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Vendedor: saiba como fazer uma apresentação perfeita...

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1 resposta neste tópico

#1 hinom

hinom
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Postado 22 fevereiro 2010 - 08:43

Vendedor: saiba como fazer uma apresentação perfeita...

Parte I
Qual o tempo ideal?

Pesquisas realizadas por emissoras de TV mostram que 20 minutos é o máximo que as pessoas suportam ouvir alguém falar sobre um determinado assunto.

Steve Jobs, da Apple, considerado uma dos maiores comunicadores da atualidade, sempre começa suas apresentações indo direto ao ponto. Ele afirma que depois de 18 minutos, os níveis de atenção tendem a cair drasticamente.
Bem, já que você não tenha a sua disposição todo o arsenal que uma emissora de TV tem para prender a atenção do público. E não é ainda uma celebridade tão desejada de ser vista e ouvida pelos clientes, você deve estar se perguntando qual o tempo ideal para um vendedor apresentar seu produto: 17 minutos!
Assim como na TV uma apresentação de vendas também tem um tempo ideal, depois disso as pessoas começam a perder o interesse. Instala-se o tédio, o cliente lembra-se de outras coisas que podia ou devia estar fazendo e não ouve mais com atenção.
A solução disso é colocar mais impacto no período de 17 minutos, quando tem a melhor chance de conseguir fechar a venda. Como é que se faz isso? Não se falando mais rápido e sim apresentando melhor.


Série: Crescimento Profissional
fonte: Newsletter Semanal, Palestrante Prof. Menegatti
http://menegatti.srv.br/

#2 hinom

hinom
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Postado 22 fevereiro 2010 - 08:46

Parte II
Utilize auxílios visuais


Alguns vendedores usam pastas surradas, que utilizam em todas as apresentações. Em vez de trabalhar maciamente, passam metade do tempo virando páginas e murmurando: “Isso não vai interessar vocês.”, “Não temos mais esse modelo”, “Onde está o produto que eu queria mostrar?”

Sua apresentação para ser eficaz deve atuar em três áreas, segundo Tom Hopkins:

1. Quem é você e sua empresa: numerosas pessoas acham que todas as empresas são iguais. Um bom auxílio dá-lhe a oportunidade de elogiar sua companhia e este é o momento de mostrar o que sente. 2. O que você fez: muitas vezes as pessoas baseiam suas decisões sobre o futuro no que aconteceu no passado.
・Inclua histórias de bom atendimento, de problemas resolvidos com rapidez, manutenção eficaz da sua empresa, entrega rápida e pontual e sua apresentação vai se tornar mais confiante.・Inclua feedback´s dos seus clientes gravados com seu celular e baixados no seu computador. Deixe-os prontos para exibir, caso precise[/list]3. O que você vai fazer por eles: os auxílios visuais, dizem aos clientes que benefícios receberão depois que possuírem seu produto ou serviço. Uma ilustração vale por mil palavras quando se quer transmitir impacto emocional.




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