Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Batista Neto

Botão Google plusone no fórum iMasters

Recommended Posts

Eu estava evitando postar aqui para não promover discussão, mas resolvi postar meu ponto de vista na íntegra.

 

Não vou mencionar ninguém, portanto não entendam esse post exclusivamente como minha opinião pessoal.

 

A primeira coisa a se compreender é: O fórum iMasters é uma comunidade.

 

Entendido o #fato do fórum ser uma comunidade, meu ponto de vista é muito simples:

 

 

Esse é Fulano:

 

fulano.png

 

De que adianta Fulano ter conhecimento ?

 

fulano-sabe.png

 

Ou Fulano ter muito conhecimento ?

 

fulano-sabe-mais.png

 

Se Fulano é sozinho ?

 

fulano-sabe-mas-e-sozinho.png

 

Se eu tenho um carro e dou esse carro para alguém, apenas esse alguém ficará com o carro.

 

Quando eu tenho esse conhecimento e dou o conhecimento para alguém, nós dois teremos o conhecimento.

 

É esse o conceito de todos os recursos sociais que foram adicionados ao fórum: Facilitar ao máximo o compartilhamento de conhecimento.

 

Vejo constantemente pessoas dizendo que fórum X ou fórum Y possui informações sobre alguma coisa; O mais interessante é que constantemente vejo as mesmas pessoas dizendo a mesma coisa.

 

Qual o motivo disso ?

 

Simples, nós compartilhamos conhecimento.

 

E se um fórum X ou Y também tem conteúdo é porque alguém lá também compartilha conhecimento.

 

Quando mantemos o conhecimento para nós mesmos, ele fica restrito.

 

Já pensaram no que aconteceria com uma comunidade que não compartilha conhecimento ???

 

É muito simples, ela deixaria de existir; E não estou dizendo apenas sobre comunidades de tecnologia não, qualquer sociedade que não compartilha entre seus participantes o conhecimento adquirido pelos seus membros deixaria de existir.

 

Quando facilitamos o compartilhamento de conteúdo estamos garantindo a existência dessa comunidade.

 

Para aqueles que estão pensando: "Eu não uso Facebook, Twitter ou redes sociais"

 

Tudo bem, não usar é um ponto de vista pessoal e você tem o direito de não querer utilizar.

 

Mas pense que, ao clicar em um botão "+1" ou "Curtir" ou "Tweet" você está fazendo seu papel social, mesmo não usando redes sociais, você está dizendo às pessoas que você gosta e considera, ao clicar nesses botões, uma coisa muitos simples:

 

"Poxa, eu gostei desse conteúdo, ele me trouxe mais conhecimento, e acho que seria muito legal se você fosse conferir"

 

Agora, se você não tem ninguém que você considere a ponto de compartilhar conhecimento, só tenho uma coisa a dizer:

 

Muito triste isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o +1, acho ótima a ideia, e assim que o google lançou esse sistema, o forum já tem, isso é estar na vanguarda.

Muito Bom.

Parabéns ao pessoal que cuida dos bits e bytes que fazem nosso querido forum funcionar.

 

Sobre o caminho que o anuncio tomou, vejo que todos os que se expressaram, tem razão em algum ponto no que falou, não estando assim, totalmente certos ou errados.

Vejam:

Assim como o forum que tem várias coisas a serem melhoradas, o Brasil também tem e nem por isso pode-se parar tudo para consertar o que está ruim para somente depois adotar as novidades.

Continuando a traçar paralelos com a vida "mais real" (porque tudo é vida real a partir do momento que isso é de algum modo parte de sua vida), notemos:

 

Pessoalmente, não sou muito fã das diversas redes de relacionamentos existentes hoje em dia, mas as uso, seja por ser uma forma mais facil de entrar em contato com pessoas distantes, seja por isso agregar mais conhecimento seja profissional ou pessoal (cultura a mais, nunca é demais)

 

Embora possa ter uma posição contraria a algo como entrar na rede social x ou y, a maioria das pessoas que acessam a internet no Brasil e no mundo, acessam então o desejo individual é suplantado pelo coletivo.

Pessoalmente, sou contra a Copa no Brasil, muito dinheiro está e será desviado com as obras, mas a maioria da população aprova a Copa no Brasil por vários motivos, então a minha posição pouco conta.

 

Ao sermos resistentes a alguma novidade que surge estamos sendo um pouco antagonicos tanto na profissão que escolhemos quanto naquilo que usamos como busca de conhecimento / aperfeçoamento / divulgação de saber (mesmo que seja um "eu sei").

Trabalhamos ou somos curiosos em tecnologia e é onde temos novidades todos os dias, nas mais diversas areas, e se falarmos "não gostei / não uso" para esta ou aquela novidade, ficaremos defasados e seremos passados pra trás por aqueles que sabem como usar a novidade.

 

Listas de discussão por e-mail, foruns, redes sociais com suas comunidades, todas são formas de compartilhar o saber e aparender mais.

Sou do tempo que se acessava bbs para estar mais informado sobre as novidades e desde então tudo só foi crescendo, ampliando, facilitando.

O que antes era um "parto" para saber, hoje em 2 tweets já se sabe, e o melhor, nada é tão dificil de se aprender ou resolver.

 

Uma solução fantastica escrita em russo pode ser traduzida num portugues razoavelmente compreensivel em segundos por aqueles que não dominam a lingua.

 

E assim vamos.

 

O google +1 servirá daqui algum tempo para sabermos quando pesquisamos algo se aquele resultado é ou não relevente ou se merece uma olhada mais de perto.

E ao ter como resultado um post, topico, artigo, etc.. onde várias pessoas clicaram no +1, isso ajudará aquele que procura por uma informação séria e relevante.

 

Podemos dizer "Ahhhhh mas isso não interessa pra mim, estou sempre atualizado na minha area de atuação" Ponto para você, mas e se por algum motivo você precisa ficar afastado de sua area ou surge algo novo e desafiante que ainda não sabe ? Não será mais facil saber que algumas informações exibidas como resultado serão mais dignas de sua confiança do que outras ?

 

Sou a favor de todas as novidades implantadas até agora, pois de alguma forma visam o beneficio da comunidade que usa / habita aqui.

Galerias não é util para este ou aquele membro ?

Mas para outros é util, e servirá como uma especie de portifólio virtual para aquele membro cheio de talento que está começando agora e não tem grana para hospedar num site proprio ou não saca o suficiente de ingles para colocar num site gringo, então sabendo que a Imasters é o maior portal de tecnologia da informação em lingua portuguesa do mundo, porque não oferecer isso aos membros ?

 

Blogs não é legal ? Depende, é uma forma muito interessante de expressar seu conhecimento / pensamentos relativos a ti num portal como a Imasters.

 

"Ahhh mas tem muita coisa que precisa ser melhorada" Verdade, tanto no forum, que usa um sistema de terceiros e por não ter sido a propria equipe da IM que o escreveu, algumas alterações são mais lentas de serem feitas, pois é preciso ter certeza que não afetará de algum modo o que já funciona. E mesmo testando, alguns efeitos colaterais surgem, como os apontados por ti, Elektra, em outras postagens.

Tudo o que é postado no forum é lido e é repassado para aqueles que podem resolvar o que foi postado, por isso temos essa "cadeia de comando", onde cada um tem uma função e cuida de algo.

 

O fato de não ter seu post respondido, não significa que não está sendo providenciado o conserto disso, mas ao ler seu post, não posso responder que é um problema simples e já está sendo resolvido, quando pode não ser tão simples assim.

E quem pode resolver, pode não responder tão pronta e rapidamente quanto gostariamos, pois precisa testar e ver onde está a causa do problema.

 

Assim como na vida off-line, tem muita coisa que precisa ser melhorada e não depende somente de nós, uma volta pelas ruas a caminho do trabalho ou no bairro onde moramos, já vemos coisas que precisam ser feitas, então o que podemos fazer é ir na prefeitura / Cia eletrica e aguardar o retorno deles.

Algumas coisas são feitas rapidamente, outras demoram um pouco mais para serem feitas.

Assim como no forum.

 

Sobre a falta de conteudo, todos são livres para publicarem artigos / topicos explicando algo, etc... Desde que seja algo criado pela pessoa que está publicando, não existem problema algum.

O problema está em copiar conteudo criado por outra pessoa sem autorização da mesma e postar como sendo seu.

 

A equipe de moderação não é ativa ?

Pode-se até ter essa impressão, mas as areas mais movimentadas do forum sempre estamos acompanhando para ver seu andamento e em todas verificamos se existe a necessiade de mais moderadores ou a colocação de um moderador para cuidar somente daquela sessão que está aos cuidados de toda a equipe de moderação atualmente.

 

Note que assim como a resposta dada por outro membro para uma pergunta feita, é algo voluntário, toda a equipe que cuida de alguma parte do forum também o faz de forma voluntária e nem sempre dispomos de tempo para responder de pronto a algo que foi perguntado.

As vezes o volume de serviço cresce, e temos de nos focar nele, as vezes adoecemos, precisamos dar atenção a esposa, filhos, e o forum deixamos para "daqui a pouco" mas vamos sempre na medida do possivel cuidando e com muito carinho do forum.

 

Compartilhar é saber

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei a discussão muito boa, quase toda ela bem argumentada e com sugestões, isso é muito importante.

 

Mas como essa não é uma área pra ficar discutindo e sugerindo, se alguém quiser pode abrir um tópico lá em Sugestões, Críticas, Comentários para, aí sim, aprofundarmos mais a discussão.

 

Existe também a MP, caso alguém tenha alguma dúvida e queira entrar em contato através dessa ferramenta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala galera, beleza?

To voltando pro fórum depois de um longo tempo fora e é muito bom ver a evolução.

Concordo sim que o IMasters deveria incluir os botões do Plus, do Tweet, do Face, do Orkut, do... rsrs.

Esta é uma comunidade de tecnologia, que engloba assuntos de tecnologia! Nada mais justo e adequado do que seguir essas tendências.

 

...

Mas pense que, ao clicar em um botão "+1" ou "Curtir" ou "Tweet" você está fazendo seu papel social, mesmo não usando redes sociais, você está dizendo às pessoas que você gosta e considera, ao clicar nesses botões, uma coisa muitos simples:

 

"Poxa, eu gostei desse conteúdo, ele me trouxe mais conhecimento, e acho que seria muito legal se você fosse conferir"

...

Lembrou muito bem João! Você pode não gostar (ou não dispor de tempo) de manter perfis atualizados nas redes, porém clicando nesses botões você cumpre teu papel social e com certeza estará auxiliando alguém que busca algo parecido.

 

 

...

só depende de nós usarmos bem

...

Mário, não precisa dizer mais nada.

 

Falow!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.