Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

guigui45

Mudança de área. TI?

Recommended Posts

Olá, pessoal. Sou novo aqui e primeiro vou me apresentar.

 

Me chamo Guilherme, tenho 28 anos e sou graduado em Design Gráfico há uns 5 anos. Tralho na área já há uns 8 e hoje estou completamente desmotivado e saturado. Já trabalhei como empregado e hoje trabalho como freelancer por proporcionar uma remuneração melhor.

 

Como falei, estou completamente descrente da profissão. Talvez por trauma de trabalha a tanto tempo para clientes que não valorizam meu trabalho e porque sou completamente limitado e escravo do meu corpo. So ganho dinheiro com o trabalho em que eu tenha que me dedicar 100%, sem possibilidade de escalonar ou pegar centenas de trabalhos ao mesmo tempo para evidentemente ganhar dinheiro de verdade. Hoje o mercado da capital onde vivo não me permite contratar funcionários e com isso ganhar no volume. Pelos valores cobrados pelos serviços aqui não há lucratividade palpável nisso. Inclusive as agências de publicidade da cidade vivem apenas de imagem mostrando que são grandes mas na verdade os lucros só vem de trabalhos relacionados a governo e prefeituras.

 

Enfim, eu sempre gostei da computação em si e sempre pensei em fazer uma Ciência da Computação. Eu gosto de olhar para frente para ver se tem chão para pisar e uma coisa que eu sei é que a informática estará cada vez mais na vida das pessoas e consequentemente mais espaço terá. Eu penso que linguagem de programação é a lingua universal do futuro e não quero ser analfabeto.

 

Mas a vida me levou para outros caminhos e acabei caindo na parte de comunicação. Que eu gosto, mas não quero mais isso para minha vida. E entre uma reflexão ou outra, pensei seriamente em entrar na área de TI. Busquei opções de cursos superiores e até mesmo de cursos específicos sobre programação em uma linguagem ou outra para ver se é isso mesmo que eu quero.

 

Ao tentar conversar com isso com programadores que conheço, o que tive foi só baldes e mais baldes de frustração e depressão. O Brasil é muito grande e temos muitas variações de conhecimento e cultura, mas de um modo geral, brasileiro ainda só dá valor naquilo que ele coloca a mão. Gasta 10 mil na pintura da casa mas acha ruim para 3 para alguém fazer o sistema da sua empresa. É o mesmo que sofro na minha área.

 

Mas ao meu ver, o programador tem uma vantagem sobre todo mundo. Ele pode ganhar dinheiro com sua própria criação viva, como um sistema escalonado e até mesmo um aplicativo que faz e coloca na Apple store. Aquilo lá vai continuar fazendo dinheiro enquanto ele dorme.

 

Enfim, o motivo de eu estar fazendo esse post. É pedir um conselho, orientação ou balde de água fria mesmo. Em conversa com um dono de uma empresa de TI fui recomendado a fazer uma pós com certificação em um tal de TSI ou GSI (um órgão ou instituto do exterior que é muito renomado do qual não me lembro o nome), ao invés de ingressar em um novo curso superior. No caso, o que se pareceu mais certo para mim foi o de sistema da informação.

 

Ah sim, e o mais importante. Tenho pretensão de sair do Brasil. Um dos motivos também por pender mais para essa área. Delphi, C, php ou qualquer outra linguagem é igual em todo lugar do mundo.

 

É isso. Tentei resumir e não cortar nenhum lado do meu ponto de vista atual. O que vocês acham?

 

Desde já agradeça a atenção e paciência por ter lido isso aí tudo.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faculdade sempre ajuda, é inegável.

Algumas certificações também ajudam, e se pensa em sair do Brasil, foque nas que são reconhecidas internacionalmente.

 

Recomendo primeiro que pense no que você realmente gosta, se é programar para web, para computadores ou sistemas moveis.

Cada vertente tem suas peculiaridades, bem como linguagens de programação e plataformas operacionais distintas.

 

Não vou florear a área de atuação, pois como já viu enquanto atuou no Design Gráfico, já percebeu como é a área.

Isso ocorre em todas as áreas de atuação não importa qual seja.

Em programação, no Brasil, o profissional é desvalorizado em parte por conta de vários aspectos do mercado, tais como "escolas" de informática que formam a rodo profissionais "semialfabetizados" em programação e que acham que podem atuar profissionalmente, o que implode os preços cobrados por profissionais autônomos, pois tentam capturar o cliente de qualquer jeito, e com isso sempre tentam cobrir o orçamento do concorrente, sem considerar o custo de todo o projeto.

 

Alias, isso é algo que falta também noções de empreendedorismo e o básico em calculo de custos.

 

Outra questão é a prostituição que os empresários promovem pagando o minimo possivel aos profissionais contratados e colocando uma pressão psicológica terrível nos contratados com afirmações de que existem inúmeros outros profissionais para ocupar seu lugar ou que pode arrumar outros pagando menos.

 

E tem a questão da profissão não ser regulamentada pelo governo.

Existem projetos de regulamentação perdidos em alguma parte do mesolitico processo burocrático governamental, e que não há o menor interesse em colocar isso para andar, pois da forma como as coisas atualmente funcionam, é muito mais lucrativo, para aqueles que mandam.

 

Enfim, seja qual for a sua decisão, tenha em mente que uma certificação internacional ou faculdade ajudam, mas podem não ser determinantes para a contratação, outros fatores também influenciam, e o mercado é prostituído em várias áreas, e programação é só mais um deles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.