Ir para o conteúdo

Publicidade

Estatísticas do Fórum

• 0 Usuários ativos

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

Cursos Online iMasters
Foto:

Bloquear Tabela

• Por favor, faça o login para responder
4 respostas neste tópico

#1 RGarbeloto

RGarbeloto
  • Membros
  • 7 posts

Postado 07 julho 2009 - 20:05

Tenho um sistema desenvolvido em Delphi 7 com banco SQL Server 2005 Express conectado através de ADOTables. Uso uma tabela chamada SEQUENCIA, que armazena o número do documento da última venda. Quando mando salvar uma venda nova o sistema pega o número da última venda na tabela SEQUENCIA, acrescenta 1 e salva o número da nova venda na tabela SEQUENCIA para depois salvar a venda.
O problema é que quando é usado mais de um terminal, ao tentar gravar na tabela SEQUENCIA é apresentada a seguinte mensagem:
"A linha não pode ser localizada para atualização. Alguns valores podem ter sido alterados desde que foram lidos pela última vez"

Alguém pode, por favor, me ajudar?

Desde já agradeço
  • 0

#2 Chrnos

Chrnos

Analista Programador

• Membros
  • 1.518 posts

Postado 08 julho 2009 - 00:02

Exatamente em que momento você quer bloquear a tabela? O Sql server tem comandos próprios para bloqueio de tabelas e linhas de registros (TABLELOCK e ROWLOCK se não me engano) para que você possa fazer updates e bloquear os registros até que o BD libere o acesso. Já tentou utilizá-los?

[]'s
  • 0

#3 RGarbeloto

RGarbeloto
  • Membros
  • 7 posts

Postado 08 julho 2009 - 00:41

Exatamente em que momento você quer bloquear a tabela? O Sql server tem comandos próprios para bloqueio de tabelas e linhas de registros (TABLELOCK e ROWLOCK se não me engano) para que você possa fazer updates e bloquear os registros até que o BD libere o acesso. Já tentou utilizá-los?

[]'s

Eu queria bloquear a tabela através do componente ADO. Estes comandos que você citou devem ser do próprio SQL, não é? Eu estou começando a trabalhar com o ADO e o SQL Server e não conheço todos os recursos, ainda. Vi um outro artigo que fala sobre as propriedades CursorLocation e CursorType do componente ADOTable. Não sei se tem alguma coisa a ver com o que estou tentando fazer...
  • 0

#4 Avatar

• Membros
  • 53 posts

Postado 09 julho 2009 - 11:25

O que tá acontecendo é que você está tendo um problema de concorrência nos registros da tabela. A melhor solução é o que o Chronos sugeriu. Tu vai ter que dar um lock na tabela enquanto estiver usando ela para não ter erro de alguém chegar neste meio tempo, abrir o registro e atualizar.

Apropósito, só por curiosidade, este erro dá sempre? Acho que se tu usasse ela apenas no evento BeforePost da tabela tu não teria este erro com frequência. A não ser que ocorressem MUITOS, mas MUITOS cadastros simultâneos nesta tabela...
  • 0

#5 RGarbeloto

RGarbeloto
  • Membros
  • 7 posts

Postado 09 julho 2009 - 12:15

Bem, este erro dá sempre, sim. Como esta tabela é acessada por vários usuários ao mesmo tempo e o tempo todo, o que acontece é exatamete isso, a concorrência pelo acesso à tabela é muito grande.
Encontrei alguns artigos na internet sobre como configurar os componentes ADOTable e fiz algumas alterações:
Coloquei a propriedade CursorLocation em clUseServer, a propriedade CursorType em ctStatic e a propriedade LockType em itPessimistic.
Instalei o programa no cliente para fazer alguns testes e deu certo.
Vou aguardar mais uns dois dias pra ter certeza de que não vai dar mais nenhum problema e coloco o resultado aqui.
Por enquanto, agradeço demais a atenção e a ajuda de vocês.

Um grande abraço.

É, pessoal, o problema continua! Em uma fraqüência menor, mas continua. Tentei vários tipos de combinação dos componentes ADO. Talvez o problema esteja por aí. Meus componentes estão configurados da seguinte forma:

ADOConnection: CursorLocation = clUseClient
						 IsolationLevel   = ilReadCommitted
						 Mode			   = cmReadWrite

ADOTable........: CursosLocation = clUseServer
						 CursorType	 = ctStatic
						 LockType		 = ltPessimistic

O código, no momento do acesso à tabela é o seguinte:

TbSequencia.Open;
	TbSequencia.Edit;
	TbSequenciaVendas.Value := TbSequenciaVendas.Value+1;
	TbSequencia.Post;
	EDNDoc.Text := FormatFloat('000000',TbSequenciaVendas.Value);
	TbSequencia.Close;

Algo que eu acreditava ser tão rápido que não precisaria de travamento, pois eu fazia isso com Paradox sem problema algum...
Vi alguma coisa a respeito de Triggers, Stored Procedure, Relacionamentos, não sei se seria o caso, também, pois não entendo quase nada e tive que pular de cabeça no SQLServer porque o Paradox estava dando muitos problemas à medida que o sistema foi crescendo.

Mais uma vez agradeço a atenção.

Editado por quintelab, 11 julho 2009 - 19:27 .
Adicionado BBCode Code

• 0

Publicidade

/ins>