Ir para o conteúdo

Publicidade

Estatísticas do Fórum

• 0 Usuários ativos

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

Cursos Online iMasters
Foto:

[Tutorial] Render Rápido com VRAY by Thi Lima

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
6 respostas neste tópico

#1 Thi Lima

Thi Lima
  • Membros
  • 216 posts

Postado 14 setembro 2010 - 22:27

LINK EXTERNO: http://thilima3d.wor...ttings_rapidos/

Olá pessoal a minha intenção neste novo tutorial é ajudar a todos os que trabalham com vray a fazerem seus testes de render. Quem nunca se perguntou: “como fazer um render rápido no vray?”

Estou passando minha setagem de render preview, é um preset bem low mesmo que gera bastante serrilhado e serve apenas para se ter um render muito rápido, otimizado, onde se é possivel visualizar modelagem e iluminação sem perder tempo. Eu não utilizo o vray RT para minhas prévias, pois como alguns ja devem ter testado/notado ele não tem todas as funções como displace, bump nem dof (dof aparecerá no rt 2.0) então utilizando estes settings eu consigo um render melhor que o RT e em menor tempo muitas vezes, e com todas as texturas, displaces, etc aparecendo na cena

Espero que ajude a todos. Em breve postarei outros tutoriais que abordarão cada uma das abas de settings do vray render que ajudará e muito a entenderem o porquê de cada setting que veem por ai em tutoriais de 3D online.

Imagem postada

***Clique na imagem para abrir em alta qualidade

Alguns comentários adicionais:

1 – reparem que eu utilizei um tamanho de render 1200×649, que eu considero um tamanho não muito grande e ao mesmo tempo suficiente para se notar os detalhes do vray render

2 – Eu sempre utilizo o “vray frame buffer” ativado principalmente por ter o region render e o render que segue a direção do mouse, estas duas tools facilitam e muito quando se necessita de um render prévia bem rápido. Para quem ainda não conhece a fundo esta ferramenta veja meu outro tutorial detalhado aqui

3 – Na aba “vray global switches” é possivel desativar algumas coisas que também pesam no render como por exemplo displacement, reflexos e diminuir subdivisions dos vray materials. Outra função legal é o override material que é perfeito para testes de render, só precisa colocar um material no espaço do override (quando ativado) para que este seja aplicado a todos os objetos da cena sem maiores complicações. Se ainda não conhece bem o vray global switches clique aqui para ver meu tutorial completo.

4 – estou utilizando win7, 3D studio Max 2010 e vray sp5 64bits
Não esqueçam de salvar seus presets de render, eles podem ajudar e muito quanto a questão é prazo. Para salvar basta clicar em SAVE PRESET como indicado na imagem abaixo:

Imagem postada

Depois é só escolher o nome do seu preset e pronto ele estará sempre disponível na janela dos presets. A pasta padrão onde ficam os presets é a pasta de seu projeto que você ajusta em: CUSTOMIZE > CONFIGURE USER PATHS… Mas a pasta padrão dos presets do meu 3dstudio max fica em:
C:/Arquivos de programas/Autodesk/3dsMax2010/renderpresets/
ou em
..//meus documentos/3dmax/renderpresets/

Inclusive é possivel repassar seus presets para seus amigos. Eu fiz o upload deste meu preset, quem quiser poderá baixar aqui gratuitamente.
Clique aquihttp://www.megaupload.com/?d=TZJJPNTV
Para carregar os presets eu aconselho primeiro colocar o arquivo (.RPS) na pasta correta, para deixar tudo organizado e depois só precisa dar LOAD PRESET, encontrar o arquivo rps e pronto.

Imagem postada

IMPORTANTE:

* Eu trabalho com LWF, ou seja linear work flow, que significa fazer uma alteração do gamma do 3D Studio Max de 1,0 para 2,2 (explicando simplificadamente), provavelmente o meu preset carregará algumas dessas setagens, portanto fique de olho em sua aba COLOR MAPPING, talvez seja necessário adaptar à sua cena deixando ao color mapping que está acostumado a utilizar.

** Outra possível alteração será desativar o Gamma / Lut correction. Para isso você precisa ir até: Customize>Preferences>Gamma and LUT e desativar o “Enable Gamma/LUT correction”

*** este preset que fiz upload está com o tamanho da imagem 1800×973 mas vocês podem alterar para o tamanho que desejarem.

Acho que é tudo, espero que ajude…
Abração,

Thi Lima
  • 0

#2 Pantoja

Pantoja

パントジャ

• Membros
  • 12.962 posts

Postado 15 setembro 2010 - 00:30

VRAY é baita de um render e você explora-o ao máximo e isso faz toda a diferença.

Otimo tuto mano THI.

Abraços
  • 0

#3 Thi Lima

Thi Lima
  • Membros
  • 216 posts

Postado 15 setembro 2010 - 12:27

valew pantoja... segue na 3d1 tbm o link...

espero que seja útil pra galera

http://www.tresd1.co...p=568177#568177
  • 0

#4 Patrique

Patrique
  • Banidos
  • 0 posts

Postado 17 setembro 2010 - 11:29

Muito bom tutorial, para eu que estou testando 3D vai ser útil.

[]'s

#5 Thi Lima

Thi Lima
  • Membros
  • 216 posts

Postado 19 setembro 2010 - 08:55

legal... precisando de mais algum help não deixe de postar, as vezes posso solucionar com um novo tutorial que ajude o pessoal com mesmas dúvidas
  • 0

#6 Jackson Dias

Jackson Dias

Está escrevendo uma mensagem...

• Moderadores Globais
  • 6.289 posts

Postado 27 setembro 2010 - 12:40

E ai Thiago, baum?
Parabéns pelo tutorial.
Sempre são bem-vindos =)

:thumbsup:

Editado por Mário Monteiro, 10 novembro 2011 - 09:15 .

• 0

#7 Thi Lima

Thi Lima
  • Membros
  • 216 posts

Postado 08 outubro 2010 - 16:22

vlw rapaz em breve estarei postando novos tutos... abraçs
  • 0

Publicidade

/ins>