Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

junixsp

Meu gateway da perda de pacotes do nada

Recommended Posts

Amigos, boa noite. Gostaria de uma ajuda num problema que estou passando com a minha rede de 40 computadores e 5 servidores. Na minha rede, tem um servidor de internet ( PFsense) que é o gateway. Ele tinha o IP 192.168.0.100 e de repente, começou a dar perda de pacotes no ping.De todas as estações, quando eu pingava, perdia pacotes. De momento, achei que alguém podia ter colocado o mesmo IP num computador. Analisei todos os computadores, roteadores e switches ( os meus são gerenciáveis) e em nenhum deles tinha o IP 192.168.0.100. Desliguei o servidor e em seu lugar, coloquei um roteador wireless (para testes) com o mesmo IP e deu também perda de pacotes. Então, servidor não é. Conectei o meu notebook direto na placa de rede do servidor de internet e não deu perda de pacotes. É de ficar louco, não acham ??? O ping para os outros servidores ocorre normalmente.



Então, me veio na cabeça de trocar o IP do servidor para 192.168.0.250 e tudo funcionou por uns 8 dias na maior tranquilidade. Mas, começou a dar perda de pacotes novamente. Então, troquei o IP novamente para 192.168.0.251 e funcionou tranquilo por uns 6 dias, onde perdeu pacotes novamente. Agora, está com o IP 192.168.0.161 e, na teoria, vai para novamente. Não sei mais o que pensar.



Obrigado,



Marcio


Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

 

(...)

minha rede de 40 computadores e 5 servidores. Na minha rede, tem um servidor de internet ( PFsense) que é o gateway. Ele tinha o IP 192.168.0.100 e de repente, começou a dar perda de pacotes no ping.De todas as estações, quando eu pingava, perdia pacotes.

(...)

 

Já verificou se sua rede de 40 computadores e 5 servidores não se encontra infectada?

 

[ ]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Se sua rede estiver infectada (demorou para verificar), poderá estar utilizando qualquer solução AV e a firewall que usas normalmente que não resolverá em nada essa questão. Acredito que você já deva saber sobre isso.

 

Eu não costumo recomendar soluções AVs, pois isso é muito pessoal, igual a cuecas. Cada um usa o modelo e a cor que lhe for conveniente.

 

Recomendo pegar um feriado prolongado, baixar a rede isolando servers e hosts, verificar com qualquer solução (mesmo gratuita) atualizada, e, principalmente implantar uma boa política de segurança da informação dentro de sua empresa.

 

[ ]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.