Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MiZinho

Quanto Cobrar?

Recommended Posts

Sei que talvez essa pergunta seja um tanto pessoal e talvez até anti-ética. Mas sou iniciante (pelo menos no que tange trabalhos para clientes grandes) na produção gráfica e tenho muita dificuldade em estabelecer preço aos meus trabalhos. Faço desde criação de logos a cartões de visitas. Mesmo que ninguém queira dizer seus preços... poderiam dizer a média dos preços cobrados.

 

Agradeceria muito.. valeu !!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MiZinho, ñ sei o preço do q você quer saber, mas minha humilde opinião diz q você deve avaliar o tempo q você levou para tal criação somados aos gastos com energia elétrica, internet, gastos q você já teve p adiquirir conhecimentos até chegar ao ponto de desenvolver uma criação, entre outros, até porque uma criação artistica envolve muitas coisas além da criação em si. Procure tbm avaliar o perfil de quem encomendou seus serviços e analise o quanto seu trabalho proporcionará de "lucro" ao seu cliente. E lembre-se, se sua criação é artística você deve ser o primeiro a valoriza-la!!! paiva junior Se precisar estamos ai!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o paiva disse tudo. O lance é esse mesmo. Some todos os seus gastos e não esqueça do lucro.

Uma coisa importante a acrescentar é o desgaste e a defasagem do computador. Mais dia, menos dia, você precisará de fazer um upgrade, uma manutenção, uma compra de um software, ou até mesmo a compra de um novo.

 

Valorize seu serviço! Não tire base da concorrência. O preço é você quem faz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

efata, não seria interessante publicarmos uma tabela de preços médio aqui e depois pedir que não sejam mais criados tópicos deste tipo?

abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

efata, não seria interessante publicarmos uma tabela de preços médio aqui e depois pedir que não sejam mais criados tópicos deste tipo?

abraços.

 

Caro aLx, a idéia não é ruim, mas com esse blog que indiquei creio que a questão se resolve. No momento não me encontro em condições de montar uma tabela desse tipo, dada a grande quantidade de variáveis envolvidas e a carência de tempo livre (você viu q ando meio sumido do all4pg né?).

 

Caso queira empreender essa idéia, você conta com meu apoio e qq dúvida estarei à disposição.

 

 

abs http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

talvez seja interessante para íris (dona do ifd) publicar a tabela dela aqui. vai saber...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que pesa na hora de cobrar é tempo que você perde em criação de briefing, analise de similares, analise da concorrencia direta, ou seja, coisas que todo bom designer com boa formação precisa fazer antes de começar a desenhar uma marca ou qualquer peça gráfica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este assunto sempre será discutido, tem que se cobrar o valor local, digamos que seu cliente quer fazer 1.000 cartões de visita, cobre o preço que é cobrado na região, agora a parte de criação é pessoal, você tem que por seus valores, sua arte, faça bonito para o cliente e cobre sem estrapolar... mas não vá se "prostituir", cobre por horas gastas, tanto em visita ao cliente, atendimento, briefing, gasto com energia, telefone... cobre por horas, desenvolva seu metodo de cobrança e faça isso mesmo, pesquise para saber quanto estão cobrando ao seu redor.

 

Boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse lance de cartão de visita é complicadíssimo.

Aqui em BH é uma média de R$35 preço para representante.

Muitos repassam a $50. Eu fico louco! Como que o cara satisfaz com $15. Isso ainda que, o cara pagou o "busão" para ir no cliente no mínimo umas 2 vezes (fazer o pedido e entregar).

Na minha gráfica sou obrigado a repassar esse valor por $80. Mas é uma arte "simples". Se o cara quer uma criação, são outros 500.

Sou obrigado a fazer isso, porque senão eu não pego nada, nada mesmo. Mas como faço uma média de 10 a 15 pedidos por semana, não é tão mal assim. Isso sem contar que não vou ao cliente, ele que vem à mim. Se quiser que entrega, que pague o motoboy.

 

Mas é muito diferente de uma criação. Normalmente não demoro 15 minutos para fazer a arte deste cartão. O cliente tem que me dar tudo mastigado. Escolhe um fundo do mostruário, um tipo de letra da lista de fonte, os dados a serem inseridos e sua logo. Se ele vem "a eu quero que você faz isso...assim...". É só me pagar.

 

Vejo muitas gráficas que fazem artes até bem elaboradas, para justamente pegar o serviço. Isso acaba com toda uma classe.

 

Acho que meu caso é diferente, pois como tenho uma gráfica eu não posso ficar querendo cobrar por toda "criaçãozinha" de panfleto, cartão ou qualquer impresso, se fazer isso, eu fecho. Só quando o cliente quer algo a mais. Aí sim. Ou até mesmo quando vejo que é um cliente que tem potencial e está abrindo uma firma nova, eu entro oferecendo a criação da logomarca e consequentemente a papelaria dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qt Cobrar?!?!?!

 

Vejam só esse caso:

 

Um colega meu q não está acostumado a fazer freela, me pergunta qt cobrar pra fazer um calendário no formato A3 pra igreja do bairro dele. Pensei comigo: "ele gera o calendário no Corel, aplica a foto da santa e dá uma trabalhada na arte... R$ 150,00" Se chorar muito faz por R$ 100. (claro q cheguei nesse preço devido a simplicidade do serviço e o "tamanho" do cliente).

 

Hoje eu pergunto: e ai, fez o cartaz? E ele: q nada, o cliente foi em uma "gráfica rápida" (Impressão Laser colorida em máquinas Xerox) e os caras fizeram a arte por R$ 20!!!!!

 

Ai fui fazer umas contas... Pro cara da "gráfica" é um ótimo negócio, ele cobra R$ 20 a "hora" de serviço, o cara q trabalha pra ele só sabe Corel, aprendeu em um cursinho qualquer de 3 meses e ganha no máximo R$ 500 por 6h de trabalho de 2ª a sábado, o q dá uma média de umas 200 h trabalhadas por mês.

 

Sendo assim a hora desse funcionário sai por R$ 5 (incluindo encargos trabalhistas), ou seja a cada "hora" cobrada de um cliente ele paga 4h trabalhadas do funcionário, sem contar a impressão a R$ 3 a folha A3.

 

Como vou concorrer com um preço desse? Simples, um cliente q acha q uma arte por R$ 20 vale a pena, não é cliente pra mim.

 

B)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caros DiMinas e leomitta,

 

essa é a realidade que nos deparamos aqui, pelo jeito a praga é nacional. Na real, todo mundo quer ganhar o seu, então daí surge a dificuldade em se padronizar valores, pois cabe aqui o famoso "cada caso é um caso". Eu mesmo tenho clientes que poderiam pagar o mesmo valor pelo mesmo serviço e às vezes a diferença chega a 50%, só pq um deles é cliente antigo e costuma fazer mais serviços comigo.

 

Esse lance de competir com as gráficas é complicado, em cartão de visita então piorou......na prática, muitas gráficas estão dando a arte pra pegar a impressão, ainda mais agora em início de ano.

 

Mas graças a Deus ainda conseguimos encaixar bons serviços, tá dando pra pagar as contas.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é basicamente uma prostituição da area, é como fazer sites, a agencia cobra uns 1500 reais no minimo para fazer, e tem cara q faz por 200 reais, e provavelmente o trabalho vai ser executado de forma duvidosa e o trabalho final vai sair uma caca, queimando a cara dos profissionais sérios da area, já que um curioso faz algo errado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que complica é estamos falando de duas classes de designer... o freelancer e o gráfico...

 

o designer que trabalha numa gráfica vai cair neste dilema, porque se cliente final procura diretamente a gráfica é porque ele não quer pagar o trabalho e os valores de uma agência, ou freela... e o mesmo precisa da impressão...

 

agora o freela ficar competindo com os preços do pessoal de gráficas rápidas e o resto, não rola... vai perder muito tempo e muito dinheiro.

 

ano passado, eu estava neste dilema, em baixar os preços para pegar os clientes, pois pelo menos eu tinha trampo e entrava uma grana... quando dei por mim tava fazendo jornalzinho formato 8 4x4 de supermercado com fotos pra recortar, por R$ 80,00

 

eu gastava uns 2 dias, bem trabahados pra ganhar R$ 80,00, eu estava tendo prejiizo, por que ainda assim os caras choravam os preços.

 

daí montei uma tabela de preços para atender as gráficas que me procuravam... e o que aconteceu? sumiram! porque o cliente final não aceitava pagar um valor x a mais só por causa de um "desenho que o cara colocô", um "dá um jeito ai", um "meu sobrinho também faz"

 

aí abri mão de vez... montei uma boa estrutura, e estou atrás de clientes grandes... onde dá pra cobrar um valor justo pelo trabalho. e eles não ficam chorando as pitangas.

 

E pessoal, so você sabe trabalhar mesmo, é competente, não está se aventurando... não se preocupe, faça contatos e os bons clientes aparecerão, pois serão indicados por outros bons clientes e até mesmo os clientes ruins que você já fez.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é o q eu estou fazendo, só trabalho pra cliente corporativo, e fechei parcerias com uma gráfica, 2 editoras e uma agência, posso até reduzir o valor um pouco pra eles, mas é compensado pelo volume de serviço e a certeza do pagamento.

 

apesar de não poder dispensar serviço, já disse "então faça com o mais barato" pra cliente que veio com uma contra-proposta de 40% do valor q pedi, e pra minha surpresa ele pediu pra dar um desconto de 10% e fechou comigo.

 

B)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que complica é estamos falando de duas classes de designer... o freelancer e o gráfico...

 

o designer que trabalha numa gráfica vai cair neste dilema, porque se cliente final procura diretamente a gráfica é porque ele não quer pagar o trabalho e os valores de uma agência, ou freela... e o mesmo precisa da impressão...

 

agora o freela ficar competindo com os preços do pessoal de gráficas rápidas e o resto, não rola... vai perder muito tempo e muito dinheiro.

Nosso amigo Shiper disse tudo. Este é meu dilema, não adianta eu entrar de cabeça no ramo de design, sendo que tenho a gráfica em primeiro plano. Então o que eu tenho que fazer, é um certo jogo de cintura, se o cara quer impresso ele terá impresso, se o cara quer criação, que ele pague pela criação. Já me submeti a trabalhar em uma outra gráfica de arte-finalista por R$ 400,00 e comissão de R$ 0,50 por arte-final aprovada. Mas o que tinha em mente era de adquirir conhecimento, fiquei 3 meses por lá, quando vi que não ia aprender mais nada além do que consegui aprender, casquei fora. O que eu fiz era sugar uma certa dose de conhecimento na minha área, mas fico triste em ver muita gente que conhece de edutoração gráfica indo ganhar um salário mínimo por falta de opção. E isso que acaba com o ramo tanto de gráfica, como das pequenas agências. Gráfica paga muito mal para um cara que tem um bom conhecimento em softwares gráficos. O salário não paga um curso para o cara se aprimorar.

 

 

E pessoal, so você sabe trabalhar mesmo, é competente, não está se aventurando... não se preocupe, faça contatos e os bons clientes aparecerão, pois serão indicados por outros bons clientes e até mesmo os clientes ruins que você já fez.

Muitos clientes já foram bater na porta de outra gráfica por causa de preço mais baixo. O que tem que fazer é não ligar, nem esquento a cabeça. Em 10 anos que tenho minha própria gráfica, muitos foram para a concorrência, mas com o tempo acaba voltando, pois tenho competência no que eu faço. Diferentemente de muitos aventureiros, que entra no ramo, cobra barato e não consegue manter aberto por um ano. Fecha a gráfica, some e deixa um monte de dívidas.

Como exemplo, outro dia mesmo, um cliente veio me falar:

- Olha, estou vendo que em outras gráficas tem um preço melhor que o seu...

Nem deixei o cara terminar a frase, parei com o que estava fazendo, levantei e disse:

- Ótimo! Vai para lá então. Você tem todo o direito de escolher e orçar com quem quiser, mas falar que meu preço está caro? Não meu amigo, desse jeito eu não trabalho! Eu tenho o meu preço e não me baseio pelo preço da concorrência para chegar no preço que o cliente quer. Quero ver se o concorrente, vai fazer as coisas no prazo de você quer (sempre com urgência), como você quer (com qualidade) e pagando como você quer (entrada e 30 dias).

Confesso, que fui estupidamente grosso com o cara. Mas pergunta se ele teve a coragem de fazer o serviço em outro lugar.

A gente tem que ter pulso firme e não deixar em hipótese alguma o cliente dar seu preço. Quem sabe o trabalho que dá para fazer o serviço é quem o executa e não quem o pede.

 

 

 

Off

Cadê o dono do tópico? Ele que começou...rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, cade o MiZinho que levantou este tópico e ñ participa das discuções????

 

Olha, acho q este lance de preços ñ é um problema tão grande assim para gerar todas estas respostas de cunho pessoal e q tomam variantes q podem alimentar esta discução durante meses, caso queiram, e não se chegar a lugar algum.

Acredito q há outros tópicos q poderiam ser mais explorados!

 

A questão é: se o cara é PROFISSIONAL (designer, gráfico ou freela) os valores de seus trabalhos já devem estar bem claros p si, pois se o cara lida todos os dias com clientes, gráficos, valores de impressos, custos gerados para criações e avalia os trabalhos de outros profissionais da área, por q ter dúvida do quanto vale seu trabalho já q a coisa é artística e você é quem vai ter q defender e valorizar sua criação ao cliente.

 

Agora eu compreendo por que alx sugeriu uma tabela média de valores!!!

 

afata já enviou um end. de um blog q resolve isso p quem ainda ñ é profissional (p mim esta questão já estava resolvida). Visitei o blog e realmente fuciona p quem ainda ñ se da conta da ARRISCADA profissão na qual esta se metendo.

 

Gostaria de humildemente sugerir aos moderadores q este tópico fosse retirado e suspenso ("pendurado" ) com outro título (Quanto cobrar? por exemplo) e DESTACAR o end. do "BLOG CONTADOR"(hehehehe!) sugerido pela efata já q este tipo de tópico desvia atenção de membros e moderadores e deixa outros tópicos mais importantes para segundo plano ou até esquecidos.

 

A minha bem intencionada opinião diz q deveriamos dar mais atenção aos tópicos relacionados a questões tecnicas e teóricas. Espero ñ ter sido um pouco arrogante... é q tive uma dúvida tecnica e vi q muitos passaram pelo meu tópico e poucos tentaram ajudar e agora vejo este tópico (que nem tem muito a ver com os temas postados nesta área de interesse) cheio de "participações" fiquei um pouco decepcionado. É isso!!!

 

Um abraço a todos e estou a dispocição! Paiva Júnior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.