Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Periscuelo

ASP vs PHP

Recommended Posts

O problema do PHP é ser fácil demais. :)

hehehe...boa essa, mas no fim me senti um "burro" poruq antes de aprender asp tentei aprender php sozinho e não rolou heheheehpor sinal preciso reavivar essa ideia e aprender logo Php
Estamos bem longe de nos tornarmos "burros" amigo jonathandj, muito pelo contrário, estamos adiquirindo graças a você e muitos outros mais conhecimento sobre ASP e PHP para analizarmos a melhor forma de se fazer qualquer script.Eu também tentei aprender PHP sózinho e não foi "fácil". Com ajuda de um amigo programador que me explicou algumas coisas das quais tinha muita duvida e com ajuda do fórum imasters hoje eu faço tranquilamente uma loja virtual em PHP.Fico muito contente de conseguir hoje programar da forma que programo pois eu comecei do zero, mas nem por isso acho que pode-se descartar simplesmente o ASP. O ASP.NET pode ser uma ferramenta mais interessante derepente para se trabalhar, como o PHP pode entrar no pário com o mesmo ou não. Por isso estamos debatendo este tópico.Mais uma vez imensamente grato pela sua opnião e a dos demais amigos do fórum.Continuem postando http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema do PHP é ser fácil demais. :)

Amigo Prog o PHP é "fácil" mas nenhuma linguagem é 100% perfeita, se não todos nós usariamos a mesma hehehe.Como explicou o amigo Davicamarinha tudo tem seu lado bom e ruim, ele falou alguns pontos positivos e outros negativos.Bom realmente para o programador é a linguagem da qual ele se identifica mais. Mas na realidade o que é legal para nós é saber de alguém como você que usa a tanto tempo o PHP aquilo que você gostaria que melhorasse ou se em ASP alguma solução é mais fácil do que em PHP. Essa é a minha curiosidade que alias você e muitos outros estão ajudando a matar.Mais uma vez grato pela atenção e opnião de todos http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif
Algo que acontece é o seguinte, o Php por ser open rola na web mais facil, então o "zé"(nome ilustrativo) cria uma classe em php que facilita o programador a enviar email, lança na web e todos tem. No asp rola diferente, usando o mesmo exemplo, o "zé" cria uma classe em asp para enviar email com o componente dele e fica só com ele, não há interesse em disponibilizar na web. Não existem sites onde concentram classes e funções escritas em asp, no php existe, a informação é difundida muito rápido no phpDetalhe.....servidor web em php é muuuuito mais em conta devido a licença da microsoft para o Asp, outro ponto positivo no php

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes do PHP eu programava em ASP, mas já tinha conhecimento em outras linguagens, como Pascal, C++ e Delphi, por isto não senti dificuldades em aprender, mas, no geral, ASP é sim mais fácil que PHP.

 

Como vocês mesmo já mencionaram, a linguagem VBScript é mais "legivel".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, o ASP possui os componentes que você pode instalar no servidor ASP e utilizar, acho que a vantagem é que esses componentes são feitos por outras empresas fora a microsoft e eles tem um manual muito completo, aonde facilita muito a programação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O PHP pode usar os mesmos componentes do ASP, embora eu não veja muita vantagem, mas, dependendo do caso, pode ser útil.

Como, por exemplo, acessar o banco de dados Access usando ADO no PHP.

 

ps.: isto só funciona quando o PHP roda no Windows.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, o ASP possui os componentes que você pode instalar no servidor ASP e utilizar, acho que a vantagem é que esses componentes são feitos por outras empresas fora a microsoft e eles tem um manual muito completo, aonde facilita muito a programação.

Bem lembrado, esse é um ponto muito forte, apesar de depender de componentes, estes geralmente são espetaculares no que se propõem e vem com manual, mesmo que ingles mas tem um bom manual....no php acho que manual das classes nem sempre rolaPS: o comentário de "burro" foi apenas uma brincadeira, não levem a sério pois todos temos limitações e podemos supera-las adquirindo conhecimento(é o meu caso, acho que hoje, se pegar o php e aprender sozinho rola numa boa até um certo nivel, sempre contando com a ajuda dos craques do php do iMasters rsrs)

O PHP pode usar os mesmos componentes do ASP, embora eu não veja muita vantagem, mas, dependendo do caso, pode ser útil.Como, por exemplo, acessar o banco de dados Access usando ADO no PHP.ps.: isto só funciona quando o PHP roda no Windows.

Neste caso a hospedagem será mais cara devido a licença do windows. E nem sei se o desempenho do php será tão bom no SO Win

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O PHP pode usar os mesmos componentes do ASP, embora eu não veja muita vantagem, mas, dependendo do caso, pode ser útil.Como, por exemplo, acessar o banco de dados Access usando ADO no PHP.ps.: isto só funciona quando o PHP roda no Windows.

Ta ai uma coisa que eu não sabia sobre PHP amigo Prog. Muito bom saber disto, apesar de a hospedagem ficar um pouco mais salgada se for necessário e a pessoa não tiver tempo de aprender ASP é uma boa saida.Saber que temos muitas opções tanto com PHP quanto ASP torna as opções diversificadas na horade escolher a forma de se desenvolver.Valew pela dica http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif É isso ae pessoal continuem postando para que possamos compartilhar estas informações com todosnossos amigos que possam estar indecisos em suas escolhas ou querendo optar por mais de uma formade programar, até porque na migração de sites precisamos saber sobre mais de uma forma de desenvolverscripts com certeza. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que...

 

Uma das grandes vantagens do PHP sobre o ASP é a portabilidade... ou seja, rodar ele aqui ou ali sem precisar alterar sequer 1 linha de código. Ou seja, se hoje você esta hospedado num servidor Windows e precisa migrar para um servidor Unix, não vai precisar fazer alterações no código, porém, se você estiver usando um recurso que só roda em plataforma Windows, você vai ficar preso a esta pelo resto dos tempos, ou até reescrever a parte do código que faça uso desta determinada tecnologia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que...Uma das grandes vantagens do PHP sobre o ASP é a portabilidade... ou seja, rodar ele aqui ou ali sem precisar alterar sequer 1 linha de código. Ou seja, se hoje você esta hospedado num servidor Windows e precisa migrar para um servidor Unix, não vai precisar fazer alterações no código, porém, se você estiver usando um recurso que só roda em plataforma Windows, você vai ficar preso a esta pelo resto dos tempos, ou até reescrever a parte do código que faça uso desta determinada tecnologia.

É verdade amigo Prog, realmente essa facilidade do PHP ajuda bastante. Mas ainda procuro mais vantagens de se programarem ASP pois mesmo tendo seus defeitos acho que é possível se desenvolver bons aplicativos com esta técnologia.Pessoal continuem postanto sobre as duvidas e as vantagens que temos em ASP e PHP pois quanto mais orientações tivermos melhores serão as comparações entre eles.Mais uma vez obrigado a todos e continuem postando http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

Bom, meus primeiros sites dinâmicos foram todos feitos em ASP, e o VBScript é uma linguagem com a qual me identifico até hoje. Tudo em VBScript é muito simples e bastante intuitivo, como disseram anteriormente.

No entanto, tanto ASP quanto PHP tem os seus problemas (visão de quem leva o desenvolvimento WEB como um hobbie apenas).

 

ASP aceita muito bem o Access, um Banco de Dados relacional, que tem uma interface excelente para a criação de tabelas relacionais e, na minha opinião, bate de 10 a 0 no phpMyAdmin (a vantagem do Access sobre o phpMyAdmin é a velocidade de construção e estruturação das tabelas, definição dos relacionamentos, facilidade de exportação, ou seja, tudo rápido, rápido, rápido e visual!

 

Já o mySQL, bastante utilizado com o PHP (mas pode também ser utilizado com ASP), é um BD mais difícil de ser manipulado, embora a velocidade de processmento sejam superiores aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) mais comuns utilizados com o Access (exceto o SQL Server). Diríamos, a grosso modo, que Access seria equivalente a phpMyAdmin (contrutores de tabelas), e o ADO/OLEDB equivalente ao mySQL (SGBD).

 

Bom, estou falando do Banco de Dados pois considero que isso também esteja relacionado a cada uma das "linguagens" propostas para discussão no tópico.

 

Agora, entrando propriamente nas vantagens e desvantagens de cada uma (são minhas opiniões apenas, ou seja, de quem leva o desenvolvimento como um hobbie e nunca fez curso algum ou algo parecido):

 

 

-- ASP --

Vantagens: A instalação é muito rápida e intuitiva (sem precisar ficar entrando e editando linhas de outros arquivos como php.ini, não requer ainda mover arquivos para outros diretórios. Pra quem está iniciando, os problemas e as dores de cabeça são muito menores!). Tem suporte a JavaScript; código intuitivo (VBScipt) sendo bastante fácil compreender qualquer código que você pegue e tente traduzí-lo. Possui ainda métodos específicos para manipulação do Banco de Dados (somente leitura, ponteiro só move para frente, etc...); possui funções muito (muito mesmo) reduzidas para paginações; possibilidade de evitar instruções SQL (para iniciantes ou amadores isso é uma boa!); existência de um arquivo chamado global.asa, que controla muito bem os login e logouts do site (bom para ver usuários on-line). Facilidade na manipulação de session() e aplication(), sem a necessidade de ter de incluir termos como session_start(), ou de definir cada variável de sessão de outras maneiras (não lembro o código!).

 

Desvantagens: É pago! Está incluído no CD de instalação do Windows e só esse nome já o torna um aplicativo um pouco caro. Requer componentes de terceiros (muitas vezes pagos também) para enviar e-mails e fazer uploads, por exemplo. Não possui, por padrão, suporte a outras plataformas ou para outros Bancos de Dados não Micro$oft. E o pior de tudo: Não está sendo atualizado!!!

 

 

-- PHP --

Vantagens: Atualizações constantes. É opensource, ou seja, grátis! Possui funções nativas para envio de emails e uploads, sem a necessidade de códigos de terceiros. Roda em várias plataformas. Funções para criptografação próprias da linguagem (como o md5 e outras). Alguns comandos são menores que o ASP, por exemplo, no ASP utiliza-se Response.write, enquanto no PHP apenas echo, ou print, como já foi dito anteriormente (economia de tempo e simplificação de comandos). Comandos curtos para conexão a Bancos de Dados.

 

Desvantagens: Número enorme de funções, que me deixaram no início um pouco perdido! Até hoje, preciso procurar no www.php.net para saber qual função eu necessito em um determinado instante. Há também um grande número de funções repetidas, que às vezes confundem e dificultam o aprendizado (como rand, mt_rand, dentre várias outras que mudam a cada atualização do PHP). Para paginações, é necessária toda uma lógica de programação, que consome várias linhas-de-código (umas 15 vezes mais que em ASP, mais ou menos). Não possui nenhuma função semelhante a aplication(), nem algum arquivo semelhante a global.asa.

 

Bom, existem vários outros pontos que eu ainda poderia referenciar e dificultaram ou facilitaram o meu estudo em cada uma das duas linguagens. No entanto, acho que outros usuários dirão outras coisas importantes nos posts a seguir.

 

Repito: Essa é a visão de quem leva, tanto ASP, quanto PHP, como hobbie!!!

 

Abraços a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo Klonder, com este tanto de informação se eu levasse programação em ASP e PHP

como hobbie tanto quanto você hoje eu já teria uns bons milhões no banco hehehehe.

Tirando de lado a brincadeira, este foi mais um excelente post de vários que já foram colocados.

Esclarece muitas diferenças não comentadas aqui até então. Este tópico está ficando cada vez melhor

e mais rico em informação graças a vocês.

É isso ae pessoal continuem tirando duvidas e dando exemplos para aprendermos cada vez mais.

Muito obrigado por mais este esclarecimento amigo Klonder e grato também a atenção de todos

que continuam enriquecendo este tópico. É isto ae. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, na minha opinião já mexi com ASP ha um tempo atrás e com certeza é mais "legivel".Diferente da maioria (penso eu), comecei pelo PHP e não tive dificuldades para aprender...Tempo depois fui mexer com ASP (por alguns meses), mas abri mão porque o PHP na minha opinião supera o ASP em diversos aspectos e eu me FAMILIARIZEI muito mais com o PHP, é questão de adaptação também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu Programo em PHP, C++, C e Java. E as coisas que eu não curto no PHP são:- OOP ( falta algumas coisas como por exemplo sobrecarga de funções e operadores, e por ai vai)- Tipagem fraca- Muitas funções que fazem a mesma coisa com nomes diferentes, quando uma sair fora vai ser problema na certa em atualizações de versões de PHP- O PHP4 ainda é muito usado, mas ainda bem que ele vai ser descontinuado.- Falta de uma biblioteca padrão com estruturas de dados como a STL do C++ ou Collections do Java. (Tem a SPL no PHP5, mas falta muita coisa no meu ponto de vista)- A comunidade que desenvolve o PHP não é tão grande quanto comparada a de outras linguagens.Vantagens:- PHP é bem mais rapido para programar do que JSP/SERVELTS- É livre - Para aplicações pequenas é uma ótima escolha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu Programo em PHP, C++, C e Java. E as coisas que eu não curto no PHP são:- OOP ( falta algumas coisas como por exemplo sobrecarga de funções e operadores, e por ai vai)- Tipagem fraca- Muitas funções que fazem a mesma coisa com nomes diferentes, quando uma sair fora vai ser problema na certa em atualizações de versões de PHP- O PHP4 ainda é muito usado, mas ainda bem que ele vai ser descontinuado.- Falta de uma biblioteca padrão com estruturas de dados como a STL do C++ ou Collections do Java. (Tem a SPL no PHP5, mas falta muita coisa no meu ponto de vista)- A comunidade que desenvolve o PHP não é tão grande quanto comparada a de outras linguagens.Vantagens:- PHP é bem mais rapido para programar do que JSP/SERVELTS- É livre - Para aplicações pequenas é uma ótima escolha.

Ta ai uma boa sugestão do amigo D. Martins para PHP centralizar melhor as funções e encrementar bibliotecas. Quanto as funções realmente o PHP é uma chuva de funções, mas acredito que eles não removem funções passadas justamente para evitar o desespero de alguns programadores com sistemas em PHP antigo, para que não tenham muitas vezes que reescrever os códigos. Acredito também que a comunidade de PHP tende a crescer mais. Não descartando também a adaptação como ja foi dito e reforçado pelo amigo Skyo.É isso ae pessoal mais uma vez grato pela atenção de todos e mais ainda por enriquecerem este tópico com informações valiosas. Continuem postando pois novas opniões serão sempre bem vindas.Um abraço a todos. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.