Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SERGIO355

Como descobrir se a foto foi renomeada

Recommended Posts

Existe uma especificação chamada EXIF seguida principal, mas não exclusivamente por fabricantes de câmeras digitais, que gravam determinadas informações na imagem, para serem lidas por aplicativos terceiros (na maioria das vezes).

 

A quantidade de informações varia de fabricante para fabricante, assim como a nomenclatura dos campos e a presença de uns mais específicos que outros.

 

Não sei qual o seu problema real, mas num primeiro momento, imagino que ler a data e hora em que a imagem foi capturada, comparando-a com o nome do arquivo (ambos devem ser sequenciais), seja suficiente.

 

Verificar se não existe nenhum menção à um editor de imagem terceirizado, como Photoshop que vez ou outra grava seu nome nas meta-tags da EXIF também, pode ser outro fator determinante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é o seguinte preciso saber se a sequencia é realmente correta pq é possivel renomear a foto a pessoa argumenta que não foi alterado o que eu gostaria de saber se é possivel descobrir se a foto ou arquivo foi renomeado

exemplo pratico a foto é dsc 7898 no dia 15 a ultima foto no proximo uso foi 7899 dia 20 como saber se a pessoa não renomeou o arquivo e realmente essa sequencia é correta

Agradeço a resposta Bruno!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas eu já postei um básico pra você fazer isso. Abaixo um esquema um pouco mais aprofundado que foge completamente do escopo da sala de Fotografia.

 

Seja lá com qual linguagem de programação/aplicativo você for fazer a leitura dos dados do EXIF de imagens em uma pasta, você primeiramente as listará, ordenando-as por aquilo que se chama algorítimo de ordem natural, pois ajuda (e muito) uma tarefa de análise manual.

 

Veja um exemplo de uma lista de arquivos ordenada normalmente e pelo algorítimo citado.

 

Cada arquivo seria uma entrada de uma matriz onde cada arquivo teria uma lista de informações, informações essas extraídas do EXIF de cada imagem.

 

Como eu disse, num primeiro momento só data já ajudaria e, nesse esquema, um rápido olhar já te apontaria qualquer possível violação pois ela deve ser uma sequência perfeita. Abaixo um fragmento de código, de uma linguagem de programação, ilustrando o que quero demonstrar:

 

Array
(
   [dsc_7898.jpg] => Array
       (
           [Date and Time] => 2003:08:11 16:45:32
       )

   [dsc_7899.jpg] => Array
       (
           [Date and Time] => 2003:08:12 17:45:32
       )

   [dsc_7900.jpg] => Array
       (
           [Date and Time] => 2003:08:10 18:45:32
       )

)

Temos as imagens e uma das diversas informações associadas à elas. Só de olhar é possível ver que a terceira foto teria sido adulterada pois esperaria-se que ela tivesse sido capturada no mínimo um segundo depois da anterior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.