Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Agnes SP

Arte criada para o site pode ser usada em outras mídias?

Recommended Posts

Mais uma questão ética que está me fazendo pensar... Quando faço design gráfico, percebo vários clientes copiando elementos gráficos que criei e aplicando em outras coisas (como banner, talão de pedidos etc), que foram feitos na concorrência. Até aí tudo bem, porque não fiz contrato nem nada e eles não conseguem copiar muito.

 

Esses dias entreguei um site com um projeto gráfico muito bonito e elogiado. E já estou prevendo que esse cliente para quem fiz o site vai replicar a arte do site em seus panfletos e outros materiais, que poderá fazer com a concorrência, porque acharam meu preço "alto" para os panfletos. Eles simplesmente pedem para o pessoal da gráfica dar um printscreen e usar a arte, sem preocupação com a resolução da imagem.

 

Pois bem, no contrato do site tem uma cláusula que assegura a mim todos os direitos autorais do projeto. Sendo assim, penso que o cliente NÃO PODE reproduzir o projeto gráfico criado para o site sem minha autorização, pois a arte foi criada para utilização específica no site. Se quiser utilizar a mesma arte em outras peças, eu tenho o direito de ser remunerada por isso, não?

 

Seria o mesmo caso de vender uma fotografia para a revista X edição Y e esta revista reproduzir a fotografia indefinidamente, em todas as edições que quiser, não?

 

O que acham? Será que estou sendo parcial demais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se está no contrato que a imagem tem direitos autorais seus, e que ela SOMENTE pode ser utilizada no site em questão, ai sim você pode entrar com recursos judiciais, pois isto é uma quebra de contrato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se está no contrato que a imagem tem direitos autorais seus, e que ela SOMENTE pode ser utilizada no site em questão, ai sim você pode entrar com recursos judiciais, pois isto é uma quebra de contrato.

 

Entendi, obrigada. Mas no contrato não diz que só pode ser utilizada no site. Diz apenas que eu detenho os direitos autorais do site. Que eu fique esperta e especifique mais no contrato da próxima vez.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, se no contrato não diz que a imagem só pode ser usada em sites, ainda sim é violação de direitos copiá-la e colocar em diversas coisas, afinal é uma modificação da imagem original na qual você detém os direitos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.