Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcelo N. Sousa

Pontos positivos do Linux

Recommended Posts

Galerinha do iMasters, vou participar de um debate entre Linux e Windows. No ponto de vista de vocês quais os pontos positivos do Linux e negativos do Windows nos temas abaixo.

 

- interface gráfica

- segurança

- games/multimídia

- suporte técnico

- redes/servidores

- compatibilidade hardware

-compatibilidade software

- ambiente de programação

-custo beneficio

 

Eu vou defender o linux rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos lá:

 

- interface gráfica

 

Existem várias opções de interface no linux, KDE, Unity, Gnome são só algumas das interfaces disponiveis para uso, algumas se assemelham a interface do windows ou do mac, mas além das opções "padrão", existem os temas, o que torna ainda maior as possibilidades de encontrar algo muito proximo do seu gosto, e ainda existe a possibilidade de modificar a interface grafica, pois a maioria é livre.

 

- segurança

 

O linux foi criado já tendo em mente o ambiente de rede, e isso muda muita coisa ao contrario de um sistema operacional que foi evoluindo para o ambiente de rede.

Só a questão de termos o root (acesso administrativo) separado do usuário normal, e ao executar qualquer coisa que necessite de um acesso mais privilegiado, solicitar senha, isso já inibe muito ataque malicioso ou de mal uso (intencional ou não), pois ou chama a atenção para algo que não deveria estar sendo executado, ou faz com que se pense se deseja realmente executar algo com tal privilégio.

 

Além disso, configurações como firewall, servidor web, kernell, se tem muito mais controle, seja com um configuração mais precisa, seja podendo compilar uma versão totalmente personalizada e de acordo com suas necessidades, seja tornando built-in certos modulos do apache, seja retirando suporte a bluetooth por exemplo do kernel que será usado numa máquina que servirá apenas como servidor web.

 

Sem contar isso, a maioria dos links ou programas maliciosos vem como executaveis windows, e isso é inócuo no linux.

E se for executar um shell script, a distribuição linux que está usando te perguntará se deseja executar o script ou solicitará a senha root, o que já te faz prestar mais atenção ao que está ocorrendo.

 

- games/multimídia

 

Existem muitas opções de jogos atualmente, vide a steam.

 

A questão multimidia também não está desguarnecida no ambiente linux, e tem inumeras opções de editores de filmes, imagens, audio, criação/modelagem 3D, CAD, etc....

Alguns programas foram originalmente desenvolvidos para linux e depois portados para outras plataformas.

Empresas como a Pixar, criaram filmes ou grandes efeitos em linux (Toy Story 1, efeitos do Titanic, etc...).

 

- suporte técnico

 

Além da comunidade onde se pode obter solução para praticamente qualquer problema que ocorra com qualquer distribuição linux, existem empresas de todos os tamanhos que fornecem acessoria e consultoria a empresas e usuários domésticos.

Isso sem falar nos profissionais autonomos.

 

As proprias empresas que distribuem alguma versão linux também possuem suporte tecnico.

Ou seja, afirmar que linux não possui suporte técnico por ser de graça ou livre, é uma grande mentira.

 

- redes/servidores

 

Como o linux surgiu do minix (uma versão escolar do Unix) a rede e a arquitetura cliente servidor faz parte de seu cerne desde a primeira versão, por isso sempre foi possivel ter terminais de impressão remota, terminais burros e tudo aquilo que se faz necessário numa rede de qualquer tamanho.

 

- compatibilidade hardware

 

Qualquer hardware é compativel com linux atualmente.

Pode-se dizer que certas placas de video não possuem drivers de video para linux, mas isso não é totalmente verdade, pois até as fabricantes que tinham certa resistencia em fornecer o driver para linux ou abrir seus códigos de forma oficial, precisaram rever seus conceitos com a Valve liberando o Steam para linux, tornando o linux uma de suas prioridades ao criar e lançar novos jogos e com o Steam machine, não fornecer suporte ao linux é ficar de fora de um mercado gigantesco.

 

-compatibilidade software

 

Como assim ?

Existem versões para todos os programas que rodam em outras plataformas, editores de imagens, suites de escritório, editores de pdf, IDE's, etc....

 

Se ainda assim, não encontrar uma versão (ou não gostar) pode-se usar emuladores, que rodam quase tudo, até jogos, embora pessoalmente não recomende usar um emulador para rodar jogo, mas a possibilidade existe.

 

- ambiente de programação

 

Escolha a IDE e seja feliz.

 

-custo beneficio

 

Além de ter um sistema operacional completo, robusto, extremamente seguro e confiavel de graça, ainda temos a opção de personalizar o quanto quisermos, pois o código fonte está disponivel, ou existem formas de poder personalizar usando linguagens de programação como phyton ou perl.

 

O custo é muito baixo e são grandes os beneficios, mas é preciso analizar caso a caso para saber se o linux é realmente a melhor opção para determinado caso, afinal os custos de migração ou adaptação podem inviabilizar tal opção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pa mim, um ponto fraco do linux é a questão das mesas digitalizadoras (que eram conhecidas por pen tablet, não confundir com tablet), que são usadas para desenho digital. Eu tenho uma Wacom Bamboo e, nas vários distros que experimentei, a maioria simplesmente não a reconhecia!

 

E, nas que a reconheciam, isto não ocorria de maneira satisfatória. No passado eu usava o Kurumin e tinha uma mesa da Aiptek: o Kurumin reconhecia a mesa como... um mouse USB! Como resultado, o traço da caneta saía sem aquele efeito de pressão, ou seja, se quisesse fazer um desenho onde a espessura do traço fosse variável (como num desenho contornado a bico-de-pena) era mais difícil.

 

Há algum tempo, já com a Wacom, experimentei a distro Bodhi Linux: ela reconheceu a mesa e a pressão da caneta... porém, a mesa se comportava de modo estranho: o ponteiro se movia para cima e para baixo na tela, mesmo estando a caneta longe da mesa. Tive que remover a distro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.