Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

O Arquiteto

Java x Delphi?

Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Sou programador em Delphi e Visual Basic à mais de 10 anos, mas agora vou desenvolver meu primeiro aplicativo em web e escolhi a linguagem Java, comprei o livro "Como Programar em Java" da Deitel e comecei a ler.

 

A minhas perguntas são: As duas linguagens são muito diferentes? A troca compensa na opnião de vocês?

 

Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São um pouco diferentes sim (até porque delphi e vb são linguagens estruturadas,enquanto java é oo).

Como você já tem certa experiência (e mesmo que não tivesse),digo que compensa sim!Os cursos de java que fiz estavam lotados de caras que usavam delphi!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta proust, estou evoluindo no estudo do Java e estou cada

vez mais empolgado. Adorei a ídéia da JVM e principalmente dos applets, acho

que é mais seguro, além de possibilitar a multiplataforma.

 

Abraço à todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica para você que quer desenvolver aplicativos java para a web é estudar as seguintes tecnologias:

Tomcat - Servidor de aplicação para criar aplicações web baseadas em jsp e servlets

Struts - padrão de projeto baseado em MVC(Model View Controller) este padrão funciona para você dividir sua aplicação em camadas, como por exemplo: camada de dados(para acessa e registrar as informações no banco de dados), camada de controle(usada para você definir os objetos de negócio) e camada de visualização(usada para você visualizar as informações do sistema). Quando você usa um desenvolvimento baseado em um padrão MVC, fica mais fácil de você fazer atualizações pontuais sem ter que mudar as outras camadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Arquiteto.

 

Bom, primeiro parabens por optar pelo Java, que é um linguagem gratuíta e sua sintaxe, embora seja parecida com a linguagem C, ela e de fácil escrita, além é claro de ser multiplataforma.

 

Diferenças entre VB, Delphi e Java.

 

O Visual Basic é uma linguagem estruturada, só que é tão somente orientada a Eventos, o seu compilador não incorpora os objetos dos componentes que porventura voce utiliza no seu projeto, por isso, voce deve não só gerar o executável como também gerar um pacote de instalação separado, incluindo todas as bibliotecas dos componentes.

 

O Delphi já é melhor do que VB, pois além de ser estruturado, é também parcialmente orientado a objetos, na compilação do projeto, é incorporado no executável, todas as classes dos componentes que por ventura voce utilizou no projeto, assim sendo, não precisa criar o pacote de instalação. O Delphi, na sua versão 7, incorpora as bibliotecas do Kylix para projetos multiplataforma, entretanto uma vez desenvolvido em uma plataforma, somente nesta plataforma rodará.

 

O Java foi desenvolvido com um slogan "Write once, run everywhere - Escreve uma vez, rode em qualquer lugar", ou seja, o seu compilador de primeira mão compila o código fonte em um código binário intermediário independente de plataforma, chamado de ByteCodes, esse código é interpretado pela máquina virtual Java ou Vitrual Java Machine que fica instalado em cada sistema operacional específico, essa máquina virtual java nada mais é que os JRE (Java Runtime Enviroment) que incorpora o seu compilador "Just-in-time", que faz uma interpretação para o código nativo daquele sistema operacional específico. Há alguns desenvolvedores Java que afirmam que essa interpretação nada mais é do que uma recompilação dos ByteCodes para o código nativo do sistema operacional onde se encontra rodando o seu projeto.

 

Se voce pretende desenvolver aplicações para Web em Java, então ai vai uma dica sobre diferenças entre usar Applet e Servlet.

 

1º) Applet: É uma aplicação praticamente idêntica a uma aplicação desktop, ou seja, voce desenvolve essa aplicação com uma interface gráfica utilizadas pelas bibliotecas GUI (Graphical Users Interface) do Java que são as bibliotecas AWT e SWING. A única diferença que os Applets, ao invés de ser carregado e rodado pelo sistema operacional da máquina, eles são carregados pelos Browsers de Internet e rodados dentro de suas interfaces gráficas. Os Applets tem vantagens com relação a sua seguração, porém ele tem suas desvantagens com relação no tempo de trasmissão e carregamento pelos Browsers na rede, isto é, dependendo da banda da sua rede.

 

2º) Servlet: É uma classe Java sem interface gráfica que controla todos os contextos de Internet (Application, Session, Request e Response), onde praticamente recebe dados de uma página JSP (Java Serve Pages) e envia a resposta para outra página JSP ou até mesmo para a própria página JSP que enviou os dados. E tudo isso combinado com um aplicativo gerenciador de banco de dados, tal qual o Apache Tomcat, sua aplicação Web fica mais rápida e segura, pois o que é retornado ao cliente é uma página estática JSP. Existe também interfaces gráficas para web tais como o Java Serve Faces, onde o NetBeans 6.5 já disponibiliza uma palheta de componentes para esta interface.

 

Em resumo: O Delphi sempre foi uma ferramenta muito boa, tanto até que o utilizo até hoje para aplicações desktop que exigem pouco tempo de desenvolvimento, pois o Java em seus editores tais como NetBeans e Eclipse ainda carecem de uma gama de componentes, inclusive os componentes de conexão com os bancos de dados, entretanto, nas demais referências, a linguagem Java sem dúvida é a melhor opção do mercado no momento, por ter mais uma vantagem, além da multiplataforma, que é ser de uso gratuíto.

 

Um abraço.

Jorge da Silva Abreu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.