Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gabriel Henrique Alves

Alteração de URL Pública em redes sociais

Recommended Posts

Pessoal, minha dúvida é a seguinte. Na minha startup (Buky, de profissionais de beleza), cada profissional possui um perfil público, com uma url gerada a princípio por nós. Assim como o Facebook e Linkedin fazem por exemplo.



A idéia é que cada profissional possa atualizar essa url da forma que melhor achar. Quando ele atualizar essa url, pode ser que a url antiga já esteja indexada pelo Google. Nesse caso, se alguém encontrar o profissional pelo Google, vai aparecer um erro 404.



Qual a melhor estratégia nesse caso? Fazer um redirect via .htaccess? Existe um número máximo de redirects suportados? Porque com o aumento da base, pode ser que milhares e milhões de usuário personalizem sua url, assim como acontece nas grandes redes sociais.



Alguém faz ideia de como o Facebook e Linkedin fazem? O Facebook deixa apenas fazer uma ou duas alterações de url se não me engano. O Linkedin diz que se vc mudar sua url personalizada atual, ela não estará mais disponível para uso.



Desde já agradeço a ajuda!


Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Gabriel, tudo bom?

 

A melhor maneira é realmente um redirect 301.

Você pode optar por o usuário só mudar apenas uma vez a URL do perfil dele, como muitas redes sociais fazem.

Afinal, se ele decidir mudar 1x por dia, ficaria uma infinidade de redirects.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum.. em vez de editar o htaccess, vc pode fazer o 301 via php mesmo.

 

Ao receber uma URL, veja no banco se ela "foi alterada", ou "se algum dia já existiu", e ai vc rediciona para a nova URL.

 

Eu montaria uma outra tabela apenas para as URLs amigáveis com isso.

Algo como:

 

TABLE friendly_url

id_perfil, slug, active

 

Assim, ao encontrar a URL eu sei de qual usuário ela era, e posso encontrar a nova URL.

Para evitar 2 selects, creio que vc consiga com subselect fazer isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, acho que não é uma boa prática ficar editando o htaccess.

 

Pensando aqui, o único lado negativo via PHP, é que tenho que verificar toda url carregada no site e conferir se está na tabela de urls dos profissionais, certo? Mesmo sendo uma url nada a ver vou ter que verificar, pois o processo não é automático do servidor. Daí perco um pouco no tempo de carregamento.

 

Me corrijam se eu estiver errado. Mas as dicas estão ótimas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

htaccess tb não é "automático", e tb tem uma perca de performance.

Lógico que "menos do que ir no banco e ver", mas tem sim.

 

Vc vai ter que pagar algum preço. Só escolher qual e tentar minimizá-lo.

 

Vc pode mandar o ID na url, assim como o linkedin faz. Acho que isso vai simplificar para você, qual url vc vai carregar. Ou nem precisa fazer o redirect. Desde que tenha o ID, vc aceita e pronto (perigoso, lembra do caso g1 ?)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.