Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Annes

Scroll

Recommended Posts

Gente, só sei fazer o scroll de um texto... mas na verdade, eu queria fazer um scroll de vários elementos juntos, tem como?

 

Exemplificando: no meu projeto, preciso colocar um título, uma imagem, e as questões que estou preparando em formato de quiz. Preciso que todos esses elementos fiquem em scroll... dentro de uma janela pequena. O problema é que eu tenho que usar um formato e tamanho predefinidos por outra pessoa... tenho que adaptar meu projeto a esta condição, mas os textos são bem longos, e tem também as questões.

 

Se for o caso de colocar em arquivos SWF separados e puxar, não tem problema, eu sei fazer isso... mas não sei colocar o scroll para esse arquivo externo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você quer usar o mesmo scroll para vários conteúdos que serão dinamicos?

O melhor é você criar um movieclip que receberia o conteúdo, fazer uma máscara que será a área visível desse movieclip e depois disso criar um outro movieclip com drag para controlar a posição em y desse movieclip com o container, criando assim seu próprio scroll e poderá colocar qualquer displayobject dentro dele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu controlo a posição assim, no drag? Eu só usei o drag para arrastar com o mouse, tipo num joguinho de arrastar-soltar-colar... e tbm num jogo de quebra-cabeça. Mas não sei fazer isso pro scroll... meu conhecimento de AS é bem básico, pq na verdade, a minha área é design... mas quando aparecem as demandas não posso negar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue um exemplo:

mc.onPress = function(){
    
    startDrag( this, false, 10, 10, 10, 100 );//10 = left, o outro '10' right, o outro top e o 100 bottom
    
}

mc.onRelease = function(){
    this.stopDrag();
}

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, estou no caminho certo... MAAS... tem dois probleminhas:

 

1- tive que colocar um sinal negativo na frente do 100, senão, o drag ia pra baixo ao invés de pra cima (não sei se isto é um problema realmente, pois o importante é que funcione).

2- (PRINCIPAL): não aparece a barra de rolagem. Como faço pra aparecer? Pois para a pessoa saber que precisa rolar pra baixo, é interessante que ela apareça.

 

Outra coisa, tem como eu postar o meu arquivo? Desenvolvedor Roger, uma vez vc colocou pra mim um arquivo em .fla

 

como é que vc o colocou?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhor você usar o componente ScrollPane... Var em Window ~> Components e selecione o componente ScrollPane para o palco e em seguida use o código abaixo:

var meu_scroll_sp:mx.containers.ScrollPane;

//Faça assim
meu_scroll_sp.contentPath ="http://www.seu.com/arquivo.swf";//O arquivo externo a ser carregado

//ou assim
meu_scroll_sp.contentPath = "meu_mc";//meu_mc é um MC na biblioteca com linkage definido "meu_mc"

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não faz nada... Pra começo de conversa, quando eu importo o swf externo pra biblioteca, ele não está vindo completo... (não entendo pq). Depois, não estou conseguindo "chamá-lo" com este código:

meu_scroll_sp.contentPath = "meu_mc";

Ele não vem... não sei se por causa do bug... Se tivesse um jeito de eu postar o meu arquivo aqui, talvez ficasse mais fácil de vc entender o que eu estou falando, e ver o que eu estou fazendo de errado... Tem como?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o arquivo é externo você não deve importar e sim usar o primeiro exemplo que passei...

 

para usar um movieclip que está na biblioteca você tem que criar o Linkage dele(no google tem vários exemplos).

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa... agora fiquei perdida... rsrsrs... então entendi errado... pq entendi que no último exemplo que vc deu, eu teria que importar pra biblioteca do arquivo um arquivo.swf, e colocar o código que vc passou, e criar um Linkage dele. Foi isso que eu fiz, e não deu certo... então, será que vc poderia me explicar de novo? Pra eu ver onde eu errei?

 

Por favorzinho... tá quase concluído meu projeto... só preciso disso pra ele funcionar direitinho..

 

Ou então, se tiver um jeito de fazer a barra de rolagem com aquele primeiro exemplo que eu estava usando, também pode ser...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu projeto deve ficar parecido com este aqui:

 

www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/enem/simulado_online_27_09_2013/arte.swf

 

este não fui eu que fiz, foi um colega meu, ele fez no quiz creator, e eu fiz o desenho do fundo. O problema é que devido a questões burocráticas e superiores a mim, o negócio precisa ficar igualzinho, porém, com algumas programações a mais: precisa ter uma animação quando a pessoa clicar na resposta certa, e precisa ter mais umas frescuras que foram solicitadas. Tudo está caminhando bem... mas esta parte do scroll não estou conseguindo fazer...

 

O pior é que eu sei que não é difícil (pelo menos não era, quando eu fiz o curso, mais de 10 anos atrás). Eu cheguei a fazer isso que estou precisando agora, num site, durante o curso... mas não tenho mais os arquivos, pois realmente faz muito tempo... e como mexo muito pouco com o flash, realmente não me lembro como fazer...

 

Tentei achar tutoriais no google, mas não encontrei nada nesse sentido... tudo que encontro é só pra texto.

 

Obrigada, novamente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa... agora fiquei perdida... rsrsrs... então entendi errado... pq entendi que no último exemplo que você deu, eu teria que importar pra biblioteca do arquivo um arquivo.swf, e colocar o código que você passou, e criar um Linkage dele. Foi isso que eu fiz, e não deu certo... então, será que você poderia me explicar de novo? Pra eu ver onde eu errei?

Seu projeto está separado em arquivos.swf? Se sim, em cada frame que você precisar exibir scroll, inclua o seguinte, em vez de fazer o loadMovie:

meu_scroll_sp.contentPath ="http://www.seudominio.com/exercicio_01.swf";

Não tem mistério... Leia com mais calma o que já falei que você irá conseguir resolver.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, eles não estão publicados... não tem domínio (nem tenho como fazer domínio aqui, por questões burocráticas. Quando for publicar, vai tudo junto, eu envio o pacote de uma vez só, e demora 20 dias pra publicar, por isso, não tenho como ficar testando antes, entende?. Os arquivos estão em swf no meu próprio computador... e quando postar, no servidor vão puxar da própria pasta do servidor.

 

Além disso, o loadMovie que eu coloquei é para outra coisa (as animações), não para as questões. Acho que fica inviável fazer inúmeros arquivos, pois são 13 disciplinas, com 15 questões cada disciplina, e vai ser tudo no mesmo arquivo desta vez. Se eu fizer um swf separado para cada questão de cada disciplina, vou ter 195 arquivos... Está tudo em um único arquivo, separado em cenas por disciplinas, frames para questões diferentes. Só não tá rolando o scroll...

 

Eu li e reli tudo o que vc me explicou, mas não está dando, mesmo, de verdade... Faz semanas que estou tentando de tudo... mas nada dá certo... Meu prazo está se esgotando e o projeto ainda está com esse defeito! :(

 

Puxa... não é possível... eu fiz coisas bem mais difíceis, e isso, que é relativamente fácil, não vai de jeito nenhum... :( Tá certo que o meu conhecimento de actionscript é pequeno... meu foco maior é no design... mas não sou tão fraquinha assim... só estou precisando de um empurrãozinho...

 

Vamos recomeçar: vou colocar as dúvidas listadas, pra ver se facilita:

 

- pra fazer com o scrollPane, puxando os mc de outra cena, tem como? Como eu devo proceder? Puxo o scrollPane pro palco e Instancio?

- Depois eu transformo cada um dos frames das cenas em movieclips, e instancio.

- Depois eu chamo com

meu_scroll_sp.contentPath = "meu_mc";//meu_mc é um MC na biblioteca com linkage definido "meu_mc"

(código que vc tinha me passado).

- Esse código, eu posso colocar na raiz do meu arquivo principal? Ou eu coloco no scrollPane?

- Tenho vários outros códigos na raiz, será que vai atrapalhar?

 

Obrigada, mais uma vez, pela paciência e pelas ajudas... Se estiver algo de errado no meu raciocínio, por favor me corrija... :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou começando a conseguir algumas coisas... mas ainda me falta resolver alguns problemas: descobri hoje porque eu não estava entendendo... eu não sabia criar um linkage, nunca tinha feito isso. Busquei no google, achei um tutorial do flash MX ainda... kkkk... mas deu certo.. consegui criar o linkage, consegui fazer com que ele apareça no scrollPane..

 

MAS está dando um erro gravíssimo: não consigo colocar o movieclip que eu tinha feito integralmente lá dentro... tudo o que é de texto some...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
MAS está dando um erro gravíssimo: não consigo colocar o movieclip que eu 
tinha feito integralmente lá dentro... tudo o que é de texto some... 

Muito estranho... Que tipo tipo de erro está acontecendo? Tem alguma mensagem?

 

sobre o texto estar sumindo, é mais estranho ainda... olha complicado... Faça com calma, acho que você está pulando alguma etapa...

 

Enfim,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei o que está errado!!! Não sei mesmo!!! O erro é esse... o texto some (fiz o texto em texto dinâmico). E o botão lá dentro acaba não funcionando. Não sei onde está o erro!

 

Como eu nunca tinha feito linkage, devo estar errando aí... não sei como fazer, com o tutorial do flash MX até rolou aquele código que vc me ajudou, mas não entendo o que está acontecendo nele, pra poder mexer e adequar às minhas necessidades...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, sobre o texto, você precisa selecionar a opção "Use Device Fonts", no painel propriedades -> caracter -> Anti alias.(se isso não resolver, só vendo o seu fonte);

 

Sobre as funções, faça o seguinte:

 

1 - Crie um movieClip e atribua o linkage com o qual você irá importar para o scrollpane;

2 - passe todo o seu conteúdo do stage para dentro desse movieClip, dando 2 cliques nele, lá na biblioteca

3 - as funções, você de chamá-las com _root.minhaFunction();

 

Realmente é um pouco complicado trabalhar com scrollpane...

 

Uma pergunta: por que você não usa os botões para o scroll?

 

att,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Uma pergunta: por que você não usa os botões para o scroll?

 

porque eu não sei fazer os botões pro scroll... :upset: Não sei se já comentei isso, mas se já falei, vou falar de novo... eu já até fiz isso... mas não era difícil quando eu fiz... era simplesinho, mas funcionava... mas eu não me lembro como era... faz muuuito tempo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.