Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Annes

questionário de multipla escolha?

Recommended Posts

Bom dia,

 

Seguinte, faz muito tempo que não mexo mais com o ActionScript, então não me lembro como fazer duas coisas das muitas que me foram solicitadas hoje, e nos meus arquivos de backup não encontrei nenhum com essas funções:

 

1- preciso criar um questionário de multipla escolha, com o botão "Radio". Mas não me lembro como criá-lo e como fazê-lo funcionar.

2- cada tipo de resposta deverá encaminhar para uma tela diferente. Para o documento não ficar muito pesado, farei cada tela diferente em um novo arquivo, pois alguns contém animações. Eu já fiz isso relacionado a um botão, mas nunca relacionado ao "Radio". Sei o código para chamar as pastas externas, mas não sei como colocar isso no radio. Será que ficou clara a minha dúvida?

 

Obrigada, desde já.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, aqui é um exemplo do que eu fiz anteriormente (sugiro que após a fala da personagem no primeiro quadro, clique em "Pular para os exercícios", pois a parte explicativa ficou muito longa).

 

Nesse exemplo, as animações que aparecem quando a pessoa acerta, eu fiz como citei acima: coloquei em arquivos separados, e condicional ao acerto do exercício. Quando o aluno erra o exercício, não aparece a animação.

 

 

www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2011/biologia_simuladores/piramide_eco/simulador.swf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai usar componentes mesmo ou vai criar um personalizado? Se for usar componente do próprio Flash, segue um exemplo básico:

import fl.controls.RadioButton;
import flash.events.Event;
var b:Boolean = false;
radio_rb.selected = b;
radio_rb.addEventListener( MouseEvent.CLICK, rog );
var valor:String = "nao clicou";

function rog( e:Event )
{
    
    //radio_rb.value = "clicou";
    valor = valor == "nao clicou" ? "clicou":"nao clicou";
    trace( valor );
    radio_rb = new RadioButton();
    radio_rb.addEventListener( MouseEvent.CLICK, rog );
    radio_rb.selected = b;
    b = ! b;

}

//Off-Topic: Foi você que fez aquelas ilustrações??? Poxa, ficou muito bom o tubarão, as algas e claro, a "professora"

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenvolvedor Roger,

 

Esqueci de mencionar que só consigo mexer no AS2... esse daí que vc me passou é do AS2 ou AS3?

 

Outra coisa, como coloco o Radio? (visualmente falando)? Onde fica o componente do Radio? Nossa... faz muuuito tempo mesmo, e o radio só usei no curso, depois nunca mais...

 

// Resposta Off-Topic... srsrsrs... sim, eu que fiz os desenhos estáticos, e meu colega fez a animação com os meus desenhos (vc acertou a questão 1, pra ver a animação?)... Que bom que gostou dos desenhos... :grin: na verdade, minha área é mais o design, mas a gente nunca pode ficar só numa, né? Ultimamente tenho feito muitos HTML's

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse caso, acho melhor você criar um RadioButton personalizado... Faça o seguinte:

1 - Crie um MC com 2 KeyFrames(não confunda com frame, é pra criar um KeyFrame:de 2 clicks no MC e com o botão direito selecione "inserir KeyFrame");

 

2 - No segundo KeyFrame do MC crie o batão "selected"(aquele botãozinho preto)

 

3 - Atribua o nome de instância "radio_mc" para o MC

 

Feito isso, segue a programação:

radio_mc.stop();

radio_mc.onPress = function(){
    
    if( this._currentFrame == 1 ){
        this.gotoAndStop( 2 )
        }else{
        this.gotoAndStop( 1 )
        };
}

//Off-Topic: Poxa, desenha muito... gostei de mais das suas ilustrações... bem rica em detalhes.

//Estou querendo terminar um game de balões que eu iniciei ano passado... A gente poderia tentar fazer uma parceria, (se você tiver tempo, claro) pois estou com um jogo de balões(para Android) para finalizar e parei na parte visual. Se eu me esforçar eu consigo fazer um bom trabalho de ilustração, mas é não muito o meu foco(embora goste muito), compreende? Enfim, se por ventura houver algum interesse me dá um toque e a gente tenta se falar um outro dia pelo skype...

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigada! Vou tentar aqui as sugestões e venho segunda ou terça dizer se deu certo (ou antes, pra tirar mais dúvidas, se não der certo... rsrsrs)...

 

// Off-Topic: Olha, tenho interesse sim... como a gente pode se falar sem ser por aqui? Não tenho Skype, só face... serve? Justamente por trabalhar demais com imagens, meu computador fica muito carregado. Eu tinha Skype, mas daí o PC ficava muito lento... depois que tirei, melhorou bastante... Normalmente, tenho photoshop, illustrator, dreamweaver, excel e bloco de notas tudo aberto ao mesmo tempo... kkkkkk... (fora o 1 milhão de abas do browser)... agora pra mexer no flash to fechando o illustrator, senão começa a travar tudo... :/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse caso, acho melhor você criar um RadioButton personalizado... Faça o seguinte:

1 - Crie um MC com 2 KeyFrames(não confunda com frame, é pra criar um KeyFrame:de 2 clicks no MC e com o botão direito selecione "inserir KeyFrame");

 

2 - No segundo KeyFrame do MC crie o batão "selected"(aquele botãozinho preto)

 

3 - Atribua o nome de instância "radio_mc" para o MC

 

Feito isso, segue a programação:

radio_mc.stop();

radio_mc.onPress = function(){
    
    if( this._currentFrame == 1 ){
        this.gotoAndStop( 2 )
        }else{
        this.gotoAndStop( 1 )
        };
}

 

hahaha... falei que se não desse certo, eu voltava antes... Já emperrei no começo...

 

Crio o movie clip no palco, crio os keyframes dentro do mc... crio o botão preto no segundo keyframe, dentro do mc... Mas... já surgiram algumas dúvidas:

 

- coloco os radiobuttons onde? No palco? Ou no movieclip?

- não estou achando o botão preto... nem pela cor, nem pelo nome... Ele está nos componentes tbm? Fiz um print dos componentes pra você ver...

- tem como você me explicar o que está acontecendo nessa programação que me passou?

 

https://www.dropbox.com/s/20qbpz5vxpz97l4/print%20flash%20componentes.jpg?dl=0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você vai fazer só até aonde você falou já ter feito:

...

 

Crio o movie clip no palco, crio os keyframes dentro do mc... crio o botão preto no segundo keyframe, dentro do mc..

 

 

Isto! Só até aí mesmo. Pronto, agora você já tem um RadioButton personalizado... Crie uma camada chamada "script" e cole o código nela. Depois basta testar.

 

//Off-topic: me passe o seu facebook(por aqui ou mensagem) que quando eu tiver um tempo eu te adiciono e a gente se fala...

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok, vou testar isso daí, e falo... mas enquanto isso, vc pode me explicar o que o código que vc me passou está fazendo? Eu gosto de ir entendendo, pq depois, quando eu preciso fazer algo que use o mesmo processo, posso ir mudando até chegar num novo resultado... :)

 

//Off-topic: vou te passar meu FB por mensagem... ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tá dando certo... pq não to conseguindo criar o botão preto que você citou, onde eu o encontro? Qual é ele? No link que está no meu outro comentário tem o print da minha barra de componentes.

 

Outra pergunta: O MC que eu crio deve ser em branco, mesmo? Direto no palco? Ou eu crio algum objeto para ser este MC, e aperto F8 com ele selecionado? Também não estou conseguindo instanciar um objeto que não existe no meu palco... Eu geralmente clico no objeto e vou em "nome da ocorrência" para instanciar meu objeto. Como ele não está visível no meu palco, eu não consigo selecioná-lo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.