Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rogério Guerreiro

[Tutorial] Criando suas próprias Speedlines

Recommended Posts

Speedlines são aquelas linhas usadas para dar efeito de velocidade (daí o nome) e impacto, como estas:
speed_1000_zps0fb1006a.jpg

Neste tutorial você aprenderá a criar o tipo básico, o primeiro da figura acima, os demais ficarão para futuras ocasiões. Esse tipo é muito fácil de fazer e, apenas com ele, já é possível criar efeitos interessantes, como nestes exemplos:

speed_1001_zps74c8b71d.jpg

Na realidade, trata-se de dois tutoriais: um para o Gimp e outro para o Photoshop, cada tutorial estando em pastas separadas. Tanto para um como para outro, lidaremos com um terceiro programa, o Inkscape: é um aplicativo vetorial que eu recomendo, tanto pela facilidade e simplicidade de uso, na vetorização automática, quanto pela qualidade do resultado.

===>>> Para baixar os tutoriais, clique aqui.

Se quiser, baixe uma versão portable do Inkscape, é bem prática para testar, você instala no pendrive e leva onde quiser. Também aconselho praticar os dois tutoriais porque as técnicas, os filtros que eu empreguei para criar as speedlines no Photoshop e no Gimp foram diferentes e, por isso mesmo, úteis de se aprender.

Outra coisa a considerar é o tamanho que você quer para as speedlines: se você vai usar somente para imagens da internet (webcomics, desenhos, signs, etc), elas não precisam ser muito grandes, nem ter alta resolução. Agora, se seu trabalho destina-se a impressão, elas precisarão ter boa resolução e você deve trabalhar com o arquivo configurado para centímetros, não pixels.

Tanto em um quanto em outro caso, o ideal é fazer as speedlines, no programa gráfico, com o dobro do tamanho e da resolução finais. Depois, na hora de vetorizar no Inkscape, se reduz o tamanho em 50%, isso garante a qualidade das linhas, ao mesmo tempo que as torna mais fáceis de trabalhar. Nos tutoriais, o tamanho final que eu queria era 800 x 800 pixels, com 300 pixels de resolução, portanto criei as imagens com 1600 x 1600 pixels e 600 de resolução.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No primeiro tutorial, você aprendeu a criar speedlines horizontais. Agora, veremos como fazer speedlines radiais. Não sei se o nome exato delas é esse... porém, são o tipo mais comum, sem dúvida:

Speed_Lines_B00_zpsb8fc29eb.jpg

As speedlines radiais são produzidas a partir das speedlines horizontais. O tutorial será curtinho, razão pela qual vou postá-lo no próprio tópico. Para economizar espaço, juntei imagens feitas no Photoshop e imagens executadas no Gimp, nas mesmas figuras. Observe, no entanto, que as figuras tem um traço vertical vermelho, no centro, separando, além de haver títulos indicando o que foi feito em tal programa. Siga as instruções abaixo, de acordo com o programa que você estiver usando:

Passo 1
• Photoshop - Siga o tutorial da primeira parte até a página 5. Não faça nenhum dos ajustes indicados nas páginas posteriores, eles não servem para as speedlines radiais!

• Gimp - Siga o tutorial da primeira parte até a página 12. É desnecessário converter a imagem para Tons de Cinza, deixe-a em RGB, mesmo.

Speed_Lines_B01_zps621bf05f.jpg


Passo 2
• Photoshop - Vá em Editar/Transformação/Girar 90 graus horário. A imagem deverá ficar como em 2.

• Gimp - Caso seu arquivo tenhauma única camada, vá em Imagem/Transformar/Rotacionar 90 graus horário. Se tiver outras camadas, use a Ferramenta de Rotação, para girar a camada nesse sentido. Sua imagem deverá ficar como em 2.

Speed_Lines_B02_zpsf567a1cd.jpg


Passo 3
• Photoshop - Vá em Filtro/Distorção/Coordenadas Polares. No quadro de diálogo (3), escolha a opção Retangular para Polar (A) e dê OK.

• Gimp - Vá em Filtros/Distorções/Coordenadas polares. No quadro de diálogo (3), a Profundidade do círculo (A) deverá estar em 100 e o Ângulo de início em zero B. Das três opções abaixo, C,somente a primeira (Mapear ao contrário) deverá estar desmarcada. Dê OK para aplicar(D).

Speed_Lines_B03_zpsa780d941.jpg


Passo 4
• Photoshop - O Filtro nos deu a forma básica das speedlines radiais, (4): mas se você der um zoom de 100%, verá que muitas delas estão serrilhadas ou pouco definidas (4a).

• Gimp - Infelizmente, o filtro deixa cantos transparentes (as áreas quadriculadas), (4) porém isto é fácil de corrigir. Na janela de camadas (4a) crie uma camada, pinte-a inteiramente de preto e posicione-a abaixo da camada das speedlines (A). Em seguida, combine ambas as camadas.

Speed_Lines_B04_zps5fc58f58.jpg
Speed_Lines_B05_zps7ff59b55.jpg


Passo 5
• Photoshop - Antes de vetorizar, precisamos ajustar estas linhas (5), para o resultado sair o melhor possível. É o que faremos nos passos seguintes...

• Gimp - Ao contrário do Photoshop, no Gimp as linhas estão em estado bem aceitável para a vetorização(5). Pule para o passo 8.

Speed_Lines_B06_zps8e28aa6a.jpg


Passo 6
Somente Photoshop - Vá em Filtro/Desfoque/Desfoque Radial. No quadro de diálogo (6), configure Intensidade para 35 (A) e selecione a opção Zoom, B em Método de Desfoque. Deixe Qualidade © em Boa. Dê OK para aplicar (D). Isto suavizará as áreas serrilhadas (7).

[/b]Agora, vamos em Filtro/Nitidez/Máscara de Nitidez. No quadro (8), configure Intensidade para 135 (A) e Raio para 7,5 pixels. B. Mantenha Limiar em zero, C, e clique em OK (D). As linhas melhoraram bastante, (9), falta corrigirmos alguns detalhes...

Speed_Lines_B07_zps57adae94.jpg


Passo 7
Somente Photoshop - Arremate os ajustes através dos Níveis (10) e do Brilho/Contraste (11). Utilize os valores indicados nas imagens como ponto de partida e mude-os caso sinta necessidade. Lembre-se: as linhas devem ficar nítidas, mas sem serrilhas!

Speed_Lines_B08_zpsb21c29b2.jpg


Passo 8
• Photoshop - Vá em Arquivo/Salvar para a Web. (13) No quadro de diálogo (14), salve sua imagem no formato PNG-8 (A) e clique no botão Salvar. Feche o Photoshop, salvando seu arquivo e faça a vetorização no Inkscape, conforme explicado no tutorial da primeira parte.

• Gimp - Há um plugin chamado Save for Web (13), caso seu Gimp não o tenha, você pode instalá-lo. No quadro (14), selecione a opção PNG-8 (A) e clique em Salvar. Feche o Gimp, salvando seu arquivo e faça a vetorização no Inkscape.

Speed_Lines_B09_zpscda2867f.jpg
Speed_Lines_B10_zpsb3d5406e.jpg


Passo 9
• Photoshop - Depois da vetorização, é possível que algumas linhas fiquem ásperas (15). Para solucionar o problema, vá em Filtro/Desfoque/Desfoque Radial. No quadro de diálogo (16), configure Intensidade para 35 (A) e selecione a opção Zoom, B em Método de Desfoque. Deixe Qualidade © em Boa. Dê OK para aplicar (D).

• Gimp - O problema da aspereza nas linhas também ocorre no Gimp (15). Vá em Filtros/Desfoque/borrão de Movimento (16). Marque a terceira opção (A) Zoom, configure o Comprimento para 35 e clique no botão OK ©.

Speed_Lines_B11_zpsb1a44f1d.jpg
Speed_Lines_B12_zps6eab955e.jpg


Naturalmente você não poderá usar essa mesma speedline em todos os casos, seria muito repetitivo! Então, o ideal é você produzir vários tipos. Uma maneira simples é aumentar as speedlines (no Photoshop, no Gimp ou, se preferir, no Inkscape). As três speedlines abaixo, por exemplo, são de um único tipo: a segunda é uma cópia aumentada da primeira, em 125% e a terceira, por sua vez, é uma cópia aumentada da segunda, na mesma proporção.

Speed_Lines_B13_zpsd590b7e0.jpg

Outra idéia interessante é empregar os filtros disponíveis nos programas gráficos. Nestas speedlines foi aplicado o filtro Redemoinho do Photoshop (que, no Gimp, correponde ao filtro Redemoinhos e marteladas.) Procure, entretanto, não exagerar nos filtros, para evitar serrilhas nas linhas...

Speed_Lines_B14_zpsc0b8a6bb.jpg

Este é um exemplo da utilização das speedlines no Photoshop. Na figura 19, as linhas estão no estado normal. Na figura 20 foi aplicado um estilo de camada, Sobreposição de Degradê, (A) no qual eu criei um degradê do vermelho para o laranja:

Speed_Lines_B15_zps66ba00e6.jpg

Para concluir, eis um exemplo no Gimp. Na figura 21, as speedlines foram coladas entre a garota e o fundo amarelo. No segundo exemplo (22), o modo da camada das speedlines foi alterado, de: Normal para: Mesclar grãos. Outra possibilidade é usar máscaras de camada na edição de imagem, como na figura 23, além de mexer na opacidade da camada, para obter diferentes efeitos.

Speed_Lines_B16_zpsc64a0bba.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais alguns testes. Esses eu fiz somente no Gimp, por considerá-lo mais eficiente na produção das speedlines... e decidi tentar algo diferente: em vez de colocar um retângulo branco no fundo preto, criei uma forma irregular, usando a ferramenta laço e preenchi essa forma com branco (1). Após os ajustes e filtros aplicados, (conforme já explicado nos tutoriais acima), as linhas tomaram o aspecto da figura 2.

Speed_Lines_C00_zps3a532751.jpg

Após rotacionar a camada em 90 graus para a direita, apliquei o filtro Coordenadas Polares, saindo o resultado mostrado na figura 3. Depois, eu dupliquei a camada, aumentando o tamanho em 25% e refiz o processo mais duas vezes (4). Desse modo, eu obtive quatro speedlines de tamanhos diferentes... e, na hora de usar, posso escolher qual deles é mais adequado para se aplicar, dependendo da situação e da necessidade.

Speed_Lines_C01_zps6cb67b10.jpg

Após isso, exportei cada uma dessas camadas no formato png e vetorizei no Inkscape. Como podem ver, esse tipo de speedline sai mais irregular do que as anteriores. Talvez seja mais adequada para efeitos de explosões ou brilho estilizados, do que propriamente efeitos de velocidade. Aí é o caso de experimentar...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um esclarecimento adicional. Uma coisa que ficou muito vaga (e inclusive me perguntaram a respeito) é: Por que vetorizar as linhas no Inkscape, ao final do processo? A resposta é simples: eu vetorizo as linhas para deixá-las sem aquele fundo branco e, depois, salvo-as em png para ficarem com o fundo transparente. Ou seja, só aparece o que nos interessa: as linhas.

Faço assim porque não dá certo eliminar o fundo branco, nem no Gimp, nem no Photoshop: tentei de tudo, mas sempre resta um pouco de branco no expaço entre as linhas... e esse branco aparece se você altera o modo da camada das speedlines ou se houver um fundo colorido por baixo da camada.

Para evitar isso, os autores de tutoriais recomendam alterar o modo da camada das speedlines, de Normal para Multiplicar (ou Multiplicação, como é chamado no Photoshop). Daí, o branco some. Porém, na minha opinião, essa solução limita o uso das speedlines. Com a vetorização, o problema é resolvido definitivamente.

O único porém é o fato de você precisar aplicar um Desfoque (conforme explicado no finalzinho da segunda parte do tutorial) nas linhas, para suavizar a aspereza delas, um pequeno efeito colateral da vetorização...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.