Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DPLF

Querendo aprender pHp para entender!

Recommended Posts

Olá gente;

 

Já há muito postei sobre e-books sobre o html... Fui bem sucedido pois, me forneceram muitos nomes e autores de livros importantes.

 

Material eu já possuo incluindo a PHP Bíblia com aprendizagem para PHP5.

 

Mas existe uma coisa que sempre "empaco", é a falta do português claro, explicativo, didático. Algo que além de fazer com quem está lendo, também o motive e saia um pouco do PHpês para o portugues claro! Não sei se estou me fazendo entender, algo que fale do jeito que agente fala aqui no fórum, do jeito que eu falo e escrevo, Sei que é necessário que se inicie o aprendiz a linguagem para que o mesmo não fique por aí (como li em um tópico aqui mesmo) "comando" e etc. Isso se faz necessário sim, mas tenho sentido realmente a falta de didática nos livros, ensaios, apostilas e tutoriais.

 

Na realidade não sei quantos compartilham dessa opinião, mas fica aqui nesse, não somente o registro, mas que se souberem de algo novo no mercado que possa atingir a minha mente altamente pequena quando se trata do assunto, eu agradeço de antemão.

 

Novamente Grato;

 

DPLF

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma forma mais prática é na internet em foruns principalmente.

 

Pessoalmente desaconselho livros, mas há quem goste de didática formal e consiga tirar proveito.

 

Não gosto de material impresso porque se torna defasado em pouco tempo, além de não possuir uma dinâmica e ainda ter apenas a opinião ou ponto de vista dos autores somente, que na maioria das vezes é uma pessoa só.

 

Para iniciantes, desaconselho livros avançados como a série "PHP - A Blíblia".

Em 2001 adquiri o livro "PHP4 - A Bíblia". Nunca usei o livro porque na época era iniciante e não conseguia entender a didática. Hoje consigo entender mas já não serve para nenhuma utilidade prática atual.

Paguei um valor alto na época e não utilizei o livro para nada.. infelizmente.

 

Um ponto interessante é que quando você chega num nível mais avançado, não precisará mais de livros básicos ou intermediários. Aí sim você deve partir para temas e cursos mais profundos.

 

Uma forma mais prática é na internet em foruns principalmente.

 

Pessoalmente desaconselho livros, mas há quem goste de didática formal e consiga tirar proveito.

 

Não gosto de material impresso porque se torna defasado em pouco tempo, além de não possuir uma dinâmica e ainda ter apenas a opinião ou ponto de vista dos autores somente, que na maioria das vezes é uma pessoa só.

 

Para iniciantes, desaconselho livros avançados como a série "PHP - A Blíblia".

Em 2001 adquiri o livro "PHP4 - A Bíblia". Nunca usei o livro porque na época era iniciante e não conseguia entender a didática. Hoje consigo entender mas já não serve para nenhuma utilidade prática atual.

Paguei um valor alto na época e não utilizei o livro para nada.. infelizmente.

 

Um ponto interessante é que quando você chega num nível mais avançado, não precisará mais de livros básicos ou intermediários. Aí sim você deve partir para temas e cursos mais profundos.

[+1] Muito bom, eu também acho a mesma coisa principalmente pela parte: "além de não possuir uma dinâmica e ainda ter apenas a opinião ou ponto de vista dos autores somente, que na maioria das vezes é uma pessoa só."

 

:clap:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um material bom para você aprender, como citado acima, são fóruns, as vídeo-aulas, e alguns artigos, mas e-book não é uma boa escolha, você lê um (1) parágrafo e já cansa por ser eletrônico, os livros impressos são menos piores que os eletrônicos. Eu tenho alguns site onde eu aprendo diariamente coisas novas, veja:

 

Imasters: http://www.imasters.com.br

Fórum Imasters: http://forum.imasters.com.br

Vídeo Aulas Brasil: http://www.videoaulasbrasil.com.br

MX Masters: http://www.mxmasters.com.br

Downs Master: http://www.downsmaster.com/

Maujor: http://www.maujor.com/index.php (Se você quer ser um ninja em CSS, leia post por post desse site)

Thiago Belem: http://blog.thiagobelem.net/

Bernard de Luna: http://bernarddeluna.com/blog/

Upinside: http://www.upinside.com.br/

 

Os que eu lembro são só esses, bom aprendizado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há o sub-fórom de Cursos de PHP. A partir da página 2, há os 10 módulos básico/intermediário que o Fabyo criou. É um ótimo começo. Também há tópicos do João Batista Neto, sobre OOP, do hinom sobre certificação Zend...

http://forum.imasters.com.br/forum/159-curso-de-php/page__prune_day__100__sort_by__A-Z__sort_key__title__topicfilter__all__st__30

 

E, fazendo um marketing pessoal, segue o link também do meu blog. Escrevo sobre várias linguagens, inclusive PHP:

http://rberaldo.com.br

 

 

E procure por materias recentes. Há muito material antigo de PHP, que aborda práticas já obsoletas e inseguras

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mxmasters e o propio Imasters citados a cima foi meus principais portais de ensino inclusive virei mod do forum da mx.

 

sinceramente são os 2 para aprender realmente, entender o PHP e os outros recomendados são bons para pegar técnica como o maujor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O básico das coisas você já sabe ou isto também esta no seu caminho para aprendizado?

Se você tiver muita dificuldade com o inglês, sugiro iniciar estudos também neste idioma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há o sub-fórom de Cursos de PHP. A partir da página 2, há os 10 módulos básico/intermediário que o Fabyo criou. É um ótimo começo. Também há tópicos do João Batista Neto, sobre OOP, do hinom sobre certificação Zend...

http://forum.imasters.com.br/forum/159-curso-de-php/page__prune_day__100__sort_by__A-Z__sort_key__title__topicfilter__all__st__30

 

E, fazendo um marketing pessoal, segue o link também do meu blog. Escrevo sobre várias linguagens, inclusive PHP:

http://rberaldo.com.br

 

 

E procure por materias recentes. Há muito material antigo de PHP, que aborda práticas já obsoletas e inseguras

 

Tá ai mais um blog, já está nos meus favoritos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal !

 

Gente, me desculpem por não responder um a um, postei esse tópico exatamente com essa finalidade, na realidade, eu já deveria estar dominando o inglês, mas... estive 2 vz nos EUA e, como meu irmão é quem mora e trabalha lá em outro ramo, completamente fora da informática e, quando saíamos nos comunicávamos em português mesmo e, os meus dois irmãos interagiam com os americanos, então fiquei meio que de lado. Até perdi um pouco da motivação que tinha para aprender a língua. O que eu sabia "the book is on the tablle" já era! Mas vou voltar a me aprofundar mais no inglês, afinal isso não será problema.

 

Quanto aos links conheci o IMasters no outro dia, dei uma espiada nas aulas, mas o que me desmotivou, confesso, foram as datas dos antigos posts. Isso veio a fazer com que eu não postasse dúvidas para não fazer ressurgir das cinzas algo que já se passara, eu até iria falar com os moderadores os quais existem alguns presentes, se não poderiam atualizá-los.... Mas com esse projeto que estou desenvolvendo e, que está me dando uma dor de cabeça grandiosa... Nem o fiz.

 

O Maujor, eu conheço estudei CSS lá, havia me esquecido completamente que lá também tem PHP. Os outros links já se farão presentes nos meus favoritos, vou buscar tudo a fundo.

 

Só mais uma coisa, a Bíblia PHP que eu tenho em PDF baixei gratuitamente, juntamente com algumas apostilas... Veio tudo em um pacote só. Até pensei que poderia conter vírus, mas testei via AVG INTERNET SECURITY e, está tudo bem, nada detectado.

 

Estou indo aprender o PHP, quero muito saber dessa nova linguagem e, já repeti isso muito. Acho que ainda irei repetir mesmo quando já souber a diferença entre uma string e uma variável (brincadeira). Mas a vida é um constante aprendizado (autor da frase anônimo).

 

Grato a todos pela colaboração, paciência e, creiam que não estão perdendo tempo para comigo, estudarei e minhas dúvidas todas, sem exceção as postarei aqui no Fórum.....

 

Um grande e forte abraço a todos.

 

Agradecido como sempre por tudo;

 

DPLF

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu aconselho a aprender lógica de programação antes de se preocupar em aprender uma linguagem. Se você tem um bom conhecimento em lógica de programação e algoritmo vai tirar muito proveito de materiais didáticos

 

Conhecendo lógica sua única preocupação será a sintaxe do php. Quando se deparar ,por exemplo, com a necessidade de usar um desvio condicional ou um laço de repetição sua preocupação será em usar a linguagem php da forma correta, você saberá o que tem que fazer, precisa apenas saber a forma correta.

 

Resumindo, o que quero dizer é em primeiro lugar temos que aprender a falar e a nos comunicar em nosso idioma. Se eu escrevo um bom texto em português mesmo que não tenha fluência em inglês eu consigo traduzir, ou seja, se sei a lógica de programação ficara mais fácil aplicar o php, no inicio apenas 'traduzindo' frase por frase até adquirir a fluência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu aconselho a aprender lógica de programação antes de se preocupar em aprender uma linguagem. Se você tem um bom conhecimento em lógica de programação e algoritmo vai tirar muito proveito de materiais didáticos

 

Conhecendo lógica sua única preocupação será a sintaxe do php. Quando se deparar ,por exemplo, com a necessidade de usar um desvio condicional ou um laço de repetição sua preocupação será em usar a linguagem php da forma correta, você saberá o que tem que fazer, precisa apenas saber a forma correta.

 

Resumindo, o que quero dizer é em primeiro lugar temos que aprender a falar e a nos comunicar em nosso idioma. Se eu escrevo um bom texto em português mesmo que não tenha fluência em inglês eu consigo traduzir, ou seja, se sei a lógica de programação ficara mais fácil aplicar o php, no inicio apenas 'traduzindo' frase por frase até adquirir a fluência.

 

Olá Célio;

 

É claro que concordo com você, a lógica de programação é mais do que importante, mas essa já estou no vinal de meu início de aprendizagem. O que está faltando mesmo agora é o conhecimento... Por isso que eu postei que desejava algo que ensinasse didaticamente, algo que ao ler eu entenderei. Você não pode entender inglês se não souber pelo menos 1.500 palavras é o básico. Não poderá se expressar corretamente se não conhecer a gramática. Não quero desenvolver PHP colocando o substantivo na frente do adjetivo o que no inglês seria incorreto. Por isso, o que desejo é um material que me ensine mais ou menos assim: Uma STRING serve para "...", a função do array é "..." e, explicar o que é uma e outra coisa claramente, sem ruídos. É só isso.não sei se estou pedindo demais.

 

Aqui no fórum existe um ótimo curso, pena que acho que o mesmo está desatualizado, é de 2005, porém tenho lido e aproveitado muitas das coisas que tenho lido. A ponto de já estar pensando ousadamente em construir umas anotações organizadas com tudo o que tenho visto, ou seja é um recolhimento de material para futuras consultas, em caso de uma dúvida ou outra.

 

Lá vai outra dica de Link o qual tenho visto muita coisa boa também.

 

Clique aqui é o php.net... O que tem de material lá dá para fazer uma apostila completa e, pelo que vejo está em constante atualização.

 

 

Um forte abraço a todos;

 

DPLF

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja bem DPLF...

 

Não sei se você usou isso apenas como exemplos, mas você colocou exemplos básicos: STRING, ARRAY, são tão básicos que dispensariam explicações, a não ser num curso de Lógica de Programação. O mesmo podemos dizer sobre as expressões condicionais e de repetição.

 

A biblioteca de funções do PHP é muito extensa, compreender e saber como usar as principais funções desta linguagem eu diria até que é fácil, mas daí a TODAS, acredito ser uma tarefa impossível. Há muitas funções que chegaremos sequer a utilizar.

 

Minha sugestão, comece pelo começo! Rs

Crie aplicações simples e faça funcionar! Exemplo?

 

- Formulário de contato por email, veja o que se faz necessário, entenda o funcionamento e as funções envolvidas, veja GET e/ou POST;

 

- Faça testes também usando formulários para autenticação, use COOKIE e/ou SESSION;

 

- Peque uma lista de nomes (usando ARRAY) e aplique vários tratamentos de STRING e ARRAY para entender os comportamentos;

 

- Transforme este ARRAY de nomes num ARRAY multidimensional, tratando os dados como uma agenda de contatos;

 

- Crie um formulário para cadastrar novos contatos no ARRAY multidimencional anterior;

 

- Trasforme este ARRAY numa tabela de banco de dados e faça consultas; (conhecer o básico de SQL)

 

- Altere seu formulário anterior para ler, cadastrar, alterar e apagar (CRUD básico) os dados da tabela;

 

- Entenda as várias funções nativas de acesso a dados, pq elas existem e qual a mais recomendada atualmente, exemplo para MySQL: mysql, mysqli, mysqlnd e pdo

 

- Daqui por diante pode ser que você se interesse por Orientação a Objetos, transforme seu ARRAY multidimencional anterior em Objeto;

 

- Transcreva suas funções de tratamento do ARRAY para comportamentos do Objeto;

 

Isto é apenas um exemplo, mas não vejo forma mais simples de iniciar (praticando).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prog como sempre dando uma aula praticamente.

 

só passei para fazer um adendo, todo mundo aprendi a linguagem mais não sabe nada dela.

quando tiver um tempo procure saber o que e o PHP o que sua sigla representa quem criou e como foi criado.

 

não é algo que te ajuda a programar mas acredito que se você quer se especializar em algo tem que fazer direito mesmo com coisas que não te ajudam diretamente mais talvez indiretamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei aqui uma leitura que pode te ajudar, a primeira vista pode parecer meio idiota, conhecimento já adquirido, mas as coisas são "linkadas" o que pode te ajudar no seu objetivo.

 

Não é especificamente sobre PHP, mas da um overview completo sobre o funcionamento das coisas na Web. Tudo muito resumido.

 

http://www.criarweb.com/linguagens_web/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.