Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jackson Dias

Tradução colaborativa de tutoriais/dicas

Recommended Posts

Que bom pestor.

Agora é começar a garimpar o material pela web para iniciarmos as traduções.

 

Se já tiver algo em mente Gulias...

 

Abraços.

 

Então, eu estava imaginando que um livro entraria em domínio público nos Estados Unidos depois de 50 anos da primeira publicação, o que permitiria livros publicados até 1961, mas dei uma revisada e vi que o prazo mudou para 70 anos, e não da publicação mas do falecimento do autor. É igual no Brasil... E na europa há países onde o prazo é de 80 anos...

 

Isso reduziria a opção para livros publicados no fim do séc XIX ou início do séc. XX.

 

Deve haver muitos poucos livros de desenho nessa situação, e se houver, devem ser mais teóricos por causa da dificuldade de publicar livros com ilustrações nessa época.

 

Mas, na medida do possível, vou dar uma vasculhada pra ver se encontro algo interessante, de preferência com exercícios práticos, mesmo que não seja um livro completo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou péssimo em inglês e tenho pouca paciência para traduções. Prefiro colaborar como venho fazendo até aqui, divulgando links de tutoriais e dicas de desenho.

 

 


Então, eu estava imaginando que um livro entraria em domínio público nos Estados Unidos depois de 50 anos da primeira publicação, o que permitiria livros publicados até 1961, mas dei uma revisada e vi que o prazo mudou para 70 anos, e não da publicação mas do falecimento do autor. É igual no Brasil... E na europa há países onde o prazo é de 80 anos...

Isso reduziria a opção para livros publicados no fim do séc XIX ou início do séc. XX.

Deve haver muitos poucos livros de desenho nessa situação, e se houver, devem ser mais teóricos por causa da dificuldade de publicar livros com ilustrações nessa época.

Mas, na medida do possível, vou dar uma vasculhada pra ver se encontro algo interessante, de preferência com exercícios práticos, mesmo que não seja um livro completo.

 

Tem muito livro antigo de desenho de boa qualidade. Vocês poderão encontrar Livros Grátis de Desenho que eu mantenho na Central e Quadrinhos. Não postei esse tópico aqui no Fórum por falta de tempo... e também porque eu pretendia organizar melhor os links, estão todos misturados ali.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não postei esse tópico aqui no Fórum por falta de tempo... e também porque eu pretendia organizar melhor os links, estão todos misturados ali.

 

 

Se preocupa não, fique a vontade para organizar/postar de acordo com o seu tempo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Encontrei alguns tutoriais de excelente qualidade. Vou postar aqui para nao cair no esquecimento.

 

http://www.rural-route-one.com/drawing-trees-4b.htm

http://www.dianewrightfineart.com/drawing-landscapes-1.htm

http://www.mooresartgallery.com/tutorials.html

 

Se tiver alguem disponivel e voluntário que possa traduzir, fique a vontade. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.