Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bruno Conte

Cliente pedindo codigo Fonte

Recommended Posts

boa tarde.

Desenvolvi a cerca de 5 meses um sistema web para um cliente.

 

Esta tudo 1000 maravilhas ate o mesmo contratar uma consultoria e o cara da consultoria colocou na cabeça dele que eu tenho que enviar os repositorios com os codigos fontes do sistema.

 

Em contrato nao diz se devo ou nao devo fazer. Alquem sabe se sou obrigado, se nao. Porque ja avisei ao cliente que cobro um valor x pelo codigo fonte e ele alega que tem direito.

 

Lembrando que no contrato tem valor de desenvolvimento e implantação e nada de disponibilidade de codigo fonte.

 

att.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sua posição para com o cliente tem de ser curta e grossa: "Você me contratou para prestar um serviço de desenvolvimento. Não tenho obrigação contratual de te fornecer a propriedade intelectual do meu trabalho".

 

Se você codificou os arquivos, está salvo. Caso contrário, ele pode facilmente roubá-lo de você.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que tem realmente neste contrato? Nada de propriedade intelectual?

Se tiver explicito desenvolvimento e implantação, ok, mas qualquer coisa diferente pode ter problemas.

 

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você se importaria de escanear uma cópia e publicar? Ocultando dados importantes como nomes, documentos e valores, claro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja li e reli 3 vezes o contrato.

nao tem nada que fala de fornecer, so a parte de desenvolvimento e implantação, alem da manutenção mensal.

 

É como já falaram, se não tem em nenhuma parte falando explicitamente sobre disponibilidade de código fonte, você não é obrigado a fornece-lo.

 

Note que ao exigirem o código é para, provavelmente (se for um sistema php ou outra linguagem nesse estilo) poder mudar de serviço de hospedagem para um possivelmente mais barato (ou que favoreça o tal consultor).

Ou quem sabe o interesse seja em comercializar o seu sistema como sendo deles e tal.

 

De qualquer forma você não é obrigado a fornecer nada além daquilo que está previsto no contrato.

 

Pode ser que queiram migrar de servidor por N motivos, e para isso, ter acesso aos fontes do sistema se faz necessário.

Como dai a questão muda, talvez sej melhor conversar com um advogado para saber quais os limites de ambos e se você está ou não resguardado com o contrato firmado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É simples resolver o problema.

 

Diga ao cliente que solicite à Microsoft, o fonte do Windows. Diga que enviará o fonte do seu software, no mesmo instante que a Microsoft lhe enviar o fonte do Windows.

 

;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem que seja do Windows 95 que já passou do estágio Abandonware.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.