Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Revista INFO

[Resolvido] [Smartphones] Optimus 4X roda o Android ICS com 4 núc

Recommended Posts

Avaliação do editor Airton Lopes

imagem

4G (HSPA+) Android 4Tegra 3 Cortex A9 1,5 GHz quad core16 GB + microSD Tela de 4,7”Câmeras de 8 MP e 1,3 MP133 g8h36min de bateria

 

Avaliação do editor Airton Lopes

 

A presença do Optimus 4X no Olimpo dos smartphones Android, local reservado apenas para modelos com processador de quatro núcleos e telas de alta definição, é incontestável. O passeio pelos menus do Android 4 e a execução de tarefas mais exigentes, como a reprodução de vídeos em 1.080p, ocorrem com fluidez. Com uma resolução de 720 por 1.280 pixels, o display de 4,7 polegadas apresenta fidelidade de cores, ângulo de visão notável e ainda vira bloco de notas. Usando o dedo, dá para rabiscar sobre o conteúdo exibido na tela ou em uma página em branco. A câmera de 8 MP oferece um truque para ajudar a capturar a melhor foto antes mesmo de o usuário fazer o clique, o Time Machine. Com ele, o Optimus 4X salva continuamente cinco registros do tema enquadrado pela câmera até o disparo. Feito o clique, basta escolher a imagem que mais agradar. O recurso HDR, que ao mesmo tempo realiza fotos com ajustes de exposição diferentes e combina as imagens, também está presente. Pena não ter conector microHDMI.

 

Avaliação do editor Cauã Taborda

 

Apostando em um visual simples, mas bastante funcional e compacto, a LG lançou no mercado brasileiro o Optimus 4X HD. Com grande poder de fogo, o smartphone topo de linha P880 traz em baixo de seu capô um chipset Tegra 3, o mesmo utilizado no HTC One X que, por abandono da empresa, nunca dará as caras por aqui.

 

Além da força bruta de processamento, são quatro núcleos de 1,5 GHz no processador Cortex A9 (ARMv7) e 12 núcleos na GeForce ULP, o Optimus 4X HD tem um ótimo painel IPS de 4,7 polegadas.

 

Principais vantagens:

Tegra 3 - processador quad core de 1,5 GHz

Tela IPS de 4,7 polegadas (720 por 1.280 pixels)

1 GB de RAM

NFC

Câmeras de 8 MP

Gravação de vídeo em 1.080p a 30 fps

Bateria de 2.150 mAh

16 GB + microSD (até 32 GB)

GPS (A-GPS); Bluetooth 4.0

FM com RDS

 

Principais desvantagens:

Acabamento em plástico não atraente

Teclado sem suporte nativo a Swype

Sem videochamadas nativas

Sem botão dedicado para câmera

 

Mesmo com uma tela grande, o Optimus 4X HD manteve suas medidas práticas. Com 6,8 por 13,2 por 0,96 centímetros, ele é ligeiramente mais compacto que o Galaxy S III, da Samsung. O peso é o mesmo do concorrente: 133 g.

 

 

 

Como as especificações indicam, o desempenho do Optimus 4X HD foi altíssimo nos testes do INFOlab, sendo superado somente pelo Galaxy S III. A principal diferença entre eles é a tecnologia empregada em cada SoC (system on a chip). O Tegra 3 trabalha em 40 nanômetros, enquanto o Exynos opera em 32 nanômetros. Mesmo com um processador de 1,5 GHz, o Optimus 4X não superou os 1,4 GHz de seu concorrente.

 

Benchmark Quadrant Standard (em pontos)

Barras maiores indicam melhor desempenho

 

Galaxy S III

5.332

Optimus 4X HD

3.799

Razr Maxx

2.850

 

 

Benchmark Vellamo (em pontos)

Barras maiores indicam melhor desempenho

 

Galaxy S III

1.709

Optimus 4X HD

1.583

Razr Maxx

1.372

 

 

Benchmark AnTuTu Benchmark v2.8.2 (em pontos)

Barras maiores indicam melhor desempenho

 

Galaxy S III

10.699

Optimus 4X HD

10.919

Razr Maxx

5.217

 

 

Mesmo que a opção pelo plástico não agrade tanto como metal ou o policarbonato usado na linha Lumia, da Nokia, o Optimus 4X HD é o que oferece o manuseio mais confortável entre os aparelhos topo de linha com mais de 4 polegadas. Há somente dois botões físicos no aparelho: a alavanca para controle de volume, em uma das laterais, e o botão para bloquear/desbloquear a tela na face superior.

 

Os botões tradicionais do Android (menu, home e voltar) são sensíveis ao toque que e estão localizados logo abaixo da tela. Com uma densidade de pixels ligeiramente superior à do Galaxy S III (312 ppi contra 306 ppi), é difícil não ser atraído pelo painel IPS.

 

Mais brilhante que os AMOLEDs, o display True-HD IPS da LG utiliza uma matriz RGB com subpixels completos, ao contrário do painel PenTile da maioria dos concorrentes. O resultado são imagens com um grande nível de detalhe. Por outro lado, o painel não atinge o preto profundo e a boa taxa de contraste das telas AMOLED.

 

A resposta aos toques é bastante precisa, com uma leve perda de sensibilidade nas bordas. Mas nada que comprometa o uso ou cause grandes incômodos.

 

 

 

Com uma adaptação centrada no aspecto visual, a LG adotou uma paleta de cores claras. Desse modo, o resultado se afasta do Ice Cream Sandwich original, que aposta em tons mais escuros. No geral, o sistema lembra mais o Gingerbread ou a TouchWiz, da Samsung.

 

 

 

Por outro lado, não há apostas exageradas, mantendo o sistema ágil, prático e fácil de usar. Com um número baixo de aplicativos pré-instalados, as alterações no sistema se limitaram à inclusão das melhorias como movimento de pinça, gestos para a tela inicial, ligação inteligente e alguns atalhos de configuração.

 

Os sensores extras do aparelho parecem ter tornado possível a inclusão de alguns gesto de controle que não existem no L7. À maneira do Galaxy S III, basta virar o aparelho para silenciar uma chamada, para um alarme ou pausar um vídeo. Para mudar um ícone de uma área de trabalho para outra, basta pressioná-lo e inclinar o aparelho.

 

 

 

Quanto ao ICS em si, as novidades são muitas em relação ao Gingerbread. As mais interessantes são o Android Beam (troca de informações como contatos, bookmarks, etc.) e o Wi-Fi Direct, que cria uma conexão wireless direta entre o smartphone e o computador. Ao ativar o Wi-Fi Direct, o telefone pode criar uma LAN sem fio protegida por uma senha WPA2 que é automaticamente gerada pelo celular. Dispositivos que se conectam a essa rede têm acesso aos arquivos do telefone (e vice-versa) sem a necessidade de intermediação de um roteador.

 

 

 

Com 8 megapixels e flash LED, a câmera principal do Optimus 4X HD ficou na média para a categoria. Isso significa que ela faz boas fotos em condições ideais de iluminação, mas quando a cena é registrada em um ambiente mais escuro, ou mesmo à noite, a presença de ruído gera incômodos. As cores não são muito vivas e a definição da imagem também não agradou.

 

A gravação de vídeo em 1.080p a 30 quadros por segundo tem um desempenho superior ao das fotos. O único problema é a captação de áudio, que está muito sujeita a ruídos e ficou devendo áudio mais cristalino. Mesmo que uma captação de qualidade não seja algo comum em smartphones, os concorrentes da mesma categoria obtiveram resultados melhores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por ser um protótipo, o aparelho enviado ao INFOlab não conta com um dos recursos destacados pela LG: a bateria. Com 2.150 mAh, a bateria do Optimus 4X HD supostamente dura mais que outras por conta de sua densidade. Segundo a LG, o processo químico da bateria foi alterado para que ela possa oferecer energia por muito mais tempo.

 

Nos testes do INFOlab com o modelo o resultado ficou muito abaixo do esperado. O aparelho resistiu por 8 horas e 13 minutos fazendo uma ligação, com Wi-Fi e Bluetooth ativados.

 

Veja mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.