Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcelo Azhaj

Concorrente do Pinterest

Recommended Posts

Estava estes dias avaliando a situação do Pinterest, uma rede social que cresceu muito nos ultimos meses, e chegue a conclusão que os desenvolvedores estão demorando muito para expandi-la pra outros mercados, e me veio a cabeça usar o mesmo modelo de negocio, so que em países que o Pinterest ainda não possui domínio, fazendo assim com que minha startup não concorra diretamente com ele, a um "clone" na Russia muito bem sucedido o Pinme.ru, e estou aqui pensando se não seria interessante lançar algo semelhante aqui no Brasil e em outros países que o pinterest não possui dominio, o que vocês acham, eu já tenho todo o projeto pronto, todo o script já está funcionando, só falta mesmo avaliar o mercado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rsss você me lembrou o cérebro do desenho "pink e o cérebro"..

 

Brincadeira a parte, você possui domínio em algum outro idioma, vivência em outro país fora o Brasil ou no mínimo domínio sobre inglês?

 

Veja também que expandir mundialmente não significa apenas traduzir o website para idiomas específicos.. Comercialmente você precisará de escritórios ou representação comercial nos países alvos ou próximos dos mesmos. Baseado apenas nesse fato, faça as contas e terá um noção do capital que precisará para conseguir chegar começar a operar com essa estrutura. Atente-se que montar a estrutura é um custo. E para manter ?

 

Há duas alternativas, a primeira é crescer gradualmente, começando na sua região. Isso leva anos. No mínimo 5 anos para estar com algum reconhecimento.

Outra é oferecer o projeto a multinacionais ou contratar traders ou alguma grande empresa que bancará valores milionários por algo incerto. As chances são 0.000001% disso acontecer.. então o que sobra é crescer gradualmente. O mercado só dá confiança depois que o negócio cresce.

 

Além do mais, não basta ter apenas dinheiro. Politicagem é necessário.

Como exemplo, o Google foi expulso da China em 2010. É um mercado que hoje possui pouco mais de 650 milhões de internautas. Por questões ideológicas e filosóficas o Google preferiu enfrentar o governo e foi convidado a se retirar..

 

A sua proposta, do jeito que descreveu aqui, não convence nem mesmo um amador. Precisa de argumentos mais sólidos, visão mais ampla e objetivos, ao menos, mais nobres. Ao meu ver já começou errado em menosprezar o "concorrente" pinterest.

Enfim.. normalmente nenhum investidor sequer daria uma resposta a você pois é perda de tempo. Isso é um fato e tome cuidado com isso, pois o seu nome fica até mal visto dificultando negócios futuros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, o fato de uma rede social (qualquer que seja) ainda não estar com uma massiva aceitação pelos usuários neste ou naquele pais, não significa absolutamente nada.

 

Além dos fatores levantados pelo hinon, note o seguinte:

 

O pinterest sugiu há o que ? 2 anos ?

Virou modinha entre os descolados no ano passado, mas será que realmente entenderam a proposta dessa rede ?

Ou apenas visualizaram formas de alavancar vendas e coisas do tipo por oferecer recursos que combinam melhor com este ou aquele negócio ?

 

Para se ter um parâmetro, o Facebook que hoje é febre no brasil, existe há muito tempo, e só ganhou força no brasil há cerca de 3 anos, pois antes disso, era um cemitério tal qual o G+ é hoje.

 

O fato de ter poucos usuários ou ser pouco movimentado atualmente não signifca que não crescerá ou que isso é desculpa para oportunistas registrarem o dominio para tentar lucrar quando a empresa oficializar suas operações no pais em questão.

 

Da mesma forma que possuir scripts ou sistemas que façam a mesma coisa que a rede social em questão não quer dizer absolutamente nada, pois isso é apenas a ponta do iceberg, atrás de alguns scripts, existem bancos de dados, servidores, sistemas de segurança para garantir a integridade dos dados pessoais dos usuários, garantias de alta disponibilidade, e tantas outras questões que dá para escrever páginas e mais paginas e ainda faltará algum aspecto a ser abordado.

 

Tudo isso, tem um custo (como disse o hinon) e não é barato, e de onde surgirá a fonte de renda para pagar tudo isso ?

Se redes sociais estabelecidas e conhecidas como o Twitter ainda não possuem um modelo de negócios claro ou no caso do facebook que após abrir o capital ficou evidente diversas questões que forçaram o preço da ação a cair (e muito), como um grupo de potencial investidores terão disposição de investir em algo que é apenas mais um no mercado e que não possui diferencial dos concorrentes ?

 

Depois do orkut, virou moda o pessoal criar rede social, e hoje em dia existe rede social de tudo, e quantas realmente são bem sucedidas ?

99% das redes sociais existentes estão no limbo, com baxissima ou nenhuma lucratividade, quantidade infima de usuários, caminhando cada dia mais para o esquecimento.

 

Isso sem falar que a moda de hoje se torna algo totalmente ultrapassado amanhã e nessa velocidade, muita coisa que mal foi lançada, acaba morrendo sem sequer ter tempo de gerar algum lucro.

 

Ao invés de seguir a boiada, pense em algo diferente, que seja realmente inovador para poder assim, obter lucro e sucesso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.