Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Revista INFO

[Resolvido] [Notebooks] Z330 é compacto e extremamente leve

Recommended Posts

Avaliação do editor Airton Lopes

imagem

Intel Core i7 2637M - 1,7 GHz4GB de RAM DDR3HD 256 GB SSD SATAIII13,3”1366 x 7681h24min de bateria31,5 x 1,4 x 21,4 cm

 

Avaliação do editor Airton Lopes

 

Com apenas 1,2 quilo, o Z330 é o ultrabook com tela de 13,3 polegadas mais leve disponível no Brasil. A ótima portabilidade é acompanhada por um desempenho à altura das máquinas mais potentes da categoria na realização de qualquer tarefa. A razão disso é o trabalho conjunto do processador Core i7 e o drive SSD. Porém, a duração de bateria e algumas peculiaridades separam o Z330 do Olimpo dos ultrabooks. A autonomia nos testes do INFOlab não passou de 1 hora e 24 minutos. Quem costuma fotografar mais com a câmera do que com o celular deve ficar atento. O leitor de cartão do Z330 só aceita os do padrão microSD, o que pode atrapalhar a transferência das imagens para o laptop. Apesar de onipresente em telefones, o padrão microSD ainda é raro em câmeras fotográficas. O design agrada pelo visual externo, mas o touchpad sem botões móveis e a tecla de força com aparência de botão de calculadora de mesa são duas bolas fora.

 

Avaliação de Giovana Penatti

 

Uma característica física comum aos notebooks ultracompactos é o visual minimalista e elegante. O Z330 da LG não é diferente: a tampa é prateada e imita aço escovado, com um padrão de círculos que parte do logo da LG no canto superior. O interior também é do mesmo material.

 

O touchpad segue a linha minimalista: há uma pequena distinção, quase imperceptível, para diferenciá-lo do acabamento. Também não há botões, o que pode ser incômodo para quem ainda não está acostumado; o clique é feito com um toque no touchpad.

 

O teclado é macio e bom para digitação, mas as teclas inferiores são maiores, o que pode confundir e causar erros. Além disso, a barra e o ponto de interrogação são feitos com a tecla Fn. Na lateral direita, há botões para busca, Meu Computador, exibir Área de Trabalho e desligar o monitor, que são uma boa opção de atalho para tarefas cotidianas. Já o botão de ligar e desligar foge do padrão moderno e elegante do Z330: alaranjado e com outro acabamento, ele parece ter sobrado de uma máquina antiga e encontrado um lugar ali.

 

Como todos da categoria, o notebook da LG é extremamente leve e chega a pesar menos que os concorrentes: 1,2 quilos. Não há grandes diferenças nas dimensões, mas ele é um pouco mais fino também, com 1,4 centímetros de espessura.

 

Para garantir que ele fique o mais fino possível, não há uma porta Ethernet, mas uma microUSB com adaptador para a conexão de rede. Também tem um leitor de cartões microSD (comum em smartphones), duas USB, sendo uma 2.0 e outra 3.0, e uma P2 para fone de ouvido. Aliás, ouvir música com um fone pode ser uma opção melhor que usar as caixas do próprio notebook, já que a o som não é tão bom: além de baixo, é bem estridente e falta presença nos graves.

 

 

 

Quanto ao hardware, o Z330 vem com um processador i7 2637M, 4 GB de memória RAM e espaço de armazenamento de 256 GB num SSD SATAIII. Graças a essa configuração, ele desperta rapidamente: em dez segundos, está ligado. Para voltar do stand-by, demora cerca de dois segundos. No entanto, isso não é suficiente para que ele fique entre os mais potentes dessa categoria nos testes de benchmark realizados pelo INFOLab.

 

Benchmark PCMark 7 (em pontos)

Barras maiores indicam melhor desempenho

 

MacBook Air

4.443

Dell XPS 13

3.842

LG Z330

3.552

Samsung Série 9

3.463

 

 

Na parte gráfica, a controladora é Intel HD Graphics 3000, com 1696 MB (sendo 64 MB dedicada e 1632 MB compartilhada). O único dos notebooks já testados pelo INFOLab que tem configuração gráfica melhor que essa é o MacBook Air. Ou seja, não é uma configuração ruim, mas o Z330 ficou em último lugar em comparação a outros computadores da categoria no benchmark 3DMark 06, que mede o desempenho gráfico.

 

Benchmark 3DMark 06 (em pontos)

Barras maiores indicam melhor desempenho

 

MacBook Air

5.405

Dell XPS 13

4.376

Samsung Série 9

3.975

LG Z330

3.233

 

 

Os números do hardware enchem os olhos mas, na prática, deixa a desejar em comparação a outros top de linha e fica mais próximo dos notebooks ultracompactos médios.

 

Outra decepção fica por conta da duração da bateria, que aguenta menos de 1h30. É bom levar a fonte junto para garantir; assim, mesmo que o computador seja leve e pequeno, a portabilidade fica um pouco prejudicada.

 

Duração da bateria em uso intenso

Barras maiores indicam melhor desempenho

 

Samsung Série 9

1h53min

MacBook Air

1h39min

LF Z330

1h24min

Dell XPS 13

1h20min

 

 

Veja mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.