Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Galera, é o seguinte..:
Criei um esquema para esconder os arquivos e chamá-los através de um switch.
Não sei qual é o nome que se dá p/ isto. Mas funciona da seguinte forma:
Arquivo reload.php:
<?php
$id = $_GET['load'];
switch($id){
case "home":
$incl = "index";
break;
default:
$incl = "app.erro";
break;
}
$p_permitidas = array("index","app.erro"); require_once "$incl.php";
}
?>
Desta forma ao invés de digitar index.php p/ chamar a página, utilizo: reload.php?load=home
Está funcionando perfeitamente. E isto ajuda e muito em relação a segurança dos dados.
Acontece é que eu quero me atualizar, pois tenho observado em vários sites, diferentes formas p/ estar 'chamando' as páginas.
Alguém aí tem alguma forma mais atual e melhor p/ compartilhar?
Ou ao menos me passar qual é o nome que se dá p/ este tipo de código para que eu possa pesquisar?
Um forte abraço a todos!
>
você está básicamente criando um template..
Essa página é a default, pelo q percebi, quase todas suas páginas irão utilizar ela. Então a renomeie a reload.php para index.php e sua página index.php para home.php
Acredito q dessa maneira fique mais correto e você poderá criar links tipo
seusite.com/?load=home
seusite.com/?load=produtos
seusite.com/?load=servicos
sem a necessidade de add o "reload.php?load=xyz"
Opa,
entendi o que você disse.. Seria interessante.. Mas esta é a melhor forma de estar utilizando este tamplate ou existem outras formas mais avançadas?
Podes sitar alguma?
E neste caso de renomear a reload.php p/ index.php ñ dará problema? Sendo que na reload.php consta somente o cód que sitei acima.
Abraço!
existem diversos mecanismos de templates php.
eu ultimamente tenho usado twig ao mesmo tempo q tenho gostado muito.
e aqui mais 19 ferramentas de template para php
http://www.webresourcesdepot.com/19-promising-php-template-engines/
Contudo sua dúvida pode ser também sobre o roteamento do sistema...
Não conheço mtas ferramentas de roteamento.
To aprendendo sobre symfony e ele possui um ótimo sistema de roteamento q pode ser útilizado de diversas maneiras
O ZendFramework também possui um esquema de roteamento muito mais simples do que o do symfony..
Sugiro que se quer aprender a programar de verdade comece a utilizar algum framework contudo frameworks nem sempre serão a solução para todos seus problemas ...
Eu sugiro o symfony2.1
Ele já vem com diversas ferramentas acopladas q são chamadas de bundles, uma delas é o Twig, o doctrine entre outros
Vlw Vadio...
Já tive uma luz do que devo estudar e procurar rs..
Abraço!
Galera, só queria deixar registrado que consegui o que eu estava procurando.
O nome seria URL Rewriting
Estudei bastante sobre isto, bastante msm :upset:, e enfim consegui fazer um sistema de menu + url personalizada dinamicamente.
Ou seja, ao invés de: www.meusite.com.br/reload.php?load=home e/ou www.meusite.com.br/?load=home...
Fica assim: www.meusite.com.br/home
ou
www.meusite.com.br/reload.php?load=cadastro = www.meusite.com.br/cadastro
etc..
E o melhor é que é tudo dinamicamente, utilizando BD e uma função que trata e printa tudinho personalizado.
Aos que se interessarem, segue duas das fontes aonde me ajudaram muito:
URL Rewriting: Criando URLs competitivas!
http://imasters.com.br/artigo/5382/web-standards/url-rewriting-criando-urls-competitivas
URL Rewriting for Beginners
http://www.addedbytes.com/articles/for-beginners/url-rewriting-for-beginners/
Fica aew o registro caso futuramente alguém tenha o mesmo interesse..
Abraço!
você está básicamente criando um template..
Essa página é a default, pelo q percebi, quase todas suas páginas irão utilizar ela. Então a renomeie a reload.php para index.php e sua página index.php para home.php
Acredito q dessa maneira fique mais correto e você poderá criar links tipo
seusite.com/?load=home
seusite.com/?load=produtos
seusite.com/?load=servicos
sem a necessidade de add o "reload.php?load=xyz"