Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Motta

Por ano, 125 bilhões de imagens são compartilhadas na rede

Recommended Posts

Pra mim nunca foi arte. Mas esta é uma discussão que eu tive exaustivamente na faculdade e briguei com muita gente por causa disso... Meus argumentos perpassam desde pelo fato de qualquer um poder fotografar até pelas definições conceituais mais profundas da filosofia da arte.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer um pode pintar um quadro, se vai ficar bom são outros 500 ...

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer um pode fazer qualquer coisa

 

Mesmo as mais difíceis

 

No minimo o cara vai fazer uma unica vez

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer um pode fazer qualquer coisa

 

Mesmo as mais difíceis

 

No minimo o cara vai fazer uma unica vez

 

“(…) uma ‘obra’ é dificilmente indentificável no âmbito da imagem isolada: se o autor de um único livro pode ser, no máximo, um grande escritor, ninguém qualificaria de grande fotógrafo o autor de uma única imagem, casa ela fosse genial. Para ver em uma imagem isolada o resultado de um talento fotográfico específico, temos de colocá-la em paralelo com uma série completa de imagens do mesmo fotógrafo. Existe, portanto, uma dissociação entre a avaliação das qualidades de uma imagem individual e a noção de ‘obra quanto a um talento regular: podemos ter uma obra de arte sem obra e sem mestre de obra”. SCHAEFFER, Jean-mar. A Imagem Precária. Papirus editora: 1996

 

@Motta:

 

 

Quando ampliamos um conceito ou uma definição de forma exagerada, ela perde o sentido. Por exemplo, se tudo é arte, logo, nada é arte. Eu creio que escolher um ângulo, um foco, um cenário, um momento exato, etc. é muito mais técnico e menos artístico do que pintar um quadro.

 

Não vejo nada que aproxime a fotografia das sete artes clássicas (arquitetura, escultura, pintura, música, dança, poesia e cinema). Talvez o que esteja mais próximo seja o cinema. Mas aí entra a questão que eu citei, se filmar algo de forma razoavelmente boa é uma arte, logo quase todos bons vídeos do YouTube é arte.

 

A questão é sempre a mesma: se tudo é arte, nada é arte. Qualquer definição ampliada perde sua essência.

 

Eu estudei fotojornalismo na faculdade, que aposta em outro tipo de abordagem da fotografia, muito mais documental do que estética. Mas se você fotografa e acha que faz arte, não tenho objeções. Se você faz com o coração, podemos dizer sim que é um novo tipo contemporâneo de arte. Mas a ressalva é: nem toda fotografia é arte.

 

Volto a sua indagação inicial: com 125 bilhões de compartilhamentos de fotos, teríamos aproximadamente uns 50 bilhões de artistas pelo mundo? O fato de uma pessoa saber escrever o a torna um grande escritor ou um grande poeta?

 

Espero que vocês entendam minha linha de pensamento e não me levem a mal. Não quero desmerecer o trabalho de ninguém. Pelo contrário. Acho que delimitar a arte é qualificá-la.

 

Um Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, o que torna a fotografia uma arte é a escolha da iluminação adequada. A maioria das pessoas não sabe desse detalhe ou nem se importa com ele: daí essa grande quantidade de fotos ruins presente na internet. Outro dia eu estava lendo uma matéria sobre fotografia de automóveis e o autor informava haver horas do dia mais favoráveis para se bater uma foto de um carro. Isso nunca me passou pela cabeça!

 

E a arte tem aspectos técnicos: no desenho é preciso escolher um ângulo "certo", de modo que a ilustração não se torne desinteressante; cuidar do foco, para que o assunto principal do quadro tenha destaque e não "desapareça" em meio ao cenário. Estes estudos de composição do artista Dado Almeida demonstram, mais ou menos, o que estou querendo dizer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, o que torna a fotografia uma arte é a escolha da iluminação adequada. A maioria das pessoas não sabe desse detalhe ou nem se importa com ele: daí essa grande quantidade de fotos ruins presente na internet. Outro dia eu estava lendo uma matéria sobre fotografia de automóveis e o autor informava haver horas do dia mais favoráveis para se bater uma foto de um carro. Isso nunca me passou pela cabeça!

 

E a arte tem aspectos técnicos: no desenho é preciso escolher um ângulo "certo", de modo que a ilustração não se torne desinteressante; cuidar do foco, para que o assunto principal do quadro tenha destaque e não "desapareça" em meio ao cenário. Estes estudos de composição do artista Dado Almeida demonstram, mais ou menos, o que estou querendo dizer.

 

A arte nasceu como apenas técnica. Segue um trecho de um livro para embasar minha afirmação:

 

"Na antiguidade grega, a arte não era outra coisa senão tekhné, técnica ou destreza. A acepção literal de arte é, portanto, a designar habilidade, técnica ou modo. Até a Idade Média os artistas eram considerados trabalhadores manuais." Laura González Flores - Livro Fotografia e Pintura

 

O lance é que passou de uma mera técnica para um panorama de experimentalismo, emoção e criatividade. Basta ler um ou dois livros da história da arte para perceber esta mudança de paradigma da técnica para a arte como conhecemos hoje.

 

Um trecho para complementar meu comentário acima. De um filósofo contemporâneo que eu muito aprecio (Adriel Adv.): "A fotografia congela a vontade de potência, todo movimento, toda força, todo vigor e todas expressões múltiplas que ocorrem no momento são desprezadas para virar uma grande mentira sobre o “real”."

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tal como o filosofo Abelardo vim para confundir e não para explicar, não tenho a resposta para a minha pergunta.

Sou da geração que tinha poucas fotos da infância pois estas eram caras e difícies de fazer, baterm mandar revelar etc.

Hoje as crianças tem mais fotos num dia que muitos no passado recente tiveram na vida.

Andamos com uma máquina fotográfica no bolso e nada quase mais escapa.

Gosto muito quando um assunto rende aqui, lembra que isto é um förum e não um helpdesk ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a mim, possuo pouca formação teórica a respeito de arte, pra poder discutir adequadamente. Só sei que, se eu estivesse vendo uma exposição dos trabalhos do fotógrafo Sebastião Salgado e me falassem que aquilo não é arte... eu não saberia o que pensar!

 

E já vi cada coisa bizarra sendo mostrada como arte. Em um programa de TV passou, certa vez, uma matéria sobre um senhor americano que "pintava" quadros de uma maneira estranha. Ele tinha um rifle, modificado por ele mesmo, onde punha balas especiais, contendo tinta. Daí, ele tomava uma certa distância, apontava o rifle para a tela... e atirava! A tinta se espalhava na tela, ele colocava um cartucho de outra cor na arma, atirava de novo... e assim, sucessivamente, até completar o quadro. Uma coisa de louco! hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a mim, possuo pouca formação teórica a respeito de arte, pra poder discutir adequadamente. Só sei que, se eu estivesse vendo uma exposição dos trabalhos do fotógrafo Sebastião Salgado e me falassem que aquilo não é arte... eu não saberia o que pensar!

 

E já vi cada coisa bizarra sendo mostrada como arte. Em um programa de TV passou, certa vez, uma matéria sobre um senhor americano que "pintava" quadros de uma maneira estranha. Ele tinha um rifle, modificado por ele mesmo, onde punha balas especiais, contendo tinta. Daí, ele tomava uma certa distância, apontava o rifle para a tela... e atirava! A tinta se espalhava na tela, ele colocava um cartucho de outra cor na arma, atirava de novo... e assim, sucessivamente, até completar o quadro. Uma coisa de louco! hehehe

 

Sebastião Salgado é fodão mesmo!

 

Você lembra do nome do programa? Será que tem no YouTube? Parece interessante.

 

Exatamente este tipo de experimentação que contém em essência a arte - para mim. Você lembra do episódio polêmico do museu da arte moderna? Deixaram um cachorro preso até a morte. Isto é arte?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso estar comentendo uma heresia mas não gosto do Sebastião Salgado , um cara que se encheu de grana fotografando gente carente, como estão as pessoas que ele fotografou ?!

Sei lá, posso e espero estar errado, mas não gosto da ideia.

 

Tinha um elefante nos EUA que pintava quadros, um Renoir ficou exposto numa feira de artesanato e ninguém notou, um violonista famoso uma vez tocou no metrô e poucas pessoas paravam, uma semana antes fez um concerto no Metropolitan com ingressos de 3 casas disputados no tapa.

 

Às vezes alguém precisa avisar : É ARTE !!! :)

 

11550620-photographer-dog-with-camera-is

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sebastião Salgado é fodão mesmo!

 

Você lembra do nome do programa? Será que tem no YouTube? Parece interessante.

 

Exatamente este tipo de experimentação que contém em essência a arte - para mim. Você lembra do episódio polêmico do museu da arte moderna? Deixaram um cachorro preso até a morte. Isto é arte?

 

O programa é meio antigo: era o programa americano "Believe It or Not" (Acredite Se Quiser), apresentado por Jack Palance, na extinta TV Manchete.

 

Esse episódio que você está falando, eu não me lembro. Eu testemunhei algo que rendeu polêmica: numa exposição de arte, em um sindicato, um artista fez uma instalação, consistindo de... um caixão, contendo camisinhas!

 

O artista tinha boa intenção, pretendia alertar o público para o problema da prevenção da AIDS. Porém, o sindicato julgou ser uma montagem um tanto chocante (inclusive algumas pessoas soropositivas acharam isso) e a obra foi retirada da exposição.

 

 

Posso estar comentendo uma heresia mas não gosto do Sebastião Salgado , um cara que se encheu de grana fotografando gente carente, como estão as pessoas que ele fotografou ?!

Sei lá, posso e espero estar errado, mas não gosto da ideia.

 

Bem, a respeito da pessoa do Sebastião Salgado, eu não o conheço, claro... só estou tratando, aqui, do trabalho dele. Quanto a essa sua questão: o que ele poderia fazer? Talvez conseguisse ajudar um ou outra pessoa carente, mas não vinte, trinta ou mais.

 

E aqui cabe aquela história: "não adianta só dar uma esmola hoje, pois amanhã a pessoa vai precisar de novo"; "não dê o peixe, ensine a pescar". etc, etc. Mesmo com toda a boa vontade, ele não poderia resolver o problema sozinho...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema do Sebastião é estigmatizarem ele como um fotógrafo das desgraças. O que não é verdade. Eu prefiro pensar que ele é uma espécie de olhos para uma realidade pouco documentada e pouco mostrada. Ele não fotografou só pobreza, miséria e fome. Ele foi onde poucos foram em busca do registro visual de lugares e pessoas que careciam de tais registros. Ele fotografou alguns locais intocados do planeta. Também fez belas imagens de tribos indígenas que até então só tinham registros no campo da antropologia.

 

Os trabalhos dele sempre acabam por repercutindo livros, documentários e até filmes. E aquela história, não dá para culpar a janela pela paisagem. Compreendem?

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.