Ir para o conteúdo

Publicidade

 Estatísticas do Fórum

  • 0 Usuários ativos

    0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

Cursos Online iMasters
Foto:

A máquina que fotografa até mesmo os objetos escondidos

  • Por favor, faça o login para responder
2 respostas neste tópico

#1 Motta

Motta

    Motta

  • Moderadores
  • 8.545 posts

Postado 21 março 2012 - 21:36

A máquina que fotografa até mesmo os objetos escondidos
Cientistas do MIT obtêm a visão além do alcance calculando as posições de um alvo a partir do rebatimento da luz nas paredes

Imagem postada
Câmera consegue fotografar objetos fora do campo de visão Divulgação

RIO - Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criaram uma câmera com uma super visão periférica, que pode tirar fotos de objetos escondidos. O feito é possível por causa de uma combinação de grandes capacidade ótica e processamento de dados.

Especialistas acreditam que a tecnologia permitirá criar dispositivos capazes de captar imagens fora da linha da visão, tanto para identificar pessoas escondidas ou componentes em locais de difícil acesso, no fundo de máquinas.
A técnica consiste em construir imagens a partir do rebatimento das ondas de luz nas paredes. A equipe de Ramesh Raska lançou feixes de laser e calculou o tempo em que a luz retornava para a câmera. O princípio é semelhante ao do sonar, mas este se baseia em ondas sonoras, que caminham numa velocidade menor do que a luz.

Outra forma de entender como o mecanismo funciona é imaginar um objeto no canto de um corredor cheio de espelhos. Ele poderá ser visto porque a luz reflete nas paredes, entrando no campo de visão do observador.

Nas paredes comuns, porém, a luz se dispersa de forma difusa. Aí é que entram a grande capacidade de processamento de dados e os feixes de laser, que são disparados em 60 pontos diferentes, alimentado de dados o computador que roda os algorítimos responsáveis por calcular a posição do objeto.

A câmera de fotografar utilizada é capaz de tirar uma foto a cada dois bilionésimos de segundo. Com ela, pesquisadores do MIT conseguem montar imagens em 3D de objetos escondidos com grande precisão. Um vídeo mostra como funciona todo o processo.

Agora, a visão além do alcance já não é mais exclusividade do personagem Lion, no desenho “ThunderCats”, que, para isto, lançava mão da espada justiceira.


Fonte : O Globo

Editado por Motta, 21 março 2012 - 21:37 .

  • 1

#2 Prog

Prog

    Enterprise Search Specialist

  • Moderadores
  • 5.234 posts

Postado 21 março 2012 - 21:58

Ainda acho a espada justiceira bem mais legal! :P
  • 0

#3 WilliansS

WilliansS

    E pq você quer tanto isso? - Pq Disseram que eu não conseguiria&

  • Moderadores
  • 2.728 posts

Postado 22 março 2012 - 12:49

Nossa que demais....! +1
  • 0




Publicidade

/ins>