Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

aquelecorrettor

Otimizar o Site da Maior Imobiliária do Mundo em PHP...

Recommended Posts

Bom dia Colegas...

 

Espero que ninguém se assuste com o título...

 

Mas na verdade ele diz muito do desafio que estou para propor o que penso ser possível pois o referido site que proponho a otimização foi desenvolvido em plataforma Microsoft e ao meu ver está desatualizado e lento...

 

Podem confirmar ao acessar o site original desta que é atualmente a maior imobiliária do mundo presente com mais de 6000 unidades físicas presentes em mais de 80 países. O Link é este: http://www.remax.com.br/

 

Como me transformei um admirador das plataformas livres ligadas ao PHP, gostaria de ver com vcs a viabilidade deste desafio que na condição de profissional da área de TI e também na condição de corretor de imóveis, estou disposto a coordenar...

 

Quanto a minha experiência, em suma, trabalho com Informática há cerca de 15 anos e há cerca de 4 anos resolvi entrar no ramo de imóveis por intermédio de uma imobiliária do município de Gramado/RS, chegando até a que estou agora onde percebi que seria muito interessante tomar esta atitude....

 

Buenas, acho que já escrevi demais, agora é com vcs né ? Aguardo sugestões de como podemos começar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se esta funcionado n tem pq reinventar a roda...

pretente incluir novas funcionalidades?

essa funcionalidades são dificeis de implementar hj?

é asp ou asp net?

as estrutura do banco vai ser a mesma?

 

foi desenvolvido em plataforma Microsoft e ao meu ver está desatualizado e lento...

 

esponha melhor seus argumentos sobre isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok Shini.

 

Grato por entrar em contato...

 

Quanto a reinventar a roda, é interessante exemplificar que se assim não agissemos talvez o mundo hoje seria um monopólio da Microsoft né ? Nada contra a Microsoft e ao grande Bill, mas se criei este tópico é porque estou buscando alternativas independente desta...Realmente quero reinventar a roda pois percebi que podemos ter uma roda melhor construída pelos parceiros do imasters...

 

1. Pretendo incluir novas funcionalidades sim, tais como opção de pesquisa por bairro, muito importante em países como o Brasil e um agente inteligente;

 

2. Fora isto, ainda percebi que falta opções para uma pesquisa mais completa. Ou seja, como é um sistema mundial, poderia já ter na primeira tela uma opção de se selecionar o país onde se quer o imóvel, o que só aparece na pesquisa avançada, conforme poderá ver no seguinte link: http://www.remax.com.br/AdvancedListingSearch.aspx?SelectedCountryID=521

 

3. Como o novo sistema proposto será desenvolvido a partir do Brasil, percebo ser interessante usarmos as belas cores do nosso país tais como amarelo e verde e também com um possível fundo temático que poderia representar nossa diversidade cultural e também de animais. Que tal ?

 

4. Quanto a dificuldade de implementação, lembro-lhe que o sistema ao que parece foi desenvolvido em plataforma Microsoft, o que pelo que sei acaba por dificultar a integração com o PHP e demais linguagens e funcionalidades livres.

 

5. Quanto a estrutura do Banco, não tenho acesso a ela, somente aos resultados e teremos que imaginá-la a partir destes.

 

6. Também seria interessante talvez fazer um novo Design de tela, além é claro, de outras otimizações que colaboradores daqui venham a sugerir...

 

Mas é isto aí, vamos falando...Qualquer dúvida posta aí que eu respondo quando puder.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo o que entendi, você quer que o pessoal daqui do imasters participe do projeto! Me corrija se eu estiver errado! O pessoal daqui não vai fazer pra você! Eles vão te dar exemplos, explicar e etc! Mas se você quiser que eles façam pra você, você tem que postar um tópico em uma outra sessão!

 

Abrss!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Ideia é muito boa...

 

Reiventar? (Talvez) - Não vou discutir isso... hehe

 

Sobre Microsoft.. não posso falar... Sou desenvolvedor .Net

Mas também admiro e trabalho muito com PHP.

 

Sobre o projeto... Bem...

Será se eles estão com ideia de dar um upgrade no site deles?

Outra coisa, normalmente este tipo de site costuma ser integrado com algum outro sistema (SAP ou qualquer outro)

 

Sem pensar muito: Vai precisar desenvolver um sistema online, ajustar a integração com sistema desktop, criar WebService para realizar o sincronismo caso utilize base separada. Nus.. Cansei...

 

Se você conseguir convencer a empresa a aprovar seu projeto, pode contar comigo na equipe se desejar... rsrs

 

Como opinião própria... se esta tudo funcionando, acho difícil eles quererem mudar! E bem capaz de pegar suas ideias e pedir uma alteração no atual sistema. hehehe

 

Abraço

Att.,

Uerlen Santos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Falcão...

 

Na verdade estou propondo um projeto que percebo ser interessante para compartilhar o conhecimento na construção de algo que considero bem bacana em cima de algo também bacana que são ferramentas ligadas ao software livre em concorrência com o código proprietário. Ou seja, quem se interessar participa, embora ainda não sei como vou coordenar se entrar muita gente...ehheehe.Mas conversando com vcs, creio que poderemos dar um jeito.

 

Também não estou pedindo para fazerem nada por mim...Prefiro o pronome "nós" pois os participantes poderão ter em seu curriculum a reengenharia do site da maior imobiliária do mundo que até então estava só em plataforma proprietária...E outra, não tenho medo de trabalho, o que tiver que fazer, diante de minha disponibilidade de tempo, eu faço, bastando ter conhecimento para isso, sendo que nesta carência creio que o pessoal daqui pode me ajudar...Se for o caso, basta dar exemplos que eu otimizo e acrescento. A idéia é crescermos juntos mirando em algo que deu certo e que percebi que pode ser melhorado.

 

Como percebo que o projeto pode ser grande, não desconsidero postar "sub-missões" em outra sessão, sendo que para tanto também aguardo orientações, dicas e etc de vcs...

 

Abçs e grato até então.

 

Bom dia Uerlen

 

Desde que façamos algo melhor com outras ferramentas podemos utilizar o rótulo que quisermos: Reinventar, Reengenharia, etc...Também estou aberto a sugestões dos colegas para isto.

 

Sobre a Microsoft, já falei que não tenho nada contra, sendo que por muito tempo trabalhei com ferramentas desta....

 

Quanto a eles estarem com idéia de upgrade ou não, creio que nada muda para os participantes, pois caso eles não queiram , outras imobiliárias com certeza vão querer até porque aqui no imasters tem gente de toda parte do mundo participando e alguma imobiliária em algum país com certeza vai se interessar, até porque quanto maior a base de dados de uma rede imobiliária, maior são suas oportunidades de negócios e maior é sua credibilidade...

 

Além é claro que, caso alguém daqui tenha que mudar de algum lugar por causa de trabalho, algo comum entre profissionais da TI, já teremos corretores confiáveis a quem recorrer que etarão integrados ao sistema aqui desenvolvido...

 

A idéia depois, caso eles não queiram, é integrar por intermédio deste novo sistema, as bases de dados de imobiliárias e corretores interessados, embora nem saiba como poderemos cobrar por isto...Mas com certeza, conversando a gente vai achar a melhor solução...

 

Creio que não utilizam o SAP pois cada uma das mais de 6000 unidades tem forma de gestão própria, sendo que apenas compartilham o sistema online com sua base de dados...Claro que existe também um outro sistema interno, também em plataforma microsoft, que serve para gestão das comissões e etc dos imóveis cadastrados, até porque a master dona da marca cobra um percentual de Royalties em cima de cada imóvel comercializado em cada uma das unidades independentes...Mas isto podemos deixar para uma outra etapa...Um passo de cada vez pois creio que na reengenharia deste já tem muito trabalho.

 

Quanto a integração, um sistema web é online e o Browser utilizado garante a integração...Mas agora lembrei de algo interessante: a integração com dispositivos móveis, sendo que o sistema deles pelo que sei ainda não foi feito plenamente para se integrar com smarfotnes, tablets, iphones e etc...Será que com o PHP podemos fazer algo legal que se integre com dispositivos móveis ? Ou alguém enxerga vantagem em utilizar Java ?

 

Quanto a sua última questão, reforço que, caso eles não queiram, creio que haverá quem queira pois creio que existem várias outras imobiliárias querendo ter o título de maior do mundo e um baita passo para isso seria trabalharem com um sistema otimizado em cima justamente da maior do mundo mirada como uma espécie de concorrente...Que tal ?

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe intromissão, mas até o momento não vi onde o PHP se encaixa.

Isso está mais para consultoria, assessoria e brainstorm e até bate-papo (sem ofensa)

 

O que precisa basicamente é trabalho de análise de sistemas, caso queira fazer algo realmente sério.

 

Se tiver alguma dúvida específica sobre o PHP, poste aqui no forum PHP.

 

Para outros assuntos post cada qual nos locais apropriados.

 

 

conselho off

 

Evite expor assuntos particulares, principalmente no que diz respeito a clientes, o trabalho, etc..

Se precisar expor algo, faça de forma genérica, usando nomes fictícios, etc.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok Hinon...

 

Grato pelo conselho, mas preciso mais...Como podes ver sou novo por aqui, embora no passado já tenha participado ativamente com outros usuários (esqueci dos dados de acesso destes e por isso criei este novo).

 

Realmente teriamos que começar com uma boa análise e remodelagem das telas incluindo-se design e etc...O php entraria depois, embora perceba que a referida análise já deve ser feita focando-se as ferramentas que serão utilizadas no desenvolvimento. Correto ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmmmm...

 

Pelo que vi o site não é lento, talvez o link seja ruim, ta hospedado no exterior.

A opção de busca pelo pais aparece na primeira página ( http://www.remax.com ), não vejo razão para aparecer o pais se você já esta entrando pelo .com.br, tanto faz, questão de estratégia.

 

O que talvez funcione melhor neste caso seria fazer um sistema baseado em software livre, já que você é um entusiasta, específico para classificado de imóveis e imobiliárias, com integração via WS, templates, fotos, mapas, cms, entre outras coisas que você julgar necessário, você como conhecer do negócio seria de grande valia para o projeto.

 

Só!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmmmm...

 

Pelo que vi o site não é lento, talvez o link seja ruim, ta hospedado no exterior.

A opção de busca pelo pais aparece na primeira página ( http://www.remax.com ), não vejo razão para aparecer o pais se você já esta entrando pelo .com.br, tanto faz, questão de estratégia.

 

O que talvez funcione melhor neste caso seria fazer um sistema baseado em software livre, já que você é um entusiasta, específico para classificado de imóveis e imobiliárias, com integração via WS, templates, fotos, mapas, cms, entre outras coisas que você julgar necessário, você como conhecer do negócio seria de grande valia para o projeto.

 

Só!

 

Bom dia amigo Prog...

 

Grato pelas observações. Mas o fato é que o respectivo site é para usuários finais que queiram pesquisar os imóveis, sendo que muitas vezes um deles pode mudar de país e querer já ter uma prévia dos imóveis disponíveis no país que irá assim como também os seus preços...

 

Este link que havia passado: www.remax.com.br é o site remodelado para o Brasil, o qual queria começar remodelando em plataforma de software livre com a ajuda de colegas interessados...

 

Mas o site original tem a extensão ".com", sendo que pode ser acessado pelo seguinte link: www.remax.com

 

Mas a idéia é deixar o original de lado pois ao meu ver é mais complexo ainda...A idéia então seria remodelar este ".com.br" mesmo, até pq a idéia é recomeçar pelo Brasil. Não sei se vai da certo, mas tou com vontade de tentar caso receba apoio...

 

E é claro que estou colocando meu conhecimento da área de imóveis, assim como também a experiência de mais de 15 anos de programação a disposição do grupo, embora pense que pouco ela servirá se não tiver integrada com as ferramentas de desenvolvimento e e as pessoas certas, o que me levou a ter a iniciativa aqui.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente teriamos que começar com uma boa análise e remodelagem das telas incluindo-se design e etc...O php entraria depois, embora perceba que a referida análise já deve ser feita focando-se as ferramentas que serão utilizadas no desenvolvimento. Correto ?

sim.. quando chegar no php você posta aqui.

 

até lá a discussão vai correr assuntos que não tem relação alguma com php..

 

qual a sua dúvida especifica sobre php ?

 

quer saber se a linguagm suportaria ? se é seguro, etc ?

 

quer sber como instalar o php, como usar as srings, oop ??

 

se a conversa for para esse lado, está no local correto, se não, não há sentido.. deveria estar em brainstorm :seta: http://forum.imasters.com.br/forum/23-brainstorm/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5. Quanto a estrutura do Banco, não tenho acesso a ela, somente aos resultados e teremos que imaginá-la a partir destes.

Espera aí, você não foi contratado para fazer isso, está querendo apenas fazer por fazer, é isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim.. quando chegar no php você posta aqui.

 

até lá a discussão vai correr assuntos que não tem relação alguma com php..

 

qual a sua dúvida especifica sobre php ?

 

quer saber se a linguagm suportaria ? se é seguro, etc ?

 

quer sber como instalar o php, como usar as srings, oop ??

 

se a conversa for para esse lado, está no local correto, se não, não há sentido.. deveria estar em brainstorm :seta: http://forum.imasters.com.br/forum/23-brainstorm/

 

Realmente Hinon....Muito grato...Realmente tens razão, acho que o correto é ir para lá mesmo pois neste momento as dúvidas sobre php são mínimas pois sei q a linguagem efetivamente suporta...Únicas dúvidas após um longo tempo sem mexer com ela, são as ferramentas auxiliares que poderia-se utilizar no desenvolvimento desde o zero...Tem como transferir direto o tópico para lá ou teremos que começar tudo do zero ?

 

Abraço

 

Espera aí, você não foi contratado para fazer isso, está querendo apenas fazer por fazer, é isso?

 

Olá Henrique...Realmente não existe contrato...

 

Mas não iria fazer só por fazer...

 

Sei que como tal site, embora ainda respeitado no meio imobiliário mundial pela sua grande expansão, tem carências que só profissionais da área de TI enxergam e poderiam fazer melhor, pensei que seria um ótimo substrato para afinar o aprendizado de quem se interessasse, além se poder integrar futuramente imobiliárias em torno deste criando uma grande base de dados conjunta que aumentaria os seus negócios e credibilidade...Ou seja, caso não fosse comercializado para a própria empresa poderia ser comercializado para imobiliárias concorrentes.

 

Mas como o colega Hinom aí em cima bem colocou, acho que minha inexperiência neste Fórum acabou me levando a publicar tal missão no lugar errado e peço desculpas desde já, sendo que o correto é na parte:http://forum.imaster.../23-brainstorm/

 

Tem como transferir tudo direto para lá, ou teremos que começar do zero ?

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então primeiro de tudo, não se pode dizer que você está "reformulando" o site da Remax se não quiser ser processado.

 

Em síntese, o que você quer fazer é CRIAR um site de imobiliárias, PARECIDO com o da Remax, utilizando PHP e outras ferramentas livres.

 

Sendo assim, vou mover para o local correto.

PHP :seta: Branstorm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então primeiro de tudo, não se pode dizer que você está "reformulando" o site da Remax se não quiser ser processado.

 

Em síntese, o que você quer fazer é CRIAR um site de imobiliárias, PARECIDO com o da Remax, utilizando PHP e outras ferramentas livres.

 

Sendo assim, vou mover para o local correto.

PHP :seta: Branstorm

 

Buenas Henrique...Realmente desconheço esta parte do direito. Mas se acha que pode dar processo e incomodação para imasters, por favor remova logo este post em questão que posto de novo sem esta palavra, embora pense que aqui é um grupo de discussão fechado e nada do que aqui é discutido pode ser utilizado por alguém lá de fora em processos e etc, salvo se forem usadas palavras ofensivas e de baixo calão...Mas como sou novo aqui, estou por vocês e o que me disseram...

 

Grato até então.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colegas, resumindo então:

 

Está iniciando o Brainstorm com o objetivo de criar alternativas para desenvolver um site imobiliário em plataforma PHP tendo como base o site da maior imobiliária do mundo com mais de 6000 unidades presentes em mais de 80 países onde pelo que se percebe é feito em plataforma microsoft. Segue os principais links da mesma: www.remax.com e www.remax.com.br

 

Nada contra a Microsoft, mas creio que um site do gênero feito em PHP permitiria maior flexibilidade e velocidade, principalmente levando-se em consideração a integração com várias plataformas móveis em smartphones, tablets e etc e também a possiblidade de utilizar-se novas ferramentas livres.

 

Tópicos interessantes a discussão:

 

1. Definir se a referida análise será estruturada ou orientada a objetos, dando preferência a esta última.

 

2. Uso de uma ferramenta UML de preferência OpenSource ou outra do gênero que permita redefinir a análise de sistema em cima do referido site base e a inclusão de novas funcionalidades tais como um agente inteligente, atendimento online,pesquisa por bairro e país na primeira página, etc;

 

3. Definir-se se será interessante o uso de pontos de função;

 

4. Uso de uma ferramenta que permita fazer um re-design das telas em cima do sistema base, de preferencia propondo alternativas ao Macromedia Dreamweaver e também alternativas de Design e Cores;

 

5. Escolher a melhor ferramenta de Banco de Dados disponível no mercado que possa ser integrada com o PHP;

 

6. Coletar outras sugestões interessantes para o referido desenvolvimento;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que antes de tudo você deve fazer uma análise de mercado e ver qual será a aceitação, e necessidade, do sistema, sem contar as avaliações de sites concorrentes, diferenciais.

 

 

Depois você tem que procurar pessoas que se interessem embarcar no projeto.

 

 

 

Perceba que você esta se baseando em apenas um sistema, que, embora seja utilizado pela "maior imobiliária do mundo", não quer dizer que seja o melhor.

 

Podem existir diversos sistemas que fazem exatamente o que você quer fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que antes de tudo você deve fazer uma análise de mercado e ver qual será a aceitação, e necessidade, do sistema, sem contar as avaliações de sites concorrentes, diferenciais.

 

Grato pelas observações amigo João.

 

Mas esta análise já foi feita de uma forma superficial. Entrei nas maiores imobiliárias do Brasil e já tive uma conversa informal com corretores com mais de 30 anos de experiência no Mercado brasileiro e todos foram unânimes em dizer que existem sistemas melhores que este no Brasil. Só não cito os nomes aqui pois não sei se estarei sendo ético. Mas caso achem que posso citar nome de empresas aqui sem acarretar problemas para comunidade imasters, posso fazê-lo. E como o foco inicial é o mercado brasileiro, acho que já fiz as comparações certas né ?

 

 

Por isso a idéia é só trabalhar em cima de tal sistema, adicionando o que percebi que falta, conforme acima já falei.

 

 

Perceba que você esta se baseando em apenas um sistema, que, embora seja utilizado pela "maior imobiliária do mundo", não quer dizer que seja o melhor.

 

Podem existir diversos sistemas que fazem exatamente o que você quer fazer.

 

 

Bienas, não estou me baseando somente em um sistema, mas tomando este como base o que entendendo ser diferente. Perceba que a base inicial é o sistema da maior imobiliária do mundo feito em plataforma Microsoft, mas que antes comparei ele com o de outras imobiliárias e também necessidades dos corretores, onde percebi ser interessante a adição de detalhes de pesquisa tais como pesquisa por bairro, por número de boxes e por um detalhamento mais completo de preço mínimo e preço máximo, além de chat online e agente inteligente.

 

O fato do sistema ser da maior imobiliária do mundo realmente não quer dizer que é o melhor, tanto é que estou aqui propondo melhorias, mas creio que esta base é muito importante em relação a estratégia de marketing para comercializar o referido sistema posteriormente e também para o acréscimo no curriculum dos participantes. Não acha ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola... desculpe novamente a intromissão, mas não entendo por que afirma tantas vezes a mesma coisa: "maior imobiliária do mundo..." "sistema feito em plataforma microsoft".

 

A primeira impressão que se tem é estar fazendo propaganda da referida empresa ou usando nomes de marcas grandes para "potencializar o discurso".

Outra impressão é conforme já comentaram. Parecia que você estava propondo sugestões para um trabalho de refazer o sistema completo da referida empresa, como se você fosse o dono ou responsável pelos sistemas da mesma, o que já se mostrou completamente errado e confirmado por você mesmo. Só nesses pontos já pego mal. Já está com uma imagem queimada (falando francamente).

 

Posso estar equivocado, mas ao que parece você quer ter o trabalho de análise colaborativo para desenvolver algum projeto relativamente grande e sem custos.

Julgo dessa forma pois muitos que vem aqui, com essa mesma conversa, tem esse intuito. Nesse caso não parece ser diferente. (sei disso pois estou no fórum há mais de 10 anos)

 

Caso queira aproveitar o potencial dos usuários do forum, entre em contato em particular com algum profissional liberal ou empresa de desenvolvimento de softwares para fazer um orçamento.

 

Caso queira desenvolver um projeto aberto em conjunto, defina primeiramente as normas, uma espécie de contrato público. Isso evitará desentendimentos futuros caso o negócio dê certo. Veja o caso facebook, onde inicialmente tudo foi feito no boca-a-boca e, quando cresceu começaram as brigas por divisão de lucros, processos judiciais sobre propriedades e direitos, etc. Isso ocorreu porque não houve acordo prévio sobre responsabilidades e principalmente divisão dos ganhos.

 

 

Resumindo:

1. Proposta de desenvolvimento conjunto, aberto e colaborativo

- Apresente a proposta num formato claro e objetivo

- Apresentação pessoal, sobre quem é você ou quem representa (dados reais)

Isso lhe dará maior credibilidade, pois todos saberão com quem está lidando.

 

2. Proposta de trabalho, sociedade, parceria, etc

- Apenas faça a proposta e negocie em particular com os interessados.

 

Bom dia Hinon.

 

Grato pelas observações, embora elas possam soar meio duras foram importantes...

 

Intromissões desde que sejam objetivando nosso crescimento e aperfeiçoamento mútuo são sempre bem vindas...

 

Resumindo as respostas:

 

1. Não sou dono da referida imobiliária na qual propus basear a construção do referido site em PHP, mas reconheço que posso ter passado esta imagem diante de como coloquei o texto. Portanto, vou solicitar ao moderador que exclua este Post e farei um novo buscando corrigir estas falhas. OK ?

 

2. Quanto a minha identificação completa, realmente estava inseguro em me expor pois fazia muito tempo que não participava mais do forum e estava inseguro quanto a proposição deste projeto, sendo que imaginei que ele deveria ser melhor amadurecido primeiro que foi o que fiz, quando pude contar com esta tua ajuda e também a de outros colegas, de modo a agora entender que a questão precisa ser reformulada.

 

3. você sabe se é possível excluir este post todo e como fazê-lo ? Isto é possível ?

 

4. Agradeço até então a tua colaboração e a dos demais foristas, lembrando que agora buscarei reformular a pergunta buscando focar e conciliar interesses dos que até agora participaram, almejando por fim que realmente o projeto, se por aqui desenvolvido, seja para ajuda mútua e que, caso hajam lucros futuros, além do compartilhamento de conhecimentos e experiências, estes sejam distribuídos com quem efetivamente participou, sendo que até mesmo poderíamos discutir isto antes se for o caso. Mas enfim, realmente vou buscar fazer uma síntese mais objetiva.

 

 

Muito obrigado até então.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanho este tópico desde o inicio, e não vejo razão ou necessidade de exclui-lo ou fecha-lo.

 

O Imasters por principio e padrão não exclui nenhum tópico (exceto os casos de spam e um ou outro caso excepcional) e raramente fecha (tranca) tópicos.

A ideia é deixar o tópico ter sua vida própria, e sempre que alguém sentir necessidade de postar algo relevante a um tópico mesmo que antigo, está livre para faze-lo.

A nossa recomendação geral é para postar sempre em tópicos recentes, para assim manter a linearidade e o dinamismo que se tem normalmente de um fórum.

 

Sobre o assunto, concordo com as colocações do Hinom, e vejo duas possibilidades para o seu tópico:

Aproveitar este mesmo tópico que já tem um numero significativo de postagens e criar um post esclarecendo as questões que ainda não estão bem claras, assim que está acompanhando (ou vai acompanhar) o tópico poderá também ver a evolução do mesmo, o que considero muito positivo.

 

Ou criar um novo tópico, mas isso geraria um certo conteúdo duplicado e isso pode não ser positivo tanto para o fórum, quanto para a sua proposta, além de fato de gerar novamente o interesse dos participantes em participar do projeto, ao passo que neste tópico a "carroça" já está andando.

 

De qualquer modo, veja qual pode ser o melhor caminho para ti e vamos adiante :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.