Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Joao Pedro Cruz

Como aprender lógica de programação.

Recommended Posts

Olá, Bom dia/Boa tarde/Boa noite/Boa madrugada. Bom galera, tenho 14 anos e estou louco para aprender a programar. Bom, antes que pensei que mesmo sem saber lógica de programação era possível programar!, baixei várias apostilas de php e javascript com intenção de aprender e fazer um site complexo, tipo uma rede social ou outra coisa do tipo. Eu comecei a estudar as linguagens pensando que lógica de programação era apenas besteira, que não precisava! passei 2 meses estudando php, aprendi alguns comandos básicos, só que não sei como usa-los! pois não sei lógica de programação! Depois disso eu percebi que realmente é necessário saber lógica de programação. Eu até baixei umas 2 apostilas de lógica de programação, li muito só que entendi pouca coisa! eu sei fazer passos lógicos na narrativa, as vezes falta alguma coisa, mas pelo menos sei fazer isso:

 

Trocar uma lâmpada:

1°)Pegar a lâmpada nova e colocar no bolso, se a lâmpada não entrar no bolso, coloque ele em um lugar próximo da lâmpada queimada, se sim siga em frente e elimine o passo 4.

 

2°)Pegar a escada.

Verificar se a escada está em perfeitas condições, se não, retorne novamente ao passo 1. Se sim, siga em frente.

 

3°)Coloca a escada logo abaixo da lâmpada queimada.

 

4°)Pegar uma caixa com uma esponja e coloca-la no chão, do lado da escada.

 

4° Verificar novamente se a lâmpada nova cabe no bolso, se não pegue ela com a mão e suba a escada. (Subir a escada mesmo a lâmpada não cabendo no bolso, pois ela vai parar na mão do sujeito.)

 

5°Verificar se a lâmpada está quente passando a mão por perto da mesma. Se estiver quentes, volte para o início do passo 5 até que ela esteja fria. Se estiver fria, pegue ela e jogue-a na caixa com a esponja para não quebra-la.

 

6°Colocar a lâmpada nova que está na outra mão no lugar da antiga.

 

7°Descer a escada e testar a lâmpada. Se estiver funcionando, declaro o fim, se não estiver, desenroscar a lâmpada e voltar para o passo 5 novamente.

 

Podem notar que eu detalhei muito. Não sei se ficou bom esse Algoritmo, mas espero que sim.

Alguém pode me indicar um bom material para que eu possa aprender Lógica de programação de forma clara, rápida, satisfatória e grátis?

 

 

Eu também tenho outro probleminha, é tipo assim, eu não consigo passar esses algoritmos para a forma de programação, ou seja, se eu soubesse a sintaxe de javascript e me mandasse passar esse algoritmo para língua do computador ( JavaScript) eu não conseguiria! Alguém pode me ajudar nisso também?

Grato desde já :natallaugh:

 

 

 

Alguém?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro Estude Algoritimo os Basicos e va Evoluindo ...Linguagens de programação você não vai conseguir aprender sem ter uma boa lógica de programação..

 

Aprenda :

Operadores

Estruturas de seleção

Estruturas de repetição

Matrizes

Funções...

 

Fique nisso por um bom tempo utilize alguma linguagem de preferencia(C++,Python ou Java) ou o visual alg para compilar...

Não utilize IDE...

 

algumas fontes: http://www.youtube.com/watch?v=FBrIPhiTmWk

 

ou curso gratis da softblue :http://www.softblue.com.br/site/curso/id/6/CURSO+LOGICA+DE+PROGRAMACAO+BASICO+ON+LINE+LO06

 

Procure ler livros tanbem ,vai ajudar muito

 

Tente Resolver os algoritimos e não fique copiando você vai aprender bem rapido ...

Esqueça linguagens por enquanto até você ter um certo domínio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, use sempre bastante sua própria lógica, mas acho que o que você quer aprender realmente é a sintaxe, comece com PHP que você pega o jeito rapidinho ;)

 

vá desenvolvendo em sua mente passos por exemplo:

Tenho um carro, o que o meu carro faz? (métodos) Ele da a liga, desliga e troca a marcha basicamente falando, então quais seriam suas variaveis? MarchaAtual, E estado (ligado ou desligado)

 

function ligarCarro() {

se (estado==ligado) {

mostrar: Erro, o carro ja esta ligado;

}

se não {

estado = ligado;

mostrar: Carro ligado com sucesso;

}

}

 

function trocarMarcha(marcha) {

se blablabla..

}

 

e assim vai ;)

 

você aprende rapidinho, comecei a aprender aos 10 anos, hoje ja faço aplicativos a nível profissional com apenas 13 (breve 14.)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lógica de programação não se aprende do dia para a noite João. Você vai ter que estudar bastante, fazer narrativas lógicas somente não são suficiente. Aconselho que você pegue uma linguagem simples para começar com lógica de programação, tipo o Java, e faça rotinas básicas como por exemplo: Listar todos os números de 1 a 100. Depois complique mais e liste todos os números pares de 1 a 100 e assim por diante.

 

Quanto mais difícil é o exercício, mais rápido você vai aprender, mas eventualmente você precisará de ajuda de um tutor ou mentor, essa é a hora de partir para técnicos de informática e aulas propriamente ditas. Ajudar seus pais com problemas da casa já é um ótimo começo para se treinar lógica, fazer, por exemplo, uma planilha de controle de custos para listar tudo que é gasto no mês, trabalhar com bancos de dados, matrizes, vetores e etc é muito útil para que você desenvolva o pensamento lógico e, depois de muito estudo e muita prática, isso ficará automático.

 

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.