Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Periscuelo

ASP vs PHP

Recommended Posts

Na opnião de Vocês, qual a melhor linguagem de programação? ASP ou PHP? Quais são as vantagens e desvantagens de ASP e PHP quais são as vantagens e desvantagens? Alguém já programou ou programa nas duas linguagens? Quero a opnião dos amigos do fórum para tirar esta duvida, independente de preferencia de linguagem, mas a parte técnica mesmo. Gostaria de levantar alguns "por ques" de se usar uma ou outra lingua de programação. Claro que sabemos que um bom website ou sistema deve seu sucesso a uma boa programação feita e bem estruturada pelo programador. Mas gostaria da ajuda dos amigos para orientar até mesmo uma melhor solução para os nossos problemas não é mesmo? Afinal por mais parecidas que possam ser ASP e PHP são duas linguas que devem ter suas diferenças e viabilidades. Grato pela atenção de todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na opnião de Vocês, qual a melhor linguagem de programação? ASP ou PHP? Quais são as vantagens e desvantagens de ASP e PHP quais são as vantagens e desvantagens? Alguém já programou ou programa nas duas linguagens? Quero a opnião dos amigos do fórum para tirar esta duvida, independente de preferencia de linguagem, mas a parte técnica mesmo. Gostaria de levantar alguns "por ques" de se usar uma ou outra lingua de programação. Claro que sabemos que um bom website ou sistema deve seu sucesso a uma boa programação feita e bem estruturada pelo programador. Mas gostaria da ajuda dos amigos para orientar até mesmo uma melhor solução para os nossos problemas não é mesmo? Afinal por mais parecidas que possam ser ASP e PHP são duas linguas que devem ter suas diferenças e viabilidades. Grato pela atenção de todos.

Olha, eu programo nas duas linguagens, e acho que o ASP ele tem a vantagem de ter comandos mais explicitos, tipo, você lê o comando e entende mais ou menos o que faz o comando, algo como RESPONSE.WRITE que seria igual ao PRINT ou ECHO do PHP, acho mais intuitivo. Já o PHP, em acesso do banco de dados (Mysql) é bem mais rapido e para banco de dados grandes(como foruns), ele tem a vantagem em cima do mdb do Access. São linguagens muito similares, é dificil definir. O negocio é aprender as duas, quanto mais, melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você der uma procurada aí no forum achará diversos tópicos onde isso foi muito bem discutido...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PHP simular a ASP?? hehehehehe... :)

 

"Liga" pra Microsoft e pergunta pq a empresa deixou de desenvolver esta tecnologia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo Davicamarinha muito obrigado por sua opnião, deu pra ter um pouco de noção de diferenças entre um e outro.Amigo Prog, não sabia que a Microsoft tinha parado de desenvolver a técnologia ASP. Tem algum link ou matéria sobre isto?Qual a sua opnião entre as duas linguagens?Mais uma vez grato a todos pelas opniões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PHP simular a ASP?? hehehehehe... :)"Liga" pra Microsoft e pergunta pq a empresa deixou de desenvolver esta tecnologia.

Na verdade eles não pararam de fazer o ASP, só fizeram uma upgrade para o ASP.NET, que dizem ser mil vezes melhor e mais rapido de se programar do que o ASP original, eu não posso confirmar porque nunca programei em ASP.NET.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ASP.NET não é UPDATE do ASP, é uma tecnologia completamente nova... o ASP morreu na versão 3.0.

 

Lembrando que ASP não é uma linguagem, mas sim uma tecnologia... as linguagens do ASP são VBScript e JScript.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ASP.NET não é UPDATE do ASP, é uma tecnologia completamente nova... o ASP morreu na versão 3.0.Lembrando que ASP não é uma linguagem, mas sim uma tecnologia... as linguagens do ASP são VBScript e JScript.

Então, é o substituto, mataram o ASP e colocaram o ASP.NET no lugar, tanto que se você fizer todo o script em ASP e salvar como ASPX (que é o formato do ASP.NET) funciona normal, é como um amigo meu fala, ele é ASP.NET com alma de ASP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exatamente como o Prog disse, asp3 morreu e estancou, a microsoft investiu em .Net que é totalmente OO, já o php está sempre em evolução. Já em relação a sua pergunta eu digo o seguinte....nunca programei Php(tentei) e programo em Asp(vbscript). Bom, no asp você pode programar em vbscript ou jscript, é uma linguagem com comandos mais simples de identificar, a leitura no servidor é feita linha por linha, é dependente, na maioria dos casos, de componentes instalados no servidor e muitas vezes não tem instalado. Quem programa em visual basic ou visual basic for aplication tem facilidade no asp pois a estrutura da linguagem é quase uma cópia, só que asp não tem nada de OO. Mesmo com essas "dificuldades" acho que não existe melhor linguagem, existe a linguagem certa para o projeto a ser desenvolvido e claro o profissionalismo e aplicação do conhecimento por parte do desenvolvedor, mesmo que o asp tenha parado no tempo, ainda vai ficar por bons anos até os que tem sites em asp sairem migrarem pra outra linguagem, possivelmente muitos irão para o .net. Mesmo com a evolução da web 2.0 acho que vai ter mercado pra asp,php,vb(até o 6.0),delphi7(se não me engano o os superiores já são .net), cobol,cliper e muitos outros pois a microsoft investiu em web e desktop, lembrando que tem Java que faz uma briga acirrada com VisualStudio .Net

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ASP.NET não é UPDATE do ASP, é uma tecnologia completamente nova... o ASP morreu na versão 3.0.

 

Lembrando que ASP não é uma linguagem, mas sim uma tecnologia... as linguagens do ASP são VBScript e JScript.

Então, é o substituto, mataram o ASP e colocaram o ASP.NET no lugar, tanto que se você fizer todo o script em ASP e salvar como ASPX (que é o formato do ASP.NET) funciona normal, é como um amigo meu fala, ele é ASP.NET com alma de ASP.

 

Pode até funcionar, mas não é o fato de salvar um script ASP como ASPX que ele vai funcionar ou se comportar como tal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, é o substituto, mataram o ASP e colocaram o ASP.NET no lugar, tanto que se você fizer todo o script em ASP e salvar como ASPX (que é o formato do ASP.NET) funciona normal, é como um amigo meu fala, ele é ASP.NET com alma de ASP.

Cara, eu nunca testei, mas se você fizer um script em php e salvar .aspx, colocar em um servidor com suporte a php vai rodar normal.Acho que é só associar a extensão.Então, eu acredito que isso nao quer dizer que ASPnet é ASP ou algo parecido.Respondendo ao tópíco, antes de começar a programar eu pesquisei e me recomendaram o PHP porque o ASP foi descontinuado e não suporta poliformismo(coisa que ainda não sei o que é) e além disso o PHP é livre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ASP.NET não é UPDATE do ASP, é uma tecnologia completamente nova... o ASP morreu na versão 3.0.Lembrando que ASP não é uma linguagem, mas sim uma tecnologia... as linguagens do ASP são VBScript e JScript.

Então, é o substituto, mataram o ASP e colocaram o ASP.NET no lugar, tanto que se você fizer todo o script em ASP e salvar como ASPX (que é o formato do ASP.NET) funciona normal, é como um amigo meu fala, ele é ASP.NET com alma de ASP.
Vi sua mensagem após meu post acima....discordo totalmente com seu amigo pois Asp não é OO e aspx é OO. O fato de mudar a extensão não torna o arquivo em .net. Pra quem conhece .Net funciona basicamente assim, você desenvolve o site como se fosse programação desktop, usando eventos dos elementos e após finalizada a programação é compilado o site, nesse momento os arquivos são transformados em dll e as páginas aspx ficam vazias, apenas com um texto informando que foi compiladoPercebam o seguinte, apoio a programação asp, é a que mais me identifico e consigo grana, mas nem por isso deixo de critica-la pois sei das carencias e qualidades dela e de outras, espero que o pessoal do Php, .net e outros coloquem TAMBÉM os pontos negativos das linguagens que conhecem pois normalmente esse tipo de "discussão" o pessoal costuma baixar o sarrafo no Asp mas não olham para si mesmo e ver que não existe linguagem perfeitaCreio que esse tópico poderia ficar no dorum Outros pois é um debate abrangente, o que acham???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez grato a todos pelas opniões.

Amigo jonathandj muito obrigado pelos esclarecimentos. Temos muitas diferenças entre ASP e PHP pelo que pude perceber.

Postei este tópico aqui justamente por saber que muita gente que programa em ASP frequenta o fórum de PHP e para tirar duvidas. Não para criar polémicas sobre qual é o melhor, mas concordo com você que muita gente fala mal de ASP, mas não é para isto que postei este tópico. Não postei em Outros pois acho que o fórum de PHP é bem procurado e este tópico tem mais atenção. Se ficar em Outros provavelmente ele será esquecido. E a minha idéia é realmente colher o máximo de opniões possíveis. Por isto se não for atrapalhar o andamento do fórum pesso que deixe este tópico neste fórum de PHP mesmo. E agradeço muito pelas duvidas que você tirou a respeito de ASP. Acho que é sim um excelente debate se como você disse as pessoas passarem o ponto positivo e negativo de cada linguagem e ou técnologia.

Pesso a compreensão de todos para que este tópico continue saúdavel como está e possamos desfrutar do grande gamma de informações que ele está gerando.

 

Mais uma vez grato a todos pelas opniões e espero que continuem postando. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema do PHP é ser fácil demais. :)

hehehe...boa essa, mas no fim me senti um "burro" poruq antes de aprender asp tentei aprender php sozinho e não rolou heheheehpor sinal preciso reavivar essa ideia e aprender logo Php

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema do PHP é ser fácil demais. :)

Eu tentei aprender PHP, nao consegui, depois de aprender ASP que eu consegui a pegar o PHP e programar legal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif interessante a discussão...

estou começando, alias, tentando aprender PHP, pelo motivo de acesso mais rapido ao BD.

 

queria mesmo saber os pontos negativos do PHP....

e sei que ela tem.....

 

ASP, não sabia q tinha morrido... quanto tempo ela irá continuar??? quando ela irá desaparecer?? e ser substituida pelo .NET???

 

 

esse topico está bem interessante....................... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema do PHP é ser fácil demais. :)

Amigo Prog o PHP é "fácil" mas nenhuma linguagem é 100% perfeita, se não todos nós usariamos a mesma hehehe.Como explicou o amigo Davicamarinha tudo tem seu lado bom e ruim, ele falou alguns pontos positivos e outros negativos.Bom realmente para o programador é a linguagem da qual ele se identifica mais. Mas na realidade o que é legal para nós é saber de alguém como você que usa a tanto tempo o PHP aquilo que você gostaria que melhorasse ou se em ASP alguma solução é mais fácil do que em PHP. Essa é a minha curiosidade que alias você e muitos outros estão ajudando a matar.Mais uma vez grato pela atenção e opnião de todos http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif interessante a discussão...estou começando, alias, tentando aprender PHP, pelo motivo de acesso mais rapido ao BD.queria mesmo saber os pontos negativos do PHP....e sei que ela tem.....ASP, não sabia q tinha morrido... quanto tempo ela irá continuar??? quando ela irá desaparecer?? e ser substituida pelo .NET???esse topico está bem interessante....................... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

o tempo só o mercado que vai dizer, até hoje tem grandes empresas usando cobol. O asp ao meu ver não vai ser substituido mas sim as pessoas vão procurar a melhor tecnologia disponivel no momento de criar um site ou reformular um site feito em Asp. Supondo que uma pessoa tenha um site de portfolio feito em asp e queira migrar, possivelmente vá para o php, não haveria necessidade de uma linguagem mais robusta, agora um site corporativo, com muitos acessos, tanto feito em asp ou php, quando migrar a tendencia é ir pra .net ou java(isso se não surgir outra linguagem pra competir até lá). Resumindo, mercado vai ter rpa todos por um bom tempo, quem tiver mais conhecimento e estar constantemente atualizado nas linguagens que vai se dar bem nos negocios

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o tempo só o mercado que vai dizer, até hoje tem grandes empresas usando cobol. O asp ao meu ver não vai ser substituido mas sim as pessoas vão procurar a melhor tecnologia disponivel no momento de criar um site ou reformular um site feito em Asp. Supondo que uma pessoa tenha um site de portfolio feito em asp e queira migrar, possivelmente vá para o php, não haveria necessidade de uma linguagem mais robusta, agora um site corporativo, com muitos acessos, tanto feito em asp ou php, quando migrar a tendencia é ir pra .net ou java(isso se não surgir outra linguagem pra competir até lá). Resumindo, mercado vai ter rpa todos por um bom tempo, quem tiver mais conhecimento e estar constantemente atualizado nas linguagens que vai se dar bem nos negocios

 

 

legal...muito bom.......

 

 

 

esse topico ta de parabens http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.