Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Prado

Assassinando o idioma

Recommended Posts

Olá pessoal do iMasters :)

 

Tentando voltar ao fórum vou iniciar com um artigo sobre a língua portuguesa como influência direta no design.

 

 

Eu estava há algum tempo pensando em voltar mas ainda não havia conseguido um tempo para isso. Hoje consegui e fui visitar os fóruns onde eu participava ativamente antes de precisar me afastar. Logo de cara já vi uma enorme quantidade de erros gramaticais, que por mais que a pessoa entenda a ideia que o outro quer passar, não deixa de causar um desconforto na leitura.

 

Abaixo segue um artigo do Leonardo Laruccia, colunista do blog Choco la Design, onde o mesmo trata deste tão importante assunto, que por muitas vezes deixamos passar: a falta de atenção quanto aos erros gramaticais.

 

Olá! Estão todos bem? Espero que sim.

 

Para começar, a motivação para escrever o post de hoje surgiu de duas coisas: minha indignação com aqueles que se dizem comunicadores e não sabem utilizar, corretamente, a língua portuguesa. E, também, da importância do domínio do idioma para a transmissão da mensagem.

 

Quando digo que fico indignado, não estou julgando aquelas pessoas que, por ventura, comentem erros por falta de atenção e, sim, aquelas que cometem erros, explicitamente falando, bizarros, tanto de concordância quanto de gramática, vocabulário etc.

 

Seria compreensível se esses equívocos fossem cometidos por alunos em formação. Mas, não, muitos profissionais, que possuem uma grande exposição, assassinam a gramática diariamente e a sangue frio. Ainda bem que Ruy Barbosa viveu em uma época que não havia essas novas formas de compartilhamento de mensagens, como Twitter, Facebook etc., pois, certamente, ele enlouqueceria.

 

Alguns exemplos de erros mais comuns são:

 

“Fulano, manda essas coisas PARA MIM fazer.”

“CONCERTEZA, vou estar lá!”

 

“DES DE que eu nasci…”

“Isso é ENTRE EU E VOCÊ.”

 

Eu poderia listar esses erros até amanhã.

 

Pois bem, como vocês devem saber, eu acompanho diversos blogs, de diversos assuntos e escritos pelas mais diversas pessoas. E, uma coisa eu lhes digo com a mais absoluta certeza: Os erros mais graves estão naquele cujos assuntos principais são design, direção de arte e publicidade.

 

Mas, por que isso? Sinceramente, eu não sei. Isso é ilógico, pois, como comunicadores, a principal função é saber comunicar. Porém, se não se tem o domínio das palavras, como alguém poderia tentar persuadir uma outra pessoa?

 

A mensagem, em todas as suas formas, para que alcance seus objetivos, deve ser transmitida sem ruídos. E uma das principais causas de ruídos é a construção errada e/ou confusa de textos.

 

Jamais, lê-se NUNCA, publique qualquer tipo de texto ou comentário em ambientes profissionais, sem que você tenha a absoluta certeza de que aquilo esteja certo.

 

Por outro lado, eu, particularmente, não sou muito adepto às abreviações. Porém, se utilizadas em um contexto informal e encaixadas perfeitamente em uma construção, não vejo tantos problemas.

 

O poder da palavra é impressionante. Um certo filósofo, que eu não me recordo o nome, disse: “Quem detém o domínio das palavras, detém, também, o poder sobre os outros.”

 

Saber se comunicar, em qualquer profissão e, principalmente, na nossa, é de gigantesca importância. Portanto, aumente seu vocabulário, leia livros, e, principalmente, busque se atualizar.

 

No mais, nada mais. =D

http://chocoladesign.com/assassinando-o-idioma

 

 

O que o autor diz é extremamente correto. Se nós enquanto designers temos o objetivo de informar/comunicar, como podemos negligenciar o uso correto do português?

 

Erros por descuido ou falta de atenção são normais, afinal, quem nunca erra? No entanto, é interessante sempre fazer uma verificação em todo e qualquer texto antes de ser enviado, a fim de buscar por possíveis erros.

 

 

Enfim, espero que todos pensem melhor no assunto :)

 

Abraços

João Prado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E pior que isso nem tem a ver só com Design. Tem cada "causo" que, pelo menos eu, vejo em PHP que putz! Chega a arder a vista. :lol:

 

Eu não sou o melhor falante da língua e talmbém não escrevo estritamente correto, mas faço o melhor que posso, afinal, uma má fluência de palavras gera dificuldades de diálogo.

 

Tem até um texto que circula algumas salas de Entretenimento em outros fóruns, que vi anos atrás, onde o autor vai assassinando a língua aos poucos, removendo palavras e letras pouco utilizadas, trocando letras por outras de fonemas similares e no final junta tudo num texto só.

 

Bem engraçado. Penas que nunca mais vi esse texto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também não sou um exímio falante da nossa língua, mas tento sempre me expressar da melhor e mais correta forma.

 

É extremamente importante saber se comunicar, já que sendo um prestador de serviços você tem que manter um contato formal com seu cliente.

 

O uso correto da língua portuguesa pode fazer a diferença na escolha do cliente por você ou por seu concorrente, além de todos os outros fatores também, é claro :)

 

 

 

Abraços

João Prado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito boa sua postagem João Prado.

 

Assim como vocês disseram, =), eu também não sou um exímio comunicador quando o assunto é falar "certinho". Más sempre que posso procuro ler livros e me atualizar, de modo que eu possa cada vez mais aprimorar minha comunicação verbal.

 

Responda:

1. Pra mim, falar certo é fundamental.

2. Para eu, falar certo é fundamental.

 

Na opnião de vcs qual das frases acima está correta?

1? 2? ou nenhuma das duas? porquê?

 

Valew maninhos!, abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A primeira pois o mim/eu não é encarado como sujeito, sendo a primeira oração apenas um complemento para a segunda. Não sei explicar exatamente o correto, mas acredito ser isso hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu disse que não era um exímio falante, disse pra valer. No dia a dia, a velocidade e a quantidade com que nos comunicamos informalmente é tamanha que fica difícil para quem não convive intimamente com a língua de falar certo.

 

Vez ou outra acaba saindo um "pra mim fazer", mas acontece. Já na escrita eu me garanto.

 

Quanto à perunta do WilliamS, o correto seria a primeira, afinal, de acordo com a norma culta, após as preposições emprega-se a forma oblíqua dos pronomes pessoais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também acho ridículas algumas coisas que vemos aqui no fórum, uma das vantagens do google Chrome é que faz correções simples de gramática (exibe os erros quero dizer). Outra coisa que vejo muito é "são muita coisa" problemas com plural são bem frequentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, to vendo que o pessoal aqui é afiado no portuga...

a perguntinha fiz mesmo pra ver se vcs caiam na "pegadinha". EX:

Se não tivesse a "virgula ali" a frase pra mim falar certo é fundamental..... estaria errada... sendo que a correta seria a frase 2... bom "parabenzes" ai pessoal kkk....

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, sempre é legal que venham as melhoras para uma melhor comunicação.

 

Acredito que a melhor forma de comunicação é aquela que o receptor entenda o que o emissor está passando.

 

Parabéns pela iniciativa amigo João Prado.

 

Abração,

 

Jackson Dias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito boa sua postagem João Prado.

 

Assim como vocês disseram, =), eu também não sou um exímio comunicador quando o assunto é falar "certinho". Más sempre que posso procuro ler livros e me atualizar, de modo que eu possa cada vez mais aprimorar minha comunicação verbal.

 

Responda:

1. Pra mim, falar certo é fundamental.

2. Para eu, falar certo é fundamental.

 

Na opnião de vcs qual das frases acima está correta?

1? 2? ou nenhuma das duas? porquê?

 

Valew maninhos!, abraços!

 

Resposta certa é a 2 porque

não é "mim não fala" e sim "eu não falo"

Não sou bom em portugês, mas é sempre bom treina-lo no dia a dia quando se está escrevendo algo na internet, não há melhor forma de treinar a lingua do que escrevendo e praticando.

Até mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lendo as citações do artigo do Leonardo, estava escrito "concerteza", as vezes eu usava isso e nem sabia.

 

Eu também não sou muito bom na escrita do português, mas sempre tento deixar sem erros gramaticais, talvez, nesse meu post, deve existir algum erro. ASUHHUAES

 

Muito bom esse artigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa iniciativa João Prado!!!

 

Caracaaa...eu não era muuuuito boa no português,até eu criar verganha na minha cara e mudar radicalmente!!!

:rolleyes:

 

...Mas hoje em dia não tenho tantos erros ortográfico...kkkkk....

hó nunca cheguei aos extremos hein...como tantas pessoas por ae!!!:closedeyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sou um que não tenho paciência pra ler texto sem pontuação e com erros gramaticais esdrúxulos.

Fora que hoje em dia é só ligar o corretor ortográfico do navegador que fica meio difícil escrever errado mais do que 20% do que se escreve...

 

Ninguém precisa conhecer toda a norma culta da língua, mas no mínimo se expressar de maneira inteligível.

Tá, às vezes dói meu útero ver o cara trocar 'ç' por 's', 's' por 'z', etc., mas é compreensível. Eu vivo escrevendo palavras erradas, mas aí eu paro, penso e corrijo (essa eu ia escrevendo com 'g' ahsushashuas) e só depois envio.

 

Não custa nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.