Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Revista INFO

[Notebooks] Aspire S5 é o ultrabook com configuração poderosa

Recommended Posts

Avaliação do editor Airton Lopes

imagem

Tela de 13,3”Intel Core i5-3317U 1,7GHz (Ivy Bridge)4 GBSSD de 128 GBVídeo onboard1,2 kgWindows 7 Home Premium1h27min de bateria

 

Avaliação do editor Airton Lopes

 

Equipado com um Core i5 da linha Ivy Bridge, a mais moderna da Intel, o Aspire S5 mostra a força digna de um MacBook Air. O corpo do modelo é leve, com laterais limpas. Duas portas USB 3.0 e conexões Thunderbolt e HDMI ficam camufladas em um compartimento com acionamento semelhante ao de um trem de pouso. Aberto, ele suspende a traseira do ultrabook, libera o acesso às tomadas e melhora a refrigeração. O teclado poderia ser melhor.

 

Avaliação de Giovana Penatti

 

Leve, fino e potente, o Aspire S5 honra a categoria de ultrabook. O design segue a linha que costumamos ver nesse tipo de computador: acabamento metalizado que lembra aço escovado e dimensões e peso reduzidos (mede 32 por 23 por 1,8 centímetros e pesa 1,184 quilo). É todo na cor preta, inclusive o teclado.

 

Falando nele, a digitação não chega a ser desconfortável, mas pode ser incômoda. Algumas teclas são muito pequenas, como as setas direcionais e as aspas. Outras são praticamente coladas (Enter com colchete direito e Shift esquerdo com barra invertida), o que causa bastantes erros de digitação. Dá a impressão de que detalhes de ergonomia foram pensados de última hora e o resultado ficou insatisfatório. Por outro lado, o touchpad que fica logo abaixo tem um tamanho bom, de 9,6 por 6,5 centímetros. Ele não tem demarcação de botões, mas isso não é um problema, já que ninguém precisa olhar para saber onde ficam.

 

Quanto ao hardware, temos uma máquina muito potente. Com processador i5 Ivy Bridge e 4 GB de RAM, dá para esperar um excelente desempenho e ser correspondido.

 

Benchmark PCMark 7 (em pontos)

Barras maiores indicam melhor desempenho

 

Acer Aspire 5

5.928

MacBook Air

4.344

LG Z330

3.552

Samsung Série 9

3.463

 

 

O espaço de armazenamento é de 128 GB num SSD. Se não for suficiente, dá para conectar um HD externo em uma das USB 3.0. Além delas, o Aspire S5 é o primeiro ultrabook depois do MacBook Air a ter uma Thunderbolt, que tem altíssima velocidade. Ela permite conectar até seis dispositivos e um monitor DisplayPort em série.

 

Todas elas ficam escondidas numa porta móvel chamada I/O MagicFlip, acionada por um botão dedicado. Ela fica na parte de trás e, quando aberta, deixa o notebook levemente inclinado. Outra função da I/O MagicFlip é de aumentar a ventilação. Para recolhê-la, o mesmo botão deve ser acionado, mas ela não responde em duas ocasiões: com algo conectado ou quando o sistema precisa de refrigeração.

 

 

 

A parte gráfica fica por conta de uma Intel HD Graphics 4000. As placas da Intel são comuns em ultrabooks, mas a maioria vem com a versão 3000; somente o MacBook Air tem a mesma placa que o Aspire S5. O resultado disso é que o desempenho dos dois no Benchmark 3DMark 06 foi quase igual:

 

Benchmark 3DMark 06 (em pontos)

Barras maiores indicam melhor desempenho

 

MacBook Air

5.405

Acer Aspire 5

5.351

Samsung Série 9

3.975

LG Z330

3.233

 

 

A tela tem 13,3 polegadas e resolução de 1366 por 768 pixels. Não é a mais alta da categoria, mas isso não faz com que seja ruim. O mesmo pode ser dito sobre a qualidade do som. Os dois alto falantes localizados na parte de baixo, nas laterais, produzem um som alto para um para um ultrabook, apesar de ser um tanto estridente.

 

A bateria tem quatro células e duração relativamente pequena para um ultrabook. O teste realizado com o Battery Eater, que faz com que a máquina utilize vários recursos ao mesmo tempo e gaste bastante energia, não teve um desempenho favorável:

 

Duração da bateria em uso intenso

Barras maiores indicam melhor desempenho

 

Samsung Série 9

1h53min

MacBook Air

1h39min

Acer Aspire 5

1h27min

LG Z330

1h24min

 

 

Apesar do valor não ser exatamente barato, tem um bom custo benefício pelos recursos e funcionalidades que oferece. Dá para dizer que ele é um concorrente à altura do MacBook Air, mas muito mais barato: pelo valor de 3.899 reais, é ideal para quem busca alto desempenho e portabilidade.

 

Veja mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.