Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Pessoal, tenho a seguinte fórmula para fazer um calculo, a questão é, como faço esse calculo, essa fórmula em php? abraços
ai tenho os campos
depois do usuário responder essas 3 opções, o calculo é feito e mostra um resultado
GFR (mL/min/1.73 m2) = 186 x (Scr)-1,154 x (idade)-0,203 x (0,742 se sexo feminino) x (1,210 se afro-americano)
os números depois do parenteses são elevados a potência
-1,154
-0,203
na verdade programa a um tempo, mas esse tipo de calculos, com potencias e nessa forma nunca fiz, por isso achei estranho
Como qualquer equação matemática, você deve fazê-la em partes. O PHP, como qualquer outra linguagem de programação, interpreta as prioridades matemáticas, como parênteses > multiplicação/divisão > adicição/subtração. E como minha professora de matemática sempre dizia:
"Não sabe se deve ou não colocar parênteses para definir a prioridade? Coloque-o, um a mais não faz mal, mas um a menos..."
Outras definições, como potência, raiz quadrada e diversos cálculos mais complexos, que fogem das operações aritméticas básica, podem ser feitas através de funções definidas, tais como:
Outras coisas deve ser utilizados "truques" matemáticos, como o cálculo de raiz cúbica ou raiz enésima. Veja só o cálculo de uma raiz cúbica de 27:
pow(27 , 1/3);
Ou a raiz enésima de 256 onde N é 4 (também conhecida como raiz quarta de 256):
pow(256 , 1/4);
Esses truques não possuem nada de "programação", é apenas matemática pura.
Não entendi sua dúvida, na verdade, não entendi sua dificuldade. Você tanto poderá fazer o cálculo em uma linha só, como dividi-lo em etapas. Não me entenda mal, mas você é leigo em programação/PHP?
Assim, posso dar uma explicação mais detalhada sobre suas dúvidas.