Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Evandro Oliveira

Sobre "semântica"

Recommended Posts

Fala pessoal!

 

Bom, conforme recomendado pelo Vinícius aqui, iniciei um novo tópico para levantar um debate sobre o conceito de "semântica"

 

Antes de expor o meu lado, gostaria de ler algumas opiniões. O que entendem, o que acham que é, pra que serve, quais os benefícios e quais as desvantagens. Porque aplicar, porque não aplicar, quando aplicar, quando não aplicar e, principalmente, quais as fontes foram utilizadas para estudos e embasamento.

 

Agradeço a colaboração e participação de todos que disponibilizarem um tempinho para enriquecermos nosso conhecimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Semântica (do grego σημαντικός, sēmantiká, plural neutro de sēmantikós, derivado de sema, sinal), é o estudo do significado.

 

Fonte:Wikipedia

 

Semantica na área de desenvolvimento web(que é o nosso caso), é voce saber o significado das coisas, pra que e aonde usar.

Um site semanticamente correto, utiliza os elementos da forma correta, por exemplo, tabela para mostrar dados tabulares, div pra layout, etc...

Só vejo vantagem em fazer um site semanticamente correto, pois imagine voce construindo uma casa, usando os materiais de forma incorreta, usando vidro para fazer a porta, pedra pra fazer a janela, pano para fazer o telhado, nao ficaria nada certo, certo? :grin: , é a mesma coisa na web, se voce nao usar os elementos(materiais) para oque eles foram criados, seu site ficaria uma bagunca, nao ficaria do jeito ideal.

Porque aplicar? pois voce estará fazendo oque é certo e usando os "materiais" da forma correta, e sempre, sempre use.

 

 

Pra finalizar eu digo, fazer o site semanticamente só vai te trazer vantagem, pois além de você ter menos problemas, você vai estar conhecendo melhor cada aspecto de cada elemento e sabendo oque usar pra cada situacao.

 

Fonte de estudo:várias(livro, forum...)

 

Caso queira estudar sobre o assunto recomendo esse livro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente resposta. Na teoria não há o que acrescentar. Mas falta prática.

 

Veja, o meu propósito não é criar mais um dos muitos tópicos como este ou este. E sim montar uma base de conhecimento como esta.

 

A vontade de discutir sobre semântica surgiu ao ver um curto debate sobre a semântica da solução apresentada, quando falavam apenas de CSS!!

 

Como dito na citação da Wikipedia, semântica é o estudo de significado. CSS não agrega significado a nada! CSS apenas trabalha a apresentação dos elementos.

 

Eu posso aplicar semântica a uma markup desenvolvida com tabelas e agregar mais significado do que uma markup de um iniciante em tableless que nada mais é que uma sopa de DIV's.

 

Se eu crio o cabeçalho da minha markup com THEAD eu estou sendo semântico. É um elemento que foi concebido para descrever um cabeçalho e dentro dele está indo... um cabeçalho!! Arrisco dizer que consigo com tabelas a mesma flexibilidade e o mesmo resultado final - visual - que qualquer um seria capaz de montar em tableless.

 

Por este motivo, mantenho em aberto os questionamentos sobre vantagens e desvantagens. A ilustração via "construir uma casa colocando portas no lugar de janelas" explica perfeitamente o conceito, mas não é aplicável na prática. Eu veria e saberia quando uma casa foi construída colocando-se uma porta no lugar da janela, talvez até mesmo ela não parasse em pé, dependendo da estrutura. A questão é que quando se usa elementos HTML onde outros seriam mais apropriados, é perfeitamente possível conseguir o mesmo resultado.

 

Gostaria de exemplos práticos de vantagens.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, você tem razao, na pratica é possivel se fazer o uso de tabelas, mas como foi dito anteriormente, você estaria conseguindo usar tabela mas nao estaria usando para oque foi definida, ou seja, um uso semanticamente incorreto, eu acredito que, você pode fazer de outras formas que você consegue, mas quando se faz algo semanticamente correto isso facilita na manutencao, pq por exemplo pego teu codigo e vejo um monte de tabela, como em minha mente se passa a informacao de que tabela é usada pra mostrar resultados tabulares e coisas parecidas entao logo penso:"nossa, porque ele tá usando tabela pra fazer layout, oque sao esse monte de tr's e td's ", é mais facil você visualizar por exemplo:<div id="topo">topo</div> doque <table id="topo" border="0"><tr><td>topo aki</td></tr>.

 

Quando se cria um site você tem a opcao de utilizar elementos de maneira semanticamente incorrreta', isso é totalmente possivel, mas isso acarretará em dificil clareza do codigo e dificil entendimento na hora de dar manutencao pro exemplo, agora se você fizer de maneira semanticamente correta, tudo se torna mais claro, legivel e facil.

 

Um exemplo pra prática é, você tem que chegar em determinado lugar e tem várias ruas que te levam até lá, você pode pegar uma rua extensa que vai dar varias voltas até chegar ao destino(semanticamente incorreto), o pode pegar o caminho mais curto e chegar ao destino rapidamente(semanticamente correto), acredito que esse exemplo se aplique.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.