Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Revista INFO

[Câmeras digitais] Câmera da Nikon é compacta e tem controles avançado

Recommended Posts

Avaliação do editor Maurício Moraes

imagem

16,1 MPZoom de 4,2x (24 a 100 mm)Filma em 1080pLCD de 3”192 g

 

Avaliação do editor Maurício Moraes

 

Apesar de compacta, esta Coolpix esconde uma série de controles manuais. Por isso, é indicada para quem gosta de fotografar e procura um modelo que caiba no bolso. Nos testes, a câmera produziu boas imagens, mesmo em condições de pouca iluminação. No modo manual, falta um preview em tempo real de como vai ficar a foto.

 

Avaliação de Giovana Penatti

 

A P310 faz parte da série de compactas da Nikon, a Coolpix. Tem 16,1 MP e vários controles manuais inspirados em câmeras tipo DSLR, o que faz dela uma opção de ótima qualidade e portátil, já que o tamanho da P310 é bem reduzido: mede 10,3 por 6,1 por 3,2 centímetros e pesa 192 gramas.

 

A empresa optou por utilizar grande densidade de pixels e uma longa escala de ISO na câmera, o que é comum para compactas. Como tem a lente clara (f1,8), é provável que não seja necessário utilizar ISO alto. A partir de 400 da para notar ruído, que chega a atrapalhar em 1600.

 

 

 

 

 

Distorções de cores e formas são imperceptíveis. As imagens têm boa definição, mas nada de impressionante, assim como a aproximação do zoom, que é de até 4,2x. O ajuste de branco automático é bastante confiável, mas perde detalhes quando há ampla gama dinâmica.

 

Para vídeos, a P310 tem um recurso interessante: gravar a 15 FPS e 1080p, causando um efeito de time lapse em Full HD, e a 120p em 480p, que cria um filme em câmera lenta. Também dá para gravar a 60 FPS e 720p, que resulta em movimentos naturais. Além disso, filma em todos os tamanhos a 30 FPS. Fora isso, não há nada de excepcional nas filmagens, que têm qualidade de imagem boa. Mas o fato de ser uma compacta que grava em Full HD é quase uma novidade.

 

 

 

Mas, apesar de ter corpo e configurações de compacta, a câmera vem com controles manuais dignos de DSLR. A roda dos modos de exposição PASM fica na parte superior ao lado de uma outra roda de controle, do botão obturador e do controle de zoom. Uma terceira roda de controle fica ao lado do visor e também há um botão Fn que pode ser customizado. Enquanto todos os controles podem ser acessados facilmente com uma mão, ele fica afastado, na parte frontal, ao lado da lente.

 

 

 

Além do PASM, incomum em compactas, ela também possui muitos modos de exposição de Cena: etrato, paisagem, esportes, retrato noturno, festa/interior, praia, neve, pôr-do-sol, crepúsculo/madrugada, macro, alimentos, museu, fogos de artifício, cópia preto-e-branco, luz de fundo, panorama, retrato de animal, efeitos especiais e foto 3D. Além disso, é possível gravar um modo de exibição personalizado. Também é fácil e rápido de fazer os ajustes, pois os atalhos foram bem projetados: em poucos segundos, dá para alternar entre modos de exposição e foco ao mesmo tempo que se muda a velocidade do obturador.

 

Em oposição aos controles são avançados, os menus são bastante simples. Há uma aba para configurações gerais, uma para opções de vídeo e outra para ajustes de imagem. Elas são exibidas no visor de LCD de 3 polegadas que tem ótima qualidade. Mal dá para notar cantos serrilhados nas imagens e o ângulo de visão é muito bom. Não tem preview da foto com LiveView, o que torna o foco mais rápido, mas só é possível ver o resultado dos ajustes depois de fazer a foto.

 

As informações mostradas na tela variam de acordo com o modo de exposição escolhido. Por exemplo, o automático só oferece controle sobre a resolução; o Programa permite acertar a qualidade da compressão e modo de foco, entre outras mudanças. E, ao pressionar o botão de foco, dados úteis como a abertura e velocidade aparecem na tela. Outra função interessante da P510 é mostrar quando o fotógrafo está tremendo ou movimentando a câmera com muita rapidez.

 

O armazenamento é feito em 90MB internos e cartão SD/SDHC/SDXC. Também tem uma miniHDMI para conectá-la a uma TV, além da USB que faz as vezes de saída de video composto (o cabo vem incluso) e do suporte a Eye-Fi (cartões SD com Wi-Fi).

 

Veja mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.