Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcusvmb

ASP é ainda uma linguagem usada ou já está antiquada?

Recommended Posts

Prezados,

Tudo bem?

 

Eu sou novo neste fórum, apesar de conhecer o site Imasters há anos. Eu sempre programei em ASP, mas vejo colegas me dizendo que ASP é uma linguagem ultrapassada e me recomenda eu estudar PHP.

 

Já estamos em 2014 e gostaria de saber, se realmente, ASP é uma linguagem ultrapassada ou está fadada a ser esquecida sendo substituída pelo PHP? Pois se for assim, terei que me desfazer de conhecimentos de ASP e me empenhar a estudar a linguagem PHP!

 

Qual a opinião de vocês? A funcionalidade do ASP ainda continua em "forma"?

 

Eu me refiro a utilização do ASP para programação de páginas dinâmicas de pequeno ou no máximo, médio porte.

 

Muito obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trabalho a muito tempo com ASP, tem muitos sistemas feitos em ASP, acredito que existe muito campo para o ASP, lógico que muitos estão ao invés de php, mesclando com o .Net, no ASP.Net (vb.Net, C#, F# etc), onde também já existe muitos usando php no .net . Hoje trabalho com ASP e o ASP.Net (este é a evolução melhorada do ASP). E fica mais fácil vc evoluir para ASP.Net tendo conhecimentos do ASP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcus, ASP só vai acabar quando não estiver recursos para programação como o qbasic no antigo MS-DOS 6.22 onde eu comecei por exemplo... quando surgiu a necessidade de colocar o programa em rede já foi encontrado um problema mas resolvidos entre aspas com o compartilhamento pelo windows, pois não deixa de ser uma gambiarra... mesmo com isso foi perdendo força mas muitos ainda programam em clipper e cobol da maneira antiga mesmo... pois oferecem uma estabilidade e velocidade... quanto ao ASP que hoje muitos já menosprezam alegando lentidão e com a vinda de comunicação entre sistemas distintos os webservices foi um novo recurso desenvolvido para tal o qual o asp pode resolver como foi resolvido o compartilhamento dos programas que vai perdendo a força com o tempo, pois as novas tecnologias vem facilitando essa produtividade... mas eu retruco um pouco com relação a velocidade do asp para o aspx... abrindo uma comparação com o tempo de instalação do antigo windows 98 num computador com o processador 486 dx2 com 16MB de memória RAM para um dual core com 4 gigas no pc antigo gastaria no mínino umas 2 horas e nos pcs novos até mesmo com uma configuração mais fraca não demora nem 10 minutos... onde quero chegar com essa comparação é com poder de processamento... onde o script asp é interpretado no momento da execução que consume processamento que agora está muito superior e a tecnologia é a mesma... com isso o hardware dá um banho no software... é claro que as novos tecnologia oferecem escalabilidade e blablabla... mas com isso tudo mesmo assim você não pode para no tempo deve-se atualizar sempre... eu programo de acordo com a necessidade do escopo do projeto... onde posso definir se será em VB6, ASP, ASPX ou até mesmo Access mas todos sem exceção com banco postgresql ou MSSQL até porque não sou DBA...

 

att;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a velha (p/não dizer "velhíssima") questão.. mundo "windows" ou não?...

opinião pessoal: se vc pretende evoluir p/ MVC ou padrões mais complexos (java, por exemplo),

considere orientação a objeto..

caso vc veja que ainda vai fazer muitas manutenções em ASP, ai pode fazer sentido vc ficar c/ ASP ou ir p/ Asp.net..

tb há q c considerar o(s) servidor(es) para os quais vc vai desenvolver/dar manutenção:

mundo linux=Apache; apache != windows, portanto.. PHP...

outra opinião pessoal: se vc deseja realmente evoluir, não se limite a 1 padrão

(em bancos de dados, por exemplo, não existe muito na pratica o DBA que "só" trabalha c/ MySQL ou Postgres,

a grande maioria dos profissionais que conheço dominam tb Oracle, SQL Server..)

tb considere certificação... q obviamente vai t exigir bastante dedicação à tecnologia.. independentemente..

em resumo, decisão muito pessoal... sei q não ajudei muito, mas é realmente dificil dar 1 resposta assim "na bucha"..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso também vai de cada developer se identificar com a linguagem, como a grande e velha briga com era melhor ASP ou php, isso rendeu muitas discussões sadias, na verdade um bom programador consegue fazer qualquer coisa feita em ambas as linguagens. ASP é excelente para aplicações WEB, na questão de custo de infraestrutura, e dá para fazer muita, muita coisa. Dae já tem aqueles que falam da independência do php em servidores, quem programa em ASP sabe que vc consegue rodar também em vários outros servidores não windows. Enfim dizer que uma linguagem é "melhor" que a outra. Sempre haverá os pontos positivos e negativos em cada uma. A melhor escolha vai depender de qual vc se identifica melhor. Já ouvi alguns dizerem que PHP é mais fácil de aprender, eu já acho ASP, no ASP existe uma IDE poderosaComo citei acima, o ASP.Net tem uma produtividade maior, e vc pode usar ASP Classic com o .Net, na questão de segurança acho bem melhor. Existem ferramentas (frameworks) como EF4 ou activeRecord que ajudam a ter uma produtividade maior ainda. ( embora o php tenha o Codeigniter pra ajudar também).

o ASP.Net é altamente produtivocom o Visual Studio ele fica bem turbinado, e existem várias ferramentas para desenvolvimento e implantação. Lembrando que muitos trabalhos que irá fazer ou otimizar, os clientes só querem saber de qual tecnologia irá usar, independente da tecnologia, você deve focar na solução final. Do ponto de vista do cliente você irá vender uma solução e não código em uma linguagem específica seja em ASP, PHP, ASP.NET, JAVA, RUBY, Emberjs, Node etc dentre inúmeras outras PODERÃO aparecer na sua frente vindo de algum sistema legado que o cliente só sabe que possui. Mas resumindo investir em novas e "antigas" tecnologias é sempre fundamental.

 

Depois dá uma olhada neste link falando sobre php

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos vocês.

Foram bastante sensatos e legais.

 

Vou procurar estudar então o ASP.NET, apesar de programar em ASP, por incrível que o pareça (falta de tempo talvez), eu ainda não procurei estudar o ASP.NET, mas vou procurar sobre o assunto... quem tiver alguma dica sobre, fico grato!

 

Obrigado mais uma vez!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como vc já programa em ASP, verá que é muito legal partir para o ASP.Net (VB.Net ou C#). Dá uma olhada no fórum e nos artigos que postei bastante coisa. E qualquer dúvida não hesite em postar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois isso tudo pode ser considero um market de venda é como o windows 3,11, windows 95, windows 98, me,xp vista,7 depois virá o azure ainda não veio devido a popularização da computação nas nuvens... mas é só aguardar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é a evolução, cada vez mais orientada, mais produtiva e interativa com outras tool e linguagens

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, se é ultrapassada na minha visão que não é tão ampla acho que não é.

 

Os sistemas e sites que eu fiz usei como base o ASP CLASSIC e até hoje continuo programando em ASP.

 

Logico que no PHP por exemplo algumas coisas é bem mais simples do que no ASP mas com um pouco de dedicação da pra fazer tudo ASP no lugar do PHP.

 

Att;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas pessoas falam que php é mais fácil de aprender do que ASP, pode até ter algumas coisas com menos linhas de código, mas isso já é questão de se identificar com a linguagem, na questão de Plataforma\Licença a maioria que usa php usa Win, a velocidade de processamento vai depender se seu code é CleanCode, Eficiência prefiro ASP, Segurança vai depender do programador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em muitos casos é mais fácil, mais definido e conciso, seu código é menos propenso a erros ( imutabilidade , mais poderoso tipo de sistema , algoritmos recursivos intuitivos ) . Você pode codificar o que quer dizer, algumas vantagens, é a programação assíncrona é extremamente fácil e intuitiva com async {}-expressions, mesmo com ParallelFX , o # código C correspondente é muito maior

F
ácil integração de compiladores e linguagens específicas de domínio

Estendendo a linguagem que for necessário : LOP

As unidades de medida

Sintaxe mais flexível

Muitas vezes, as soluções mais curtas e mais elegantes

As vantagens de C # são de que muitas vezes são aplicações mais precisas "imperativas", (interface do usuário, algoritmos imperativas ) do que uma linguagem de programação funcional , no framework.Net Ele usa é projetado imperativamente e que é mais difundida.

Além disso, você pode ter F # e C # juntos em uma única solução , para que possa combinar os benefícios de ambas as línguas e usá-los onde eles são necessários .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa resposta saiu no Grupo [uML-FATEC], o autor se auto-intitula um tal de “mtierno.rm” que coloca um pedregulho sobre essa Discussão homérica sobre quem é melhor Java ou .NET (C#, VB.NET, etc):

Sei que esse assunto de quem é melhor Java x .NET é quase como discutir sobre religião.

Mas o problema sobre produtividade no desenvolvimento de software é uma questão de foco, ou melhor, o problema não é tecnológico e sim estratégico.

“Um pouco de números para tentar dar um pouco de prumo a essa discussão:

1 - 80% dos negócios do mundo rodam em cima de programas COBOL. Nem Java nem .NET vão decidir o futuro da humanidade, portanto.

2 - Nunca vi um sistema que não pudesse ser implementado em qualquer linguagem que seja. Portanto, a discussão Java x .NET não se decide na esfera técnica.

3 - Produtividade - não é criando grids para acesso direto a tabelas que se mede produtividade, mas sim no tempo total que leva para uma idéia sair da cabeça do usuário de negócios até se transformar em um sistema rodando no ambiente de produção, testado, aprovado e homologado. Numa "competição" Java x .NET, é certo que ambas as tecnologias chegariam empatadas "na margem de erro" caso se considerasse todo o ciclo de vida de um sistema.

4- Ainda em produtividade, só de 15% a 20% do tempo é gasto efetivamente em implementação. O grosso do esforço é gasto em levantamento de requisitos e testes.

Por falar em produtividade, só 30% do tempo do programador é gasto em desenvolvimento de fato, em média. O resto é perdido em debugging ou reescrevendo requisitos que foram mal-entendidos (e mal-explicados, por conseguinte). Pare e pense na sua rotina diária e veja se vc discorda desses números.

Assim, 20% X 30% = 60% do tempo total de um projeto em desenvolvimento REAL. Supondo que uma das duas tecnologias fosse 50% MAIS PRODUTIVA do que a outra (e nenhuma delas o é), o impacto final seria de 3% sobre o tempo total do projeto. Quase indetectável.

Assim, o desafio proposto perde a validade em si. Até porque ninguém vai sair "convertido" de um evento desses. Agora, um desafio de ponta a ponta, num prazo de algumas semanas, por exemplo, esse sim teria valia. Mas já não seria mais um desafio Java x .NET, mas, talvez, um desafio MDA x AMD (tipo Together) x Agile (S. Ambler), por exemplo.

4 - Decisões estratégicas - Há uns 20 anos, mais ou menos , o Natural/ADABAS ganhou um grande mercado do COBOL, porque era muuuito mais produtivo e fácil de mexer. Hoje quem tem Natural/ADABAS quer morrer, porque a Software AG está cobrando os tubos (zilhões de dólares) pela renovação das licenças e a tecnologia é "imigrável". Paralelo com .NET, proprietário como Natural/ADABAS. Erro estratégico.

Outro exemplo: há 30 anos, C prometia ser o que Java promete hoje. Se alguém algum dia teve um sistema de negócios escrito em C, então deve ter uma boa história de migração urgente para contar. Paralelo com Java, "assembleísta" como C. Outro erro estratégico.

Então, amigos, tecnologicamente falando, Java e .NET se equivalem.

Não consigo imaginar um sistema corporativo (que é o que interessa, afinal) que possa ser feito em um, mas não no outro. Ou que saia muito mais rápido em um do que no outro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente isso é uma prova que não existe uma melhor linguagem o que existe é um negócio... No Brasil tem esquema para tudo tem a máfia do Medicamento (genérico e o original) quem compra o original só perde dinheiro pois o princípio ativo é o mesmo o que discutido nisso é a qualidade em que é feito... mas tem órgão fiscal que cuida disso e se está no mercado é por que atendeu os quesitos mínimos... e a máfia do Software é a mesma só mudou o produto uns tentam falar que melhor, pior, mais rápido, mais lento tudo isso para mostrar A + B que o produto é melhor.... cai nessa quem quer... Se a maioria dos programadores são java é por que é software livre não sabemos até quando pela Oracle sempre será mas.... brasileiro é brasileiro sempre tenta tirar vantagem de tudo... é de graça é bom...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como citei no post #5

 

 

Lembrando que muitos trabalhos que irá fazer ou otimizar, os clientes só querem saber de qual tecnologia irá usar, independente da tecnologia, você deve focar na solução final.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.