Gabriel Henrique Alves 0 Denunciar post Postado Setembro 22, 2014 Pessoal, minha dúvida é a seguinte. Na minha startup (Buky, de profissionais de beleza), cada profissional possui um perfil público, com uma url gerada a princípio por nós. Assim como o Facebook e Linkedin fazem por exemplo. A idéia é que cada profissional possa atualizar essa url da forma que melhor achar. Quando ele atualizar essa url, pode ser que a url antiga já esteja indexada pelo Google. Nesse caso, se alguém encontrar o profissional pelo Google, vai aparecer um erro 404. Qual a melhor estratégia nesse caso? Fazer um redirect via .htaccess? Existe um número máximo de redirects suportados? Porque com o aumento da base, pode ser que milhares e milhões de usuário personalizem sua url, assim como acontece nas grandes redes sociais. Alguém faz ideia de como o Facebook e Linkedin fazem? O Facebook deixa apenas fazer uma ou duas alterações de url se não me engano. O Linkedin diz que se vc mudar sua url personalizada atual, ela não estará mais disponível para uso. Desde já agradeço a ajuda! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Scarcella 17 Denunciar post Postado Setembro 22, 2014 Fala Gabriel, tudo bom? A melhor maneira é realmente um redirect 301. Você pode optar por o usuário só mudar apenas uma vez a URL do perfil dele, como muitas redes sociais fazem. Afinal, se ele decidir mudar 1x por dia, ficaria uma infinidade de redirects. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Gabriel Henrique Alves 0 Denunciar post Postado Setembro 22, 2014 Legal Bruno! E no caso eu edito dinamicamente o htaccess? Qual é a melhor forma de fazer essa alteração quando o usuário alterar a url? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Setembro 22, 2014 Hum.. em vez de editar o htaccess, vc pode fazer o 301 via php mesmo. Ao receber uma URL, veja no banco se ela "foi alterada", ou "se algum dia já existiu", e ai vc rediciona para a nova URL. Eu montaria uma outra tabela apenas para as URLs amigáveis com isso. Algo como: TABLE friendly_url id_perfil, slug, active Assim, ao encontrar a URL eu sei de qual usuário ela era, e posso encontrar a nova URL. Para evitar 2 selects, creio que vc consiga com subselect fazer isso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Gabriel Henrique Alves 0 Denunciar post Postado Setembro 22, 2014 É, acho que não é uma boa prática ficar editando o htaccess. Pensando aqui, o único lado negativo via PHP, é que tenho que verificar toda url carregada no site e conferir se está na tabela de urls dos profissionais, certo? Mesmo sendo uma url nada a ver vou ter que verificar, pois o processo não é automático do servidor. Daí perco um pouco no tempo de carregamento. Me corrijam se eu estiver errado. Mas as dicas estão ótimas! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Setembro 23, 2014 htaccess tb não é "automático", e tb tem uma perca de performance. Lógico que "menos do que ir no banco e ver", mas tem sim. Vc vai ter que pagar algum preço. Só escolher qual e tentar minimizá-lo. Vc pode mandar o ID na url, assim como o linkedin faz. Acho que isso vai simplificar para você, qual url vc vai carregar. Ou nem precisa fazer o redirect. Desde que tenha o ID, vc aceita e pronto (perigoso, lembra do caso g1 ?) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites