Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Motta

A máquina que fotografa até mesmo os objetos escondidos

Recommended Posts

A máquina que fotografa até mesmo os objetos escondidos

Cientistas do MIT obtêm a visão além do alcance calculando as posições de um alvo a partir do rebatimento da luz nas paredes

 

visao.jpg

Câmera consegue fotografar objetos fora do campo de visão Divulgação

 

RIO - Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criaram uma câmera com uma super visão periférica, que pode tirar fotos de objetos escondidos. O feito é possível por causa de uma combinação de grandes capacidade ótica e processamento de dados.

 

Especialistas acreditam que a tecnologia permitirá criar dispositivos capazes de captar imagens fora da linha da visão, tanto para identificar pessoas escondidas ou componentes em locais de difícil acesso, no fundo de máquinas.

A técnica consiste em construir imagens a partir do rebatimento das ondas de luz nas paredes. A equipe de Ramesh Raska lançou feixes de laser e calculou o tempo em que a luz retornava para a câmera. O princípio é semelhante ao do sonar, mas este se baseia em ondas sonoras, que caminham numa velocidade menor do que a luz.

 

Outra forma de entender como o mecanismo funciona é imaginar um objeto no canto de um corredor cheio de espelhos. Ele poderá ser visto porque a luz reflete nas paredes, entrando no campo de visão do observador.

 

Nas paredes comuns, porém, a luz se dispersa de forma difusa. Aí é que entram a grande capacidade de processamento de dados e os feixes de laser, que são disparados em 60 pontos diferentes, alimentado de dados o computador que roda os algorítimos responsáveis por calcular a posição do objeto.

 

A câmera de fotografar utilizada é capaz de tirar uma foto a cada dois bilionésimos de segundo. Com ela, pesquisadores do MIT conseguem montar imagens em 3D de objetos escondidos com grande precisão.

 

Agora, a visão além do alcance já não é mais exclusividade do personagem Lion, no desenho “ThunderCats”, que, para isto, lançava mão da espada justiceira.

 

 

Fonte : O Globo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.