Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

halfar

manipular duas caixas selects com js

Recommended Posts

bem, é o seguinte, tenho duas caixas selects:

 

PRIMEIRA CAIXA:

<select name="CAIXA1" id="CAIXA1" onchange="valida_CAIXA1()">
<option value="4">sim</option>
<option value="3">nao</option>
<option value="2">talvez</option>
<option value="1">incerteza</option>
</select>

 

 

SEGUNDA CAIXA:

<select name="CAIXA2" id="CAIXA2" onchange="valida_CAIXA2()">
<option value="4">sim</option>
<option value="3">nao</option>
<option value="2">talvez</option>
<option value="1">incerteza</option>
</select>

 

 

 

 

O que estou precisando, é que ao clicar em algum OPTION da PRIMEIRA CAIXA, desabilite algum OPTION da SEGUNDA CAIXA.

 

Desabilitar a SEGUNDA CAIXA TODA eu consegui fazer, mas desabilitar apenas um option ou outro da SEGUNDA CAIXA não consegui fazer funcionar. E cheguei a conclusão que não funciona pelo seguinte motivo:

quando eu clico em algum item da primeira caixa, é disparado o evento onChange da PRIMEIRA CAIXA, e não da SEGUNDA CAIXA. Então o programa lê os options da PRIMEIRA CAIXA onde foi disparado o evento.

 

Será que tem jeito de resolver isto? Já dei uma pesquisada no google, mas não achei...

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu faço assim para preencher o segundo combobox, por exemplo no primeiro combo, dependendo do que selecionar ele irá preencher os dados vinculados somente do item do combo 1 e nem deixo que apareça itens não vinculados no segundo, fica melhor , pois não confunde o user, sendo assim , não te a necessidade d desabilitar e sim exibir apenas os dados vinculados com a primeira escola do combo 1.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc consegue fazer isso com jQuery

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é possível "desabilitar", no sentido do atributo disabled.

 

Mas é possível por exemplo, remover o option do select. Mas ai, não seria muito mais simples vc usar inputs radio ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

remover pode ser bom sim... mas será que realmente vai funcionar? acho que vai cair no mesmo problema, porque estarei removendo o option da segunda caixa... não sei se leu com atenção, mas eu deduzi, que ao clicar na caixa A os eventos ocorrerão somente na caixa A, não sendo acessível na caixa B.

 

Foi isto o que deduzi, mas posso estar enganado...

 

Quanto aos inputs radio creio que não seria bom, mas voce acabou me dando uma ideia, utilizar os checkbox, acho que isto resolveria minha questão...

 

valeu pela ideia,,,, nada como a pessoa ter uma mente ventilada né??

 

Valeu moderador....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.