Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Motta

Ubuntu chega aos smartphones para competir com Android

Recommended Posts

Ubuntu chega aos smartphones para competir com Android

Mas primeiros aparelhos devem chegar ao mercado apenas em 2014

 

ubuntumobile.jpg

Novo sistema operacional foge do padrão de ícones em linhas e colunas Reprodução

 

RIO — A Canonical, empresa responsável pela versão Linux de maior sucesso no mundo, apresentou nesta quarta-feira o Ubuntu para smartphones. O sistema operacional chega para concorrer com o Android, iOS e Windows 8 no crescente mercado de dispositivos móveis. Porém, a previsão é que os primeiros aparelhos com o software cheguem ao mercado apenas em 2014.

 

Formalmente, o Ubuntu mobile será lançado na CES — feira de eletrônicos que acontece entre 8 e 11 de janeiro em Las Vegas —, mas um vídeo sobre o sistema operacional foi postado no site da empresa.

 

O design foge completamente do padrão iOS/Android de ícones em colunas e fileiras. Na tela principal, o Ubuntu traz informações personalizadas: os aplicativos mais usados, últimas ligações e mensagens, sites mais visitados, vídeos assistidos. E tudo pode ser customizado. Outro diferencial é o acesso rápido aos aplicativos mais acessados, que é feito ao deslizar o dedo da esquerda para direita.

 

Para não sofrer as críticas de falta de aplicativos — como a Microsoft sofreu ao lançar o Windows 8 —, a Canonical aposta nos web apps. De acordo com a empresa, qualquer aplicativo desenvolvido em HTML 5 pode ser facilmente adaptado ao Ubuntu.

 

A Canonical também afirma que a compatibilidade de dispositivos não será problema. Praticamente todos os aparelhos desenvolvidos para Android poderão carregar o sistema operacional.

 

O mercado de sistemas operacionais é dominado pelo Android, da Google, tendo o iOS da Apple como principal concorrente. A Microsoft entrou com força no mercado com o lançamento, no final de 2012, do Windows 8. As três vão ganhar em breve a companhia do BlackBerry 10, da RIM, e do Firefox.

 

Fonte : O Globo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom, será muito legal esse negócio de web apps se der certo, e tb lucrativo $_$

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para quem achava que a microsoft tinha demorado para se lançar neste mercado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.