Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Revista INFO

[Notebooks] Série 9 tem visual belíssimo e boa configuração

Recommended Posts

Avaliação do editor Airton Lopes

imagem

Tela de 13,3”Intel Core i5-2467M 1,6 GHz (Sandy Bridge)4 GB de RAMSSD de 128 GBVídeo onboard1,2 kgWindows 7 Home Premium1h53min de bateria

 

Avaliação do editor Airton Lopes

 

Com design elegante e ótima construção, o Série 9 é um ultrabook levíssimo equipado com memória flash de 128 GB. Mas o mesmo drive SSD que melhora o desempenho da máquina deixa o modelo com menos de 60 GB livres para o armazenamento de arquivos. A sofisticação e o conforto oferecidos pelo Série 9 são percebidos ao se trabalhar em frente à tela de 13,3 polegadas com resolução de 1.600 por 900 pixels, a mais alta entre os ultrabooks já testados pelo INFOLab, e ao se usar o teclado com iluminação traseira.

 

Avaliação de Giovana Penatti

 

Extremamente leve e fino, o Série 9 tem ar de objeto de desejo. Ao contrário da maioria dos ultrabooks atuais, não é prateado, mas azul escuro. Pesa 1,192 quilos e tem 1,5 centímetro de espessura – dobrado, lembra uma revista -, mas parece bastante resistente. A tampa é de aço escovado e o interior repete essa aparência, inclusive ao redor da tela.

 

Falando do design da parte interior, o teclado é tipo chiclete, com teclas pretas e retroiluminadas. Há uma dedicada para Ç, mas a interrogação e barra necessitam do Alt Gr, sem uma tecla para elas. Apesar de ficarem numa parte rebaixada, as teclas são “rasas”. Isso causa vários erros de digitação, pois é difícil sentir os espaços entre elas. Também pode ser pouco confortável com uso prolongado, já que os dedos ficam mais arqueados.

 

O touchpad é bem grande, com 9,9 por 6,8 centímetros, e tem bastante sensibilidade. Não há divisões entre a área de toque e os botões, mas eles existem e a parte na qual eles ficam também é sensível – por exemplo, se quiser selecionar um arquivo e clicar nele com o botão direito, é necessário levantar o dedo, já que arrastá-lo move o cursor.

 

Apesar do pouco tamanho, o ultrabook é bem servido de conexões. Mas, para mantê-lo o mais fino possível, várias delas precisam de adaptadores e somente o de rede acompanha. Além dessa entrada, o Série 9 tem duas USB (sendo uma 2.0 e outra 3.0), uma microHDMI, uma VGA e uma P2 tanto para microfone quanto para fone de ouvido. Também tem leitor de cartões SD, SDHC, SDXC e MMC.

 

Além das características físicas que o fazem ideal para a rua, o ultrabook tem duração de bateria boa: nos testes do INFOLab, que forçam a máquina para o maior gasto de bateria, ele teve um desempenho bastante satisfatório de quase duas horas.

 

Duração da bateria em uso intenso

Barras maiores indicam melhor desempenho

 

Série 9 900X3B-AD1

1h53min

Macbook Air

1h39min

LG Z330-G.BE51P1(7426)

1h24min

 

 

Mas, enquanto o visual é a principal característica do Série 9, o hardware deixa a desejar. Não é péssimo, mas, com as configurações disponíveis hoje, ele fica desatualizado. O processador é Intel Core i5 com Sandy Bridge, 4 GB de RAM e 128 GB SSD. Usá-lo não é nenhum sacrifício, já que tem respostas bem rápidas e desperta em poucos segundos graças ao SSD, mas o desempenho poderia ser melhor:

 

Benchmark PC Mark 7 (em pontos)

Barras maiores indicam melhor desempenho

 

Macbook Air

4.344

LG Z330-G.BE51P1(7426)

3.552

Série 9 900X3B-AD1

3.463

 

 

Os computadores aos quais o Série 9 foi comparado pertencem à mesma categoria, mas têm processador i7 e um chipset melhor (o Macbook tem Ivy Bridge e o Z330 tem Sandy Bridge de uma série mais avançada).

 

Já na parte gráfica, a placa é a Intel Graphics 3000. Os resultados obtidos não chegam nem perto dos que seriam com uma placa de vídeo dedicada, mas a da Intel é padrão para a categoria. De todos que passaram pelo INFOLab, somente o Macbook tem uma um pouco melhor, que é a 4000.

 

Benchmark 3DMark 06 (em pontos)

Barras maiores indicam melhor desempenho

 

Macbook Air

5.405

Série 9 900X3B-AD1

3.975

LG Z330-G.BE51P1(7426)

3.233

 

 

Assim, o Série 9 não é uma opção para quem espera muito do desempenho do vídeo. Ele não é bom para games ou fazer grandes edições de vídeo e de imagem, mas não deixa a desejar nas mais simples. Também não apresenta dificuldades em entretenimento em geral, como assistir a filmes ou ouvir música. Apesar do áudio não ser tão bom, não chega a ser problemático: o volume é médio e a qualidade, relativamente boa. Como a maioria dos notebooks, soa abafado. Quem se importa bastante com o som provavelmente irá preferir um headphone. Já a tela não decepciona. Ela tem 13,3” e a impressionante resolução de 1.600 por 900 pixels. As imagens têm bastante brilho e cores muito vivas. Além disso, por ser fosca, não se torna um espelho ao reproduzir cenas escuras de vídeos ou em ambientes muito iluminados.

 

É uma pena que a configuração do Série 9 não acompanhe o visual robusto e imponente que ele tem. O preço também não é tão amigável para os componentes que ela tem. Mas quem busca um notebook ultraportátil eficiente, sem exigir que o desempenho seja o de um topo de linha, pode ficar satisfeito com a compra.

 

Veja mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.