Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

joaofla123

Como programar sem IDE?

Recommended Posts

Para questão de aprendizado e entender melhor tudo que está por trás do desenvolvimento de um projeto em uma IDE eu procurei na internet sobre desenvolvimento sem IDE e não encontrei nada.

 

Quando seleciono um projeto no visual studio ele já monta toda a hierarquia de pastas, arquivos de configuração, e relacionamento entre os arquivos do template. É isso que eu quero saber mais a fundo.

 

Gostaria de saber como criar e compilar projetos. Como organizar os arquivos. Quais arquivos de configuração são necessários para cada tipo de projeto. Como referenciar as dlls etc.

 

Pode ser Web Application, MVC, Windows forms ou qualquer coisa utilizando C# que é uma linguagem que já possuo um pouco de conhecimento, e aspx, ou html.

 

Resumindo. Alguém consegue me esclarecer alguma coisa ou apontar referencias de como eu posso aprender a fazer isso? Pode ser livros ou sites da internet.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Visual Studio monta toda a estrutura de pastas que você precisa. Para adicionar uma referência basta você selecionar o botão "Exibir todos os arquivos e pastas" no Solution Explorer e clicar com o botão direito na pasta "Referências", vai haver um botão de adicionar referencias.

 

Mas não estou entendendo o motivo do aprendizado, qual é a ideia disso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo que você tenha esclarecido que busca algo com C#, vou deixar minha opinião sobre o tópico.

 

Entendo sua vontade de estudar o "por trás dos panos" das IDEs, mas se você vai fazer isso, não acho legal fazer com as tecnologias da MS (VB, C#, .NET) porque elas tendem a ter um número absurdo de configurações automatizadas e se tornam ainda mais inviáveis se você só quer aprender. Creio eu, que talvez esse seja o motivo de você não ter achado nenhum conteúdo, pelo fato de quase ninguém se dar ao trabalho de tentar fazer isso.

 

O que eu recomendaria é que você usasse como estudo a linguagem C, pela gigantesca popularidade que ela tem quando se trata de programação "low-level", você poderia instalar alguma distribuição mais amigável do Linux como Ubuntu ou Mint e ir começando de baixo, aprendendo a usar os compiladores através da linha de comando e depois ir avançando, compilações com múltiplos arquivos, utilização de "Makefiles", linkando bibliotecas e etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.