdo

Publicidade

Estatísticas do Fórum

• 0 Usuários ativos

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

Cursos Online iMasters
Foto:

Configurando uma rede com dominio no Windows Server 2003

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
209 respostas neste tópico

#1 junaooaks

junaooaks
  • Membros
  • 987 posts

Postado 26 janeiro 2007 - 10:26

galera sou novo no windows 2003 server

nao conheço nada,

preciso criar contas de usuario e da nivel de permissoes

a rede e de dominio

preciso muito de ajuda
  • 0

#2 Igor Yamashita

Igor Yamashita
  • Membros
  • 250 posts

Postado 30 janeiro 2007 - 14:35

Bom vamos começar....
Antes de tudo você deve saber exatamente como você vai dividir a sua rede, pois há várias maneiras de organizar-la.
Primeiro vamos as perguntas básicas:

Quantos computadores?
Quantos usuários?
Como você quer dividi-los? (ex: departamentos, setores)
Quantos servidores você pretende usar?

Um projeto de redes, mesmo que para teste devemos especificar qual será o ambiente no qual trabalharemos.
  • 0

#3 wilsoncrescencio

wilsoncrescencio
  • Membros
  • 478 posts

Postado 01 fevereiro 2007 - 09:06

puxa estou tendo o mesmo problema...
Igor...
São 46 computadores, 10 departamentos, 200 usuários
Já tenho um servidor pra internet... apenas 4 maquinas se beneficiam dele...
Agora preciso montar o servidor de dados que compartilhará a internet com os outros computadores.
  • 0

#4 Igor Yamashita

Igor Yamashita
  • Membros
  • 250 posts

Postado 01 fevereiro 2007 - 10:06

Vrigi morpheu!!! Com tudo isso da pra fazer um negócio bem dahora....
Vamos la....Primeiramente você vai ter que escolher uma máquina para ser o controlador de domínio. Ele precisa ter um sistema operacional server instalado. Se você tiver equipamentos para isso você pode rodar o Windows XP Professional nas estações e o Windows 2003 Server no servidor.
O Controlador de domínio pode ser tb o servidor de banco de dados, e podemos tb disponibilizar um computador como servidor de internet (esse quando formos configurar vamos precisar de ajuda pq naum manjo muito de Linux).
No servidor criamos um grupo no Active Directory para cada departamento e dividimos os usuários entre esses grupos.
O acesso a internet vai ser possível em todas as máquinas, mas para não liberar geral daremos acesso apenas a alguns usuários.
Temos que decidir tb sobre uma solução Anti Vírus....
Bem acho que da pra começar a rascunhar algo....O que você acha?
  • 0

#5 wilsoncrescencio

wilsoncrescencio
  • Membros
  • 478 posts

Postado 01 fevereiro 2007 - 10:15

Nossa brow... depois te passo minha alma... estava completamente cego... o cara q ia fazer isso se mandou... me deixou na berlinda... e com as férias terminadas... estou chapado de cabelo branco tentando resolver isso...

o servidor da internet q temos já é linux... e pra controlador de domínio temos um P4 com windows 2003 server...
Então to no caminho...
Vou criar os grupos e depois posto novamente aqui... como estou restrito a chave do departamento só vou poder fazer isso após o almoço... mas estando pronto... posto aqui e fico aguardando...
  • 0

#6 Igor Yamashita

Igor Yamashita
  • Membros
  • 250 posts

Postado 01 fevereiro 2007 - 12:05

beleza cara....qq coisa vai postando ai e eu vou tentando ajudar!!!
  • 0

#7 wilsoncrescencio

wilsoncrescencio
  • Membros
  • 478 posts

Postado 01 fevereiro 2007 - 13:25

instalei o windows 2003 server... mas não consigo criar nenhum grupo...
  • 0

#8 Igor Yamashita

Igor Yamashita
  • Membros
  • 250 posts

Postado 01 fevereiro 2007 - 14:39

você instalou o Server 2003 como controlador de domínio?
Para incluir grupos e usuários basta acessar a opção "Usuários e Computadores do Active Directory".

Vamos criar primeiro as unidades organizacionais. Podemos criar uma unidade com o nome da empresa e dentro dessa unidade criaremos outras OUs para armazenar as contas de usuários, e de computadores.

Dentro dessas unidades organizacionais começaremos a criar os grupos de usuários e usuários...
  • 0

#9 Edultra

Edultra

...Open Source Matters...

• Membros
  • 3.341 posts

Postado 01 fevereiro 2007 - 15:10

Olá Igor Yamashita vi que esta tentando ajudar o morpheu_negro entendo de servidores e sei que é meio complicado explicar passo a passo e onde no sistema deve ser configurado cada passo para tanto passei no seu e-mail uma apostila do windows server 2003 para poder dar apoio ao morpheu_negro sei atraves do seu post que ja tem todo o conhecimento para esclarecer as duvidas do mesmo, porem caso quiser passar para o mesmo ou outras pessoas acho que este conteudo é muito importante, morpheu_negro se quiser posso te passar a apostila via e-mail e se alguem quiser tambem, coloque o e-mail ou me envie um solicitando, consegui o conteudo no Baboo forum, conteudo o qual ja nao esta mais disponivel.

Att.

Edultra

edultra@gmail.com
  • 0

#10 wilsoncrescencio

wilsoncrescencio
  • Membros
  • 478 posts

Postado 01 fevereiro 2007 - 15:21

edultra... quero sim e a agradeço toda a ajuda fornecida tanto sua como do Igor...
Estou formatando a máquina que será meu servidor...
E muito obrigado a ambos

meu email wilson.antonio@gmail.com
  • 0

#11 Edultra

Edultra

...Open Source Matters...

• Membros
  • 3.341 posts

Postado 01 fevereiro 2007 - 15:41

Acabei de passar em seu e-mail, é sempre bom ter algo pra se basear e aprender, dai as duvidas voce consegue tirar mais facilmente aqui com o pessoal do forum, so nao se assuste com o tamanho do arquivo sao 178 paginas em pdf.

Att.

Edultra
  • 0

#12 Igor Yamashita

Igor Yamashita
  • Membros
  • 250 posts

Postado 01 fevereiro 2007 - 15:45

Edultra....valew mesmo pela apostila....muito bom o conteúdo. E como logo estarei prestando minhas provas para cetificação MCSE, isso vai me ajudar bastante!!!! O que você precisar só dar um toque, vou tentar ajudar no que for possível!!!

Ai morpheu....imagino o problema que você está tendo ai, por isso tentarei ajudar no que for possível...pode contar comigo!!!

Aos dois, se precisarem é só mandar que quanto mais cabeças pensando melhor
  • 0

#13 wilsoncrescencio

wilsoncrescencio
  • Membros
  • 478 posts

Postado 02 fevereiro 2007 - 07:01

Puxa Edultra, Igor... muito obrigado a ambos....
Vou dar uma estudada na apostila e volto a postar...
A ambos meus mais sinceros agradecimentos
  • 0

#14 wilsoncrescencio

wilsoncrescencio
  • Membros
  • 478 posts

Postado 03 fevereiro 2007 - 07:16

Bom... vou tentar explicar as coisas em q pé estão.
Tinhamos uma rede na administração funcionando com windows xp.... para 8 maquinas... a máquina de um dos usuários faz o papel de servidor de dados. Uma maquina de menor porte(acredito q um P100) sem drives a não ser um leitor de disquete faz a função de servidor de internet com Linux.
Um laboratório com 36 computadores Celerom foi montada para suprir as necessidades de pesquisa e troca de informações entre elas e as outras 8 da administração.
Um P4 foi comprado para ser o servidor de dados. A idéia original era que o funcionário q cuidava da rede monta-se esse servidor de dados também em Linux.
O Funcionário abandonou a casa por uma outra onde ganhará mais. Bom pra ele.
Pra mim sobrou a buxa de ter que montar essa rede... não entendo nada nem de Linux nem de Rede.
Me falaram que era mais fácil montar com o 2003 Server... a empresa comprou e eu instalei o bendito.
A partir daí começa o meu martírio.
  • 0

#15 wilsoncrescencio

wilsoncrescencio
  • Membros
  • 478 posts

Postado 03 fevereiro 2007 - 10:46

O manual do Eldutra é muito bom mas não vou ter tempo para estuda-lo, não agora...
Sendo assim segui algumas dicas do manual e as orientações do Igor e consegui esses resultados:
consegui (me corrija se eu estiver errado) criar o dominio Laboratório com o computador ServidorMaster
http://br.geocities...._br/imagem1.jpg
consegui enxergar um computador q faz parte do grupo Laboratório mas não do domínio (me corrija se eu estiver errado)
http://br.geocities...._br/imagem3.jpg
E Igor... consegui criar um grupo chamado ADMINISTRATIVA (me corrija se eu estiver errado), que pertence ao domínio Laboratório, coisa que antes eu não conseguia.
http://br.geocities...._br/imagem4.jpg
Como faço para esse computador (WILSON) fazer parte do grupo (ADMINISTRATIVA) para q possa possuir uma pasta que só o operador do computador Wilson tenha acesso a ela(através de login e senha), e uma outra pasta onde um sistema operacional possa ser compartilhado com todos os computadores da rede?
  • 0

#16 Igor Yamashita

Igor Yamashita
  • Membros
  • 250 posts

Postado 05 fevereiro 2007 - 07:58

Bom...vamos la
No seu caso poderíamos definir um domínio com o nome da empresa, e dentro do domínio estariam todos os computadores e usuários.
O computador designado como controlador do domínio armazenará todas as contas de usuários e computadores da rede, e outras configurações pertinentes.
O controlador de domínio deve ter a ferramenta Active Directory instalada, e utilizando essa ferramenta, começamos a dividir os departamentos, grupos de usuários, computadores, etc....
Sei que seu caso é grave mas vamos primeiramente definir a estrutura da sua rede para termos menos trabalho posteriormente, OK?!
  • 0

#17 wilsoncrescencio

wilsoncrescencio
  • Membros
  • 478 posts

Postado 05 fevereiro 2007 - 09:02

OK...
O computador que tem o Active Diretory é esse http://br.geocities...._br/imagem1.jpg
que eu chamei de ServidorMaster... um P4 com Windows2003 Server...
que faz parte do domínio Laboratório

Agora qual é o próximo paço?
  • 0

#18 Igor Yamashita

Igor Yamashita
  • Membros
  • 250 posts

Postado 05 fevereiro 2007 - 10:12

Ok...O domínio laboratório vai conter todos os outros departamentos certo?
Se sim tudo beleza vamos continuar...
Vamos agora fazer a divisão dos departamentos...
Quantos e quais são?
Para os departamentos você vai criar OUs (Unidades Organizacionais).
No Active Directory, clique com o botão direito do mouse sobre o domínio, selecione a opção novo e depois a opção Unidade Organizacional. você vai incluir uma unidade para cada departamento.
  • 0

#19 wilsoncrescencio

wilsoncrescencio
  • Membros
  • 478 posts

Postado 05 fevereiro 2007 - 11:53

Certo assim q eu cria-los entro em contato...
  • 0

#20 wilsoncrescencio

wilsoncrescencio
  • Membros
  • 478 posts

Postado 05 fevereiro 2007 - 13:34

feito... uma unidade para cada departamento.... e agora?
  • 0

Publicidade

/ins>