Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

icarof

Iniciando em C/C++, Como começar

Recommended Posts

Olá PEssoal

 

Já busquei muito na net, sobre programação, e C e C++ me chamou muita atenção, bom ja desenvolvo aplicativo web com PHP e MySQL, e agora pretendo aprender a C++, tenho muitas duvidas para começar, por isso recorro a vocês, pois foi onde sempre encontrei auxilio no meu aprendizado em PHP e agora em C/C++, vi o artigo no forum sobre o aprendizado, mas o link nõ funciona e as informações ficaram vagas, por isso iniciei este topico.

 

Bom vamos lá:

 

1 - Posso aprender C++ sem aprender C ou devo aprender os 2?

2 - Qual amelhor forma de começar nessa ou nessas linguagens?

3 - QUal seria o melhor software, IDE ou aplicativo para tal fim?

 

No caso das IDEs ja pesquisei muito e cabaei baixando algumas, eu tenho:

 

Borland C++ Builder 6

NetBeans

CodeBlocks

Codelite 6.0

Visual Studio 2013 Ultimate

wxDevC++

 

 

No caso do wxDevC++ não gostei dele porque ele não estava copilando os exemplo como o Hello Word, o NetBeans, so é bom com Java não consegui copilar o Hello Word com ele tambem.

 

Gostaria da opinião de vocês

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Posso aprender C++ sem aprender C ou devo aprender os 2?

R.: Pode. C não é pré-requisito p/ C++. São linguagens diferentes.

2 - Qual amelhor forma de começar nessa ou nessas linguagens?

R.: Livros. Esqueça tutoriais e apostilas. Use livros bons (via de regra, não use os do Herbert Schildt nem coisas como "C completo de total" -- ainda é editado fazendo menção a bibliotecas antigas, do tempo do DOS)

3 - QUal seria o melhor software, IDE ou aplicativo para tal fim?

R.: A questão de ambiente é de gosto pessoal. Particularmente eu acho Windows um ambiente muito ruim p/ se programar em C ou C++ (depois descobri que isso pode ser estender p/ qualquer linguagem). Eu uso Linux (Opensuse) e não uso IDE, mas um editor de texto (SublimeText). No meu caso, o processo de compilação pode ser feito dentro do próprio editor (existe um plugin de build) ou fora dele, na linha de comando, que é o que eu mais uso por causa das opções do compilador (fica mais fácil alterá-las).

 

NetBeans, so é bom com Java não consegui copilar o Hello Word com ele tambem.

Não. Já programei em C com o NetBeans. É tudo questão de configurar. Como uma IDE "esconde" as configurações dentro de vários painéis, fica difícil encontrar o local exato onde se deve mexer, principalmente quando se está aprendendo sobre a IDE, a linguagem e a configuração do compilador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Isis

 

Muito obrigado pelas dicas, no caso vou usar o Codeblocks porque ele usa padrões do Lunux tbm, o Borland ja cria as janelas e form, o que some com o aprendizado.

 

Quais livros vocÊ me recomenda para começar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com a colega _Isis_.

 

Como está inciando, talvez o melhor seja pegar uma IDE que já saia funcionando.

Dessa forma, poderá focar o aprendizado na linguagem.

 

Se deseja aprender C++ com bibliotecas mais básicas e portáveis, eu indico o CodeBlocks (é o que uso no Windows).

Ele vem com o compilador MinGW (Minimalist GNU for Windows) GCC (GNU Compiler Collection) e também com as biblitotecas GCC portadas dos sistemas Unix like, onde muitas delas padrão ANSI/POSIX, que são voltadas para a portabilidade.

 

Mas, se o foco for programação C++ para Windows, então é preferível utilizar as bibliotecas exclusivas da Microsoft. Elas permitem utilizar recursos mais aprofundados do ambiente.

 

Ambientes de desenvolvimento voltados para o S.O. (Ex: Visual Studio) permitem (ou deveriam permitir), também, trabalhar com o padrão portável (Entre S.Os). Porém, costumam não especificar muito bem quando certa função é pra um ambiente específico ou não.

Dessa forma, se o programador gerar vício com biblioteca dependente de ambiente, mais tarde tenderá a ter dificuldades caso mude de S.O. .

 

Minha idéia de aprendizado para linguagens compiladas é:

1) Aprender primeiro o mais simples e portável (utilizando um ambiente pronto para a linguagem).

2) Se especializar em um ambiente específico para fazer uso maior dos recursos do ambiente (utilizando um ambiente pronto para a linguagem).

 

Iniciando o aprendizado utilizando os passos acima, posteriormente, se sentirá mais confortável em configurar uma IDE que não seja focada na linguagem que se quer trabalhar (Ex: Netbeans/Eclipse para C++).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Mas, se o foco for programação C++ para Windows, então é preferível utilizar as bibliotecas exclusivas da Microsoft. Elas permitem utilizar recursos mais aprofundados do ambiente.

 

Eu diria diferente. Se o foco for Windows, vá pra C#.

 

P/ iniciar, aprender realmente a mexer com a coisa real, diria pra largar a IDE e fazer num editor de texto simples e usar linha de comando. Depois que vc se acostuma com as facilidades de uma IDE é muito mais difícil voltar atrás e não é raro as pessoas se perderem quando a coisa dá errado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso, optarei pelo codeblocks, porque uso ambiente Windows (no caso 7 ultimate), infelizmente não posso migrar para linux por causa da dependencia de algusn softwares do meu trabalho, Corel X6, Photoshop, Ligth e etc.

 

Eu quero aprender na raça mesmo _Isis_, porque quando eu aprendi PHP e Html, me viciei no Dreamweaver que completava as sintaxes, e fique dependete deles, ate reaprender, o que foi muito chato, porque quando não lembrava da sintaxe tinha de buscar na net ou nos livros, caso a parte.

 

Na questão da literatura o que me recomendam? Podem ser materias tutoriais e etc, to usando por enquanto esse site aqui: http://www.tiexpert.net/programacao/c/introducao-c.php, enquanto não encontro material mais dedicado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

No caso, optarei pelo codeblocks, porque uso ambiente Windows (no caso 7 ultimate), infelizmente não posso migrar para linux por causa da dependencia de algusn softwares do meu trabalho, Corel X6, Photoshop, Ligth e etc.

 

Instale uma máquina virtual. Seu problema de migração/dual boot/impossibilidade de fazer isso no serviço está resolvido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Icarof, eu também passei pelo mesmo processo que você, iniciei com PHP em programação depois aprendi C#, andei fuçando em algumas outras linguagens. Nesse período, morria de medo de aprender C++ até quando comecei a usa-lo na faculteca, depois que vi seu poder fiquei apaixonado pela linguagem.

 

O conselho que deixo é você ler livros, um que me ajudou foi sobre Sistemas Operacionais (Esse me fez entender bastante como que o meu programa se comporta na plataforma), ler um de redes não faz mal e livros sobre C++ eu abri um tópico falando sobre http://forum.imasters.com.br/topic/521059-sugestoes-de-livros/
Um modo que acho muito bom para aprender é ver outros projetos no github, vasculhar os projetos da galera é realmente útil para você aprender.

 

Editor vim é uma boa opção para codar, particularmente acho que programar no Linux é melhor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente, fiquei tentado com o C# depois que a _Isis_ falou porque prentendo desenvolver para platarfoma Windows, infelismente todos os meus clientes usam MS Windows, então de prioridade estou nessa area, dai me foi indicado o C# por causa que ele é nativo pra Windows, mas o C++ chama muito minha atenção, porque uma das minhas maiores paixões no mundo dos jogos tem grande parte projetada em C/C++.

 

Ja me decidi por usar o Visula Studio 2013 Ultimate, agora me falta decidir entre C++ e o C#

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é muito relativo, apesar de haver bibliotecas como boost e boas IDEs para c++ no windows o c# ainda acaba sendo mais produtivo. Eu adoro saber como as coisas com funcionam e tbm gosto de desenvolver games e isso requer uma liguagem robusta e flexivel como c++.

 

Na seu contexto, parece que o C# se encaixa melhor;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera, agraadeço o empenho de todos em me ajudar, tomei minha decição

ficarei com o C# de inicio, porque vou desenolver para ambientes Windows.

 

E Usarei o Visual Studio 2013 Ultimate, agora a questão que fica;

 

Talisson pode me passar algum amterial de estudo do C#?

 

e galera, posso postar duvidas do C# nesse forum? casso não me passa um onde eu possa solucionar minhas duvidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não. Coisas de C# são no fórum de plataforma .NET.

Dê uma pesquisada primeiro na versão utilizada atualmente e os planos de atualização do CLI pela Microsoft. Comece do básico, como sempre. Programas em linha de comando, porque iniciar já com programação baseada em eventos, sem conhecer absolutamente nada da linguagem, é dar um tiro no pé (é muita coisa pra se prestar atenção ao mesmo tempo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso passar sim, quando chegar em casa vou mandar pelo seu email (se estiver no seu perfil) não vou postar o link aqui porque o material é pago e o link é pirata e isso pode causar problemas aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz, muito obrigado gente


_Isis_, você poderia escrever um topico relecionado a esse assunto que debatemos aqui, acho que há muitas pessoas que igual a mim, podem estar com essa duvida, eu mesmo Acha que C, C++ e C# era tudo uma coisa só o que não é verdade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.